Desenvolvimento de um sistema de baixo custo para amostragem de microplásticos em água

Autores

  • Elisangela Silva Lopes Ricardo Instituto Federal Catarinense https://orcid.org/0000-0002-3821-2274
  • Amarildo Otavio Martins Universidade Federal de Santa Catarina
  • Uberson Rossa Instituto Federal Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6441.2022.002.0004

Palavras-chave:

Microplásticos, Amostragem, Águas, Oceano, Rios

Resumo

Um sistema de amostragem de microplásticos em águas foi desenvolvido utilizando materiais de baixo custo baseado no protocolo padrão internacional da National Oceanic and Atmospheric Administration com a utilização de uma rede de amostragem de nylon fixado a uma estrutura de madeira tratada e com tubos plásticos responsáveis pela flutuabilidade. As amostragens foram feitas em água marinhas e doces no litoral de Santa Catarina, utilizando barcos como reboques com o objetivo de coletar amostras ao longo da faixa litorânea. A estrutura desenvolvida apresentou excelentes desempenhos com relação à estabilidade e robustez durante o processo de amostragem. A análise e caracterização dos microplásticos foi feita dentro das recomendações protocolares utilizando peneiras de separação. O sistema desenvolvido poderá ser utilizado no monitoramento ambiental envolvendo a amostragem de microplásticos em águas, somado a sua relação custo benefício e acessibilidade para os profissionais da área.

Biografia do Autor

Elisangela Silva Lopes Ricardo, Instituto Federal Catarinense

Possui Graduação em Biologia bacharelado pela Universidade Estadual de Montes Claros e Curso Técnico em Química pelo Centro Educacional de Montes Claros-MG. Atualmente é técnico de laboratório-área química do Instituto Federal Catarinense.

Amarildo Otavio Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado e graduação em Química. Interesse em temas: Ensino - Química como ferramenta para Cidadania. Pesquisa - Materiais e Técnicas na Remediação Ambiental; Espectrometria Atômica e molecular; Técnicas de caracterização; Pré-Concentração por extração em fase sólida utilizando sorventes modificados contendo sítios complexo-seletivos e/ou trocadores iônicos; Extração em fase líquida utilizando agentes quelantes e interações em meio micelar surfactantes-complexos, micro-extração líquido-líquido e suas variantes. Adsorção e equilíbrio heterogêneo. Determinação e avaliação de parâmetros físico-químicos normalizados de águas e águas residuárias. Participa do Grupo Núcleo de Estudos Ambientais somado aos professores/pesquisadores e colaboradores do Instituto Federal Catarinense de Blumenau. 

Uberson Rossa, Instituto Federal Catarinense

Técnico Agrícola pela Escola Agrotécnica Federal de Concórdia - EAFC (1994); Possui graduação em Ciências Agrárias pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000): Especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2004); Mestre em Agronomia, Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2005); Doutor em Engenharia Florestal, na área de Silvicultura pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2013); Pós-Doutorado pela Università Politecnica delle Marche (Ancona, Italy) no Departamento de Ciências Agrárias, Alimentar e Ambiental - UNIVPM (2017). Em 2020 graduou-se em Licenciatura em Filosofia pela Centro Universitário Internacional (UNINTER). Atuou como Técnico Administrativo, no cargo de Técnico Agrícola na Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul e UNED Dois Vizinhos, onde auxiliou na instalação do Câmpus Dois Vizinhos. Foi funcionário da Companhia de Habitação do Paraná - COHAPAR, atuando como Gerente de Gestão de Crédito e no Programa Vilas Rurais, e no Instituto Ambiental do Paraná - IAP, aonde atuou na área de Licenciamento de Recursos Naturais Renováveis. Em 2006 tomou posse como Professor EBTT do Instituto Federal Catarinense - IFC, Câmpus Rio do Sul. Foi professor de Engenharia Agrícola do Instituto Federal do Paraná - IFPR, Câmpus de Campo Largo. Atualmente é Professor de Ciências Agrarias do IFC - Câmpus Araquari, atuando como docente nos cursos de Licenciatura em Ciências Agrícolas e Técnico em Agropecuária. É professor do Programa de Pós graduação em Tecnologia e Ambiente - PPGTA do IFC, Campus Araquari, ministrando nas disciplinas de Sistemas Agroecológicos Sustentáveis, Desenvolvimento Rural Sustentáveis e Seminários. Foi coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID; Foi Coordenador do Curso de Graduação de Licenciatura em Ciências Agrícolas do IFC. Possui larga experiência na área de Educação Técnica e Tecnológica, Engenharia Agrícola, Ciências Agrárias, Agronomia e Florestas, com ênfase em Química do Solo e Fertilizantes, Meio Ambiente e Silvicultura. No campo da pesquisa atua de forma multidisciplinar envolvendo ensino agropecuário com técnicas para a produção agrícola sustentável.

Publicado

2022-11-15