Procedimentos analíticos em perícia ambiental: métodos eletroquímicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6441.2020.002.0002

Palavras-chave:

Métodos Eletroquímicos, Perícia Ambiental, Análise

Resumo

Dispondo-se de uma amostra apropriada, é necessário dedicar atenção à técnica, ou às técnicas, mais convenientes de serem empregadas para as determinações requeridas. Uma das decisões principais, a ser tomada pelo analista, é a da escolha do procedimento mais eficiente de uma dada análise; para chegar à decisão correta, o analista deve ter familiaridade com os detalhes práticos das diversas técnicas e com os princípios teóricos sobre os quais se baseiam: deve também ter o conhecimento das condições em que cada método é confiável e a consciência das interferências possíveis que podem ocorrer e ser capaz de imaginar caminhos para evitar estes problemas. 

Biografia do Autor

Cleber Vinicius Vitorio da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais, Bacharelado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Tecnólogo em Patologia e Bioquímica (UEGS). É diretor executivo e presidente do conselho superior da Helium Corp. É revisor da Revista Internacional de Ciências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), avaliando artigos científicos relacionados aos temas: história natural, saúde pública, hidráulica, ecologia, zoologia, botânica, espeleologia e toxicologia ambiental. Possui experiência no uso de macroinvertebrados bentônicos como ferramentas de avaliação ecossistêmica e da qualidade da água. Realiza trabalhos no uso da entomofauna, para avaliação da qualidade da restauração florestal, também possui conhecimentos de taxonomia para os grupos recentes de Arthropoda com ênfase em Coleoptera e artrópodes de caverna. Tem experiência em toxicologia ambiental, atuando em temas como, biomagnificação, águas subterrâneas e bioindicadores da qualidade ambiental. Também atua em estudos ecológicos da relação inseto e planta. Tem experiência em fitossociologia e inventário florestal da Mata Atlântica e seu uso no estudo de impactos ambientais. Possui experiência em licenciamento ambiental, saúde pública e avaliação de impactos ambientais. Possui experiência na Coordenação de projetos de manejo de ictiofauna (ênfase em rivulídeos e ictiofauna de hidrelétricas), herpetofauna, mastofauna e ornitofauna para licenciamento ambiental. 

Josimar Ribeiro de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

[A] FORMAÇÃO PROFISSIONAL: Pós-Doutorado Tecnologia Ambiental ( USP .2002) Pós-Doutorado Engenharia Ambiental ( UFRJ . 1998) Pós-Doutorado Saúde Ambiental ( FIOCRUZ .1985) Doutorado Ciências Biológicas ( UFPr .1983) Mestrado Ciências Biológicas ( UFRJ .1979) Aperfeiçoamento Química Bioorgânica ( NPPN .1977) Licenciatura Ciências Biológicas ( UFRJ-FE . 1976) Bacharelado Genética (UFRJ-IB .1975) Licenciatura Ciências Físicas e Químicas ( UFRJ-FE .1974) [B] ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professor-Orientador Programa de Pós-Graduação Engenharia Sanitária e Ambiental (UERJ/2019 até o presente) Professor-Orientador Programa de Pós-Graduação Engenharia Ambiental (UFRJ/2010 - 2020) Professor Associado do Programa de Pós-Graduação Tecnologia Nuclear(USP-IPEN /2010-2015) Membro(Perito) do Comitê Científico do Observatório Urbano(ONU-UERJ / 2012-2015) Membro (Consultor)Cátedra de Desenvolvimento Durável(UNESCO-UFRJ / 1998-2008) [C] PRÊMIOS e TÍTULOS: ABIFARMA, BVQi, CRQ-RJ, FAPERJ, IBAPE-RO, IBAPE-MG, PNUMA, [D]PRODUÇÃO CIENTÍFICA & TECNOLÓGICA: 188 Artigos Científicos publicados em Revistas Indexadas[registros WEB SCIENCE 87 /SCOPUS 134 / SCIELO 328 ] 26 Livros e 8 Capítulos (UFRJ,BLUCHER,Thex,Bertrand,Moderna,Milennium,E-Papers,MCT,UNIKASSEL), Artigos Científicos (completos) em Anais de Congressos, 32 Técnicas Analíticas, Instrumentais ou Processuais (MCT/UFRJ); 291 Publicações Técnicas de Assessorias ou Consultorias, 3 Softwares com registro (Petrobras/UFRJ); 2 Produtos Tecnológicos patenteados (INPI), 405 Participações em Bancas Acadêmicas (D.Sc.,M.Sc.,B.Sc.,PG) 285 Orientações Acadêmicas(D.Sc.,M.Sc.,PG,B.Sc.,IC) 251 Trabalhos Técnicos.

