Abordagens efetivas no ensino de matemática para alunos do ensino fundamental: estratégias que funcionam

Autores

  • Renato Fernandes dos Santos Universidade do Estado do Amazonas https://orcid.org/0009-0008-0443-5075
  • Francisco José dos Santos Universidade Estadual Paulista
  • William Figueredo Cruz Faculdade Evangélica do Meio Norte
  • Simone do Socorro Azevedo Lima Universidad Tecnológica Intercontinental
  • Anderson Amaro Vieira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará https://orcid.org/0000-0003-3436-7671
  • Luiz Carlos Melo Gomes Miami University of Science and Technology https://orcid.org/0000-0003-2792-7917
  • Iraides Pereira Neto Guimarães Universidade Federal do Piauí
  • José Rogério Linhares Absoulute Christian University

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6654.2024.001.0001

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Séries Iniciais, Metodologias Ativas, Tecnologias Digitais, Aprendizagem Baseada em Jogos

Resumo

Esta revisão bibliográfica abordou a influência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na formação de professores, enfocando a integração curricular e a interdisciplinaridade. O problema central investigado foi como a formação docente estava se adaptando às exigências da BNCC, particularmente em relação à integração curricular e à interdisciplinaridade. O objetivo geral era analisar as tendências e abordagens na formação de professores sob a perspectiva da BNCC, identificando desafios e estratégias eficazes. Foi utilizada a metodologia de revisão de literatura, envolvendo a coleta e análise crítica de fontes bibliográficas relevantes. Os resultados indicaram que a formação de professores enfrentava desafios significativos na adaptação às diretrizes da BNCC, embora metodologias ativas e tecnologias educacionais emergentes fossem identificadas como estratégias promissoras. A análise destacou a importância da interdisciplinaridade e integração curricular na educação contemporânea, e a necessidade de transformação das práticas pedagógicas e da formação docente. Concluiu-se que a implementação da BNCC exigia uma mudança nas práticas educativas, com investimentos contínuos na capacitação de educadores e no desenvolvimento de novas metodologias de ensino.

Biografia do Autor

Renato Fernandes dos Santos, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas (2009). Atualmente é professor - Secretaria de Estado de Educação do Amazonas com mais de 10 anos de experiência em sala de aula.Atualmente (2024) finalista [em processo de finalização da dissertação] do mestrado Profissional em Rede Nacional - PROFMAT no campus UEA (Universidade do Estado do Amazonas).

Francisco José dos Santos, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Matemática - Área de Matemática do Ensino Superior - Instituto de Geociências e Ciências Exatas - IGCE - UNESP/RIO CLARO -SP (2024). Possui Especialização em Processos Didáticos-Pedagógicos para Cursos na Modalidade a Distância pela UNIVESP (2023), Especialização em Ensino de Física para o Nível Superior pelo o IFPI - Picos (2018), Especialização em Gestão de Recursos Ambientais no Semiárido Pelo o IFPI- Valença do Piauí (2018); Especialização em Ensino da Matemática pela Faculdade Evangélica do Meio Norte - FAEME (2018); Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Evangélica do Meio Norte - FAEME (2018); Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (2016); Técnico em Administraçaõ pelo IFPI (2015), Professor de Matemática - Anos Finais da Rede Municipal de Oeiras-PI, Técnico de Ensino - 8 GRE - Ensino Médio - SEDUC -PI; Tem experiência na área de administração: Gestão Ambiental; Gestão de cursos Superiores EaD e presencial; Na área de Ciências Exatas e da Terra: Ensino de Matemática e Física - Estudo e aprendizado em EaD. Atua como pesquisador em Ensino de Matemática e de Física; Na área de Análise Matemática, com ênfase no Teorema do ponto fixo e aplicações .

William Figueredo Cruz, Faculdade Evangélica do Meio Norte

Possui Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática ((2018); Especialização em Docência do Ensino Superior (2018), ambas pela Faculdade Evangélica do Meio Norte - FAEME; Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí (2017). Tem experiência na área em ensino de Matemática e de Física atua como pesquisador na área de ensino de Ciências Exatas e da Terra com ênfase em Matemática e Física.

