Avaliação econômica da aplicação de osmose reversa para reuso da purga de torres de resfriamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6441.2022.002.0002

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Indústria, Osmose Reversa, Meio Ambiente, Água, Dessalinização

Resumo

A preocupação ambiental com o consumo descontrolado de um recurso natural finito, levou à elaboração de um plano de avaliação do projeto de reuso da água de blowdown de torres de resfriamento em indústrias. Utilizando uma ferramenta de manipulação de dados de processos e conhecendo os custos associados à operação da planta, verificou-se a viabilidade de implantação do equipamento de osmose reversa. Esse método de dessalinização da água é comum em indústrias de bebidas, em locais que possuem escassez e onde seja necessário captar água do mar para torná-la potável. A relevância desta avaliação está no propósito de diminuir a dependência de um recurso tão limitado, como a água doce, no planeta. Através do mecanismo de balanço de massa e o uso da equação de payback, elaborados nesse artigo, podemos identificar os potenciais de qualquer projeto associado ao incluir o equipamento de osmose reversa nas operações junto a torres de resfriamento. Com o exemplo evidenciado nesse artigo, foi possível prever o tempo de payback do projeto, de acordo com com o investimento realizado e lucro líquido identificado.

Biografia do Autor

Leonardo Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Iniciação Científica em prospecção mercadológica e tecnológica, com enfoque em avaliação de risco e custo-benefício de projetos de inovação tecnológica(UFRRJ).

Iniciação Científica em síntese e caracterização de metaloaluminofosfatos contendo Ni e Fe apresentando estrutura da chabazita com diferentes relações Me/Al (UFRRJ). 

Bárbara da Silva e Souza Lorca , Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em PEQ - COPPE pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisador colaborador da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Cosmetologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em saúde, fotoproteção, cosmetologia, desenvolvimento galênico e filtros solares.

Publicado

2022-10-14

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente