Gestão de pessoas no serviço público: avaliação de desempenho nas organizações públicas estaduais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6417.2020.001.0001

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho, Organização Pública, Gestão de Pessoas

Resumo

Este estudo aborda a avaliação de desempenho realizada no estado de Minas Gerais. Tal abordagem se justifica em analisar as bases teóricas e jurídicas que regulamenta a avaliação de desempenho do servidor público estadual dentro da administração pública. O propósito deste estudo que tem como tema central a gestão de pessoas no setor público estadual, em especial quanto à avaliação de desempenho, é caracterizar a avaliação de desempenho realizada pelo governo de Minas Gerais.  Utilizou-se como metodologia para alcançar o objetivo a pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado constatou-se que o governo estadual em questão faz uso da ferramenta de avaliação por comissões onde um grupo seleto de pessoas é responsável pela coordenação e retorno ao final do processo avaliativo. A avaliação de desempenho propicia ao serviço prestado um controle de qualidade, pois além de avaliar o comportamento do colaborador avalia suas habilidades e competências. Os dados são utilizados como subsídios de futuras ações, o que caracteriza a gestão do desempenho.

Biografia do Autor

Lucas Maximiano Ferreira, Centro Universitário do Sul de Minas

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Professor Antonio Domingues Chaves(2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. 

Ernani de Souza Guimarães Júnior, Centro Universitário do Sul de Minas

Possui mestrado em Administração, área de Concentração Gestão Social, Meio Ambiente e Desenvolvimento (Universidade Federal de Lavras - 2010), graduação em psicologia (Universidade Federal de São João Del-Rei - 2005), Especialização em Gestão de Pessoas (Faculdades Adventistas Integradas - 2009), Especialização em Gestão Microrregional da Saúde (Faculdade Senac/MG - 2012). Ex secretário municipal de Saúde e Ação Social da Prefeitura Municipal de Ibituruna. Ex Coordenador do Curso de Gestão de Recursos Humanos - UNIS_MG. Atualmente Coordenador do curso de Psicologia e professor nos cursos de Graduação e Pós Graduação no Centro Universitário do Sul de Minas -UNIS . Psicólogo Clínico. 

Alessandro Messias Moreira, Centro Universitário do Sul de Minas

Graduado em Psicologia pela Universidade de Alfenas - UNIFENAS (1996), Pedagogia pelo Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS MG (2019), Mestre em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2012), Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2016). Professor de Graduação e de Pós-graduação no Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional - GDR do UNIS MG, Coordenador da Comissão Própria de Avaliação - CPA, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa e representante nato representando a CPA no Conselho Universitário do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS MG. Avaliador de Cursos pelo MEC/INEP. Como Professor atua principalmente com os seguintes temas: Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos e Negociação, Empreendedorismo, Comunicação Organizacional, Simulação Gerencial, Desenvolvimento Gerencial, Didática e Metodologia no Ensino, Pensamento Científico e Metologia da Pesquisa, Psicologia do Comportamento Organizacional e Psicologia da Educação. 

Downloads

Publicado

2020-03-30