Simone do Socorro Azevedo Lima, Universidad Tecnológica Intercontinental

Mestranda em Ciências da Educação (UTIC, 2021) Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA, 2009), onde na oportunidade se dedicou a criação e execução de jogos matemáticos para o ensino de Frações no Ensino Fundamental II. Tem ainda Graduação em Computação pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA, 2015), onde investigou softwares educativos como ferramenta pedagógica para auxiliar alunos das séries finais do Ensino Fundamental II. É Graduada em Formação Pedagógica pelo Instituto Federal do Amapá (IFAP, 2022), onde contribuiu com as pesquisas sobre a "formação de professores na área tecnológica, fazendo uso do computador como ferramenta pedagógica para auxiliar alunos do Ensino Fundamental II no aprendizado de matemática". Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB, 2011), onde se dedicou aos estudos sobre a ludicidade no Ensino da Matemática na modalidade Educação de Jovens e Adultos. Curso especialização Lato Senso em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão e Orientação Escolar pela Faculdade Atual (FAATUAL, 2018), onde se debruçou nas investigações sobre a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos, tendo como foco a disciplina de Matemática. Ainda nesta modalidade, fez Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (Docent EPT, 2022). É Especialização em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa pela Universidade FACUMINAS de Coronel Fabriciano ? MG (2022), onde fomentou sua lina de pesquisa sobre A Importância do Lúdico para o desenvolvimento do aluno com deficiência. É pós graduada Lato Sensu: Informática da Educação e Tutoria em Educação a Distância (FAVINE, 2021), onde pesquisou sobre: O Uso do Computador como Ferramenta Pedagógica para Auxiliar os Alunos da séries finais do ensino fundamental II no aprendizado de matemática Profissionalmente, se destacou como Secretária Executiva de Educação na Prefeitura de Vitória do Jari (PMVJ, 2013 - 2015). É concursada como professora de educação básica, da Secretaria Municipal de Educação de Vitória do Jari. Sua contribuição para o Ensino imergi tecnologicamente em sua prática docente, onde lidera e coordena grupos de estudos com alunos do Ensino Fundamental II, nesta dimensão, relaciona a Matemática as práxis pedagógicas e digitais, a tecnologia ao Ensino, os jogos ao aprendizado de frações numéricas. Em sua prática, observa a atuação docente do profissional de Matemática e apresenta projetos de intervenções por meio da Ludicidade no ensino da matemática. Atualmente, se dedica aos estudos e investigações tecnológicas na área educacional 

Anderson Amaro Vieira, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Graduado em Licenciatura em Matemática (UNIFESSPA), Especialista em Transtorno do Espectro Autista (UEPA), em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI), em Ciências, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI), em Docência em Física e Práticas Pedagógicas (FAP), em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (FAP), Educação Especial e Inclusiva (FAP), Análise Comportamental aplicada ao Autismo - ABA (FACUVALE) e em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio com ênfase em Matemática (FACEC). Mestre Profissional em Ensino de Física (UNIFESSPA). Cursando Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (UEPA). Tem experiência na área de Matemática, Física e Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Softwares Educativos para o Ensino de Matemática e Física; Recursos Didáticos para o Ensino de Matemática e Física no Ensino Fundamental e Médio, Física Experimental e Matemática Aplicada. Educação Especial e Inclusiva e Autismo. É membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Luiz Carlos Melo Gomes, Miami University of Science and Technology

Graduado em licenciatura no curso de física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2010). Especialista em Matemática Financeira e Estatística pela UCAM Prominas (2012). Especialista em Ciências da Educação (INTA). Especialista em Gestão e Organização Escolar (UNOPAR). Atualmente: Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação - CE.

Iraides Pereira Neto Guimarães, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Ciências da Natureza e Matemática pela Universidade Federal do Piauí(2007). Atualmente é PROFESSORA da UNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL ALZIRA FONSECA. Tem experiência na área de Matemática.

José Rogério Linhares, Absoulute Christian University

Possui graduação em Matemática pela Universidade Paulista(1993), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(2001), especialização em Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário 7 de setembro(2008) e aperfeicoamento em Letramento Digital e Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará(2020). Atualmente é Professor da Secretaria Municipal de Educação de Maracanaú. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada.

Downloads

Publicado

2024-04-18

Edição

Seção

Pedagogia (Educação de Criança e Adolescente)