Lais Alencar de Aguiar, Comissão Nacional de Energia Nuclear

Engenheira Quimica pela Universidade Federal do Pará (1998) e Engenheira de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e doutorado em Engenharia Nuclear, com ênfase em Análise de Segurança, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Trabalhou por 10 anos em consultoria, com experiência na área ambiental e segurança industrial, e desde 2010 trabalha na Comissão Nacional de Energia Nuclear, atuando nas áreas de gestão de rejeitos radioativos, proteção radiológica ambiental e análise de incêndio em depósitos de rejeitos radioativos.

Pauli Adriano de Almada Garcia, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1999), Mestre em Sistemas e Computação, na área de otimização de processos, pelo Instituto Militar de Engenharia (2001) e Doutor em Engenharia Nuclear, na área de Análise Probabilística de Segurança (APS), pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), e é membro da SOBRAPO - Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional e da ABRISCO ? Associação Brasileira de Análise de Risco, Segurança de Processo e Confiabilidade - ABRISCO. Atualmente é Professor Associado, nível 1, do Departamento de Administração e Administração Pública da Universidade Federal Fluminense, lotado no Polo Universitário de Volta Redonda, onde coordena o curso de graduação em Administração, o grupo de pesquisa ARCADE - Análise de Risco, Confiabilidade e Apoio à Decisão e foi o coordenador do Mestrado Profissional em Administração no período de 2013 a 2016. Atua como colaborador/pesquisador do Grupo LOGIS - Logística Integrada de Sistemas - junto ao Programa de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia da UFF/Niterói, onde também atua em orientação de mestrado e doutorado. Atuou durante três anos como terceirizado junto à PETROBRAS/CENPES como matemático-analista de risco, na área de Tecnologia em Engenharia de Poço. Tem experiência em análise de confiabilidade de sistemas, análise probabilística de riscos em Engenharia de Poço e Nuclear.

Raphael do Couto Pereira, Escola Naval

Graduou-se em Ciências Navais pela Escola Naval (2010). MBA em Gestão Financeira e Controladoria pela Estácio de Sá (2015). Mestre em Defesa e Segurança Civil pela Universidade Federal Fluminense (2017). Tecnólogo pelo curso de Segurança Pública e Social da Universidade Federal Fluminense (2016 - 2019). MBA em Gestão Empresarial Estratégica e Sistemas de Informações pela Universidade Federal Fluminense (2020 - 2022). Integrante do 18º (2014) e 21º (2015) Contingente da Força de Paz das Nações Unidas para a Missão de Estabilização do Haiti (MINUSTAH) nas funções de Comandante de Pelotão e Oficial de Assuntos Civis, respectivamente. Observador Militar e Oficial de Recursos Humanos na Missão das Nações Unidas para o Referendo do Saara Ocidental (2017 - 2018). Coordenador e Instrutor de disciplina na Escola Naval (2019). Atualmente é Capitão-Tenente (FN) - Corpo de Fuzileiros Naval. Possui experiência na área de Defesa. 

Vanessa da Silva Garcia, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1999), Mestre em Engenharia Nuclear pelo Programa de Engenharia Nuclear (PEN/COPPE/UFRJ) (2004), Doutora em Engenharia Nuclear pelo Programa de engenharia Nuclear (PEN/COPPE/UFRJ) (2009). Pós doutorada em Modelagem Computacional pelo Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia (MCCT/EEIMVR/UFF). Professora Adjunta da área de Métodos Quantitativos Aplicados, no Departamento de Administração, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, do Polo Universitário de Volta Redonda (VAD/ICHS/PUVR/UFF). Coordenadora de Tutoria dos cursos de Pós-Graduação em Gestão Pública (UAB/UFF) (2015-2016). Cooedenadora do Curso de Pós-Graduação, em nível de Especialização, em Gestão da Saúde Pública (EAD/UAB/UFF) (2016). Áreas de interesse relacionadas com modelagem matemática e computacional aplicadas à medicina nuclear e ciência, tecnologia e inovação em Saúde. 

Downloads

Publicado

2020-12-23