Caracterização da fauna cavernícola e da flora rupícola da cavidade do Morro Redondo, Iúna/ES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6441.2019.002.0002

Palavras-chave:

Patrimônio Espeleológico, Bioespeleologia, Resolução CONAMA nº 347/2004, Instrução Normativa nº 2/2017, Espeleometria

Resumo

A equipe de pesquisadores da empresa Helium Corp Engenharia elaborou o inventário bioespeleológico da cavidade do Morro Redondo, localizada na sub-bacia do rio Pardo, no município de Iúna localizado na Serra do Caparaó, também foi analisada a sua relevância, segundo a Resolução CONAMA nº 347, de 10 de setembro de 2004 e a Instrução Normativa nº 2, de 30 de agosto de 2017. A área de estudos localiza-se no distrito de Nossa Senhora das Graças, na comunidade do Morro Redondo. De acordo com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV), a cavidade do Morro Redondo é a única caverna registrada para o município de Iúna-ES no Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas (CANIE) até a síntese deste estudo. A cavidade foi topografada e teve seu inventário bioespeleológico realizado, assim como a sua caracterização histórica e cultural, fatores que possibilitaram avaliar a sua relevância. Com a ampliação do número de ocorrências de cavernas para a Serra do Caparaó, será possível uma melhor caracterização do perfil das cavernas desenvolvidas na região de Iúna. Portanto, espera-se que a divulgação dessa pesquisa, possa contribuir como base para futuros estudos bioespeleológicos na região.

Biografia do Autor

Cleber Vinicius Vitorio da Silva, Fundação Oswaldo Cruz

Possui Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais, Bacharelado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Tecnólogo em Patologia e Bioquímica (UEGS). É diretor executivo e presidente do conselho superior da Helium Corp. É revisor da Revista Internacional de Ciências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), avaliando artigos científicos relacionados aos temas: saúde pública, hidráulica, ecologia, zoologia, botânica e toxicologia ambiental. Possui experiência no uso de macroinvertebrados bentônicos como ferramentas de avaliação ecossistêmica e da qualidade da água. Realiza trabalhos no uso da entomofauna, para avaliação da qualidade da restauração florestal, também possui conhecimentos de taxonomia para os grupos recentes de Arthropoda com ênfase em Coleoptera e artrópodes de caverna. Tem experiência em toxicologia ambiental, atuando em temas como, biomagnificação e bioindicadores da qualidade ambiental. Também atua em estudos ecológicos da relação inseto e planta. Tem experiência em fitossociologia e inventário florestal da Mata Atlântica e seu uso no estudo de impactos ambientais. Possui experiência em licenciamento ambiental, saúde pública e avaliação de impactos ambientais. Possui experiência na Coordenação de projetos de manejo de ictiofauna (ênfase em rivulídeos e ictiofauna de hidrelétricas), herpetofauna, mastofauna e ornitofauna para licenciamento ambiental.

Juan Carlos Resende de Moraes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2014). Tem experiência na área de Ecologia e Botânica, com ênfase em taxonomia e ecologia de comunidade vegetais.

Vanessa da Silva Brandão, Universidade Federal Fluminense

Bacharel em Geologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015), cursando mestrado em geociências com ênfase em geoquímica ambiental pela Universidade Federal Fluminense e especialização em geoprocessamento na Pontíficia Universidade Católica. Desenvolve projeto de pesquisa em radiatividade natural aplicada ao meio ambiente. Trabalhos de iniciação científica realizados na área de petrologia ígnea e metamórfica, e trabalho de conclusão de curso (TCC) sobre inclusão fluida, espectroscopia Raman e caracterização geológica em veio de quartzo aurífero de depósito mineral. Experiência profissional na área de avaliação de impactos ambientais, licenciamentos, geoespeleologia, geoprocessamento e laudos técnicos ambientais. Interesse de pesquisa na área de impacto e degradação ambiental.

