Análise de viabilidade econômica para a instalação de um sitema de nergia solar no município de Rondonópolis
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6441.2023.001.0001Palavras-chave:
Fotovoltaica, Geração de energia elétrica, Viabilidade econômicaResumo
No presente trabalho realizou-se um estudo sobre a viabilidade econômica da instalação de um sistema fotovoltaico conectado à rede de energia, via painéis solares em uma residência no município de Rondonópolis no interior do estado de Mato Grosso, com consumo médio de energia elétrica de 325,75 KW/mês. Para atingir objetivos do estudo, realizou o orçamento do sistema fotovoltaico através do Simulador Eletrônico Portal Solar, bem como dos respectivos gastos incrementais de manutenção durante 25 anos por um total de R$ 19.910,67. Observou -se por meio do método de fluxo de caixa, o retorno no 66º mês, o sistema apresentou-se viável quando considerado, o valor presente líquido positivo e a taxa interna de retorno superior a taxa mínima de atratividade de aplicação financeira no período de estudo. Conclui-se que o sistema de geração de energia fotovoltaica é uma oportunidade de investimento que pode gerar benefícios a longo prazo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Naturae
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.