Josimar Ribeiro de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

[A] FORMAÇÃO PROFISSIONAL: * Pós-Doutorado Tecnologia Ambiental ( USP .2002) * Pós-Doutorado Engenharia Ambiental ( UFRJ . 1998) * Pós-Doutorado Saúde Ambiental ( FIOCRUZ .1985) * Doutorado Ciências Biológicas ( UFPr .1983) * Mestrado Ciências Biológicas ( UFRJ .1979) * Aperfeiçoamento Química Bioorgânica ( NPPN .1977) * Licenciatura Ciências Biológicas ( UFRJ-FE . 1976) * Bacharelado Genética (UFRJ-IB .1975) * Licenciatura Ciências Físicas e Químicas ( UFRJ-FE .1974) [B] ATUAÇÃO PROFISSIONAL: *Professor-Orientador Programa de Pós-Graduação Engenharia Sanitária e Ambiental (UERJ/2019 até presente) *Professor-Orientador Programa de Pós-Graduação Engenharia Ambiental (UFRJ/2010 até presente) *Professor Associado do Programa de Pós-Graduação Tecnologia Nuclear(USP-IPEN /2010-2013) *Membro(Perito) do Comite Científico do Observatório Urbano(ONU-UERJ / 2012-2015) *Membro (Consultor)Cátedra de Desenvolvimento Durável(UNESCO-UFRJ / 1998-2008) [C] PRÊMIOS e TÍTULOS: *ABIFARMA, *BVQi, *CRQ-RJ, *FAPERJ, *IBAPE-RO, *IBAPE-MG, *PNUMA, [D]PRODUÇÃO CIENTÍFICA & TECNOLÓGICA: *192 Artigos Científicos publicados em Revistas Indexadas[registros WEB of SCIENCE 124 /SCOPUS 185 / SCIELO 389] *26 Livros e 8 Capítulos (UFRJ,BLUCHER,Thex,Bertrand,Moderna,Milennium,E-Papers,MCT,UNIKASSEL), *73 Artigos Científicos (completos) em Anais de Congressos, *32 Técnicas Analíticas,Instrumentais ou Processuais (MCT/UFRJ); *291 Publicações Técnicas de Assessorias ou Consultorias, *3 Softwares com registro (Petrobras/UFRJ); *2 Produtos Tecnológicos patenteados (INPI), *405 Participações em Bancas Acadêmicas (D.Sc.,M.Sc.,B.Sc.,PG) *285 Orientações Acadêmicas(D.Sc.,M.Sc.,PG,B.Sc.,IC) *30 Comissões Julgadoras. *251 Trabalhos Técnicos.

Carlos Eduardo Silva, Companhia Brasileira de Produção Científica

CEO e Editor-Chefe da CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica. CEO e Mestre Cervejeiro na Servisia Cervejaria Artesanal. Avaliador de instituições de ensino superior e seus cursos no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP/MEC, e professor universitário de graduação e pós-graduação. Possui Bacharelado em Administração e é graduando em Direito (Faculdade Estácio de Sergipe), Especialista em Planejamento e Gestão de Projetos Sociais (Universidade Tiradentes), Especialista em Direito Ambiental (Universidade Maurício de Nassau), cursando a especialização em Ciências Criminais (Faculdade 8 de Julho), é Mestre e Doutorando em Saúde e Ambiente (Universidade Tiradentes). No ensino superior atuou como coordenador e docente de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior como UNIFG Centro Universitário, Faculdade Uninassau Aracaju, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Universidade Paulista (UNIP), Universidade Tiradentes (UNIT), Faculdade Serigy, Centro Universitário Ages (UniAges), e Faculdade de Negócios do Estado de Sergipe (FANESE). É palestrante e consultor independente de nível nacional com diversos artigos e livros publicados. 

Downloads

Publicado

2020-05-04

Edição

Seção

Conservação da Biodiversidade