Sustentabilidade ambiental: o papel da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6441.2020.002.0004

Palavras-chave:

Educação ambiental, Sustentabilidade, Políticas Públicas

Resumo

A sociedade atual precisa criar mecanismos de desenvolvimento global baseado no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica. A sustentabilidade vista a partir de uma conformidade entre a humanidade e a natureza, relacionado ao impacto das atividades econômicas no meio ambiente e dessa relação, a busca pela qualidade de vida dessa geração, e das futuras. Este artigo busca compreender o currículo escolar da educação básica atrelada a prática do ensino para a sustentabilidade, tendo em vista o mundo atual.  Objetiva-se uma reflexão a respeito do currículo escolar, tendo em vista as transformações profundas promovidas, por novos meios de produção e por novas formas de pensar o mundo e das demandas educacionais, destacando o papel da educação no contexto ambiental na busca por uma aprendizagem para a vida, ou seja, para sustentabilidade ambiental e do nosso desenvolvimento sustentável.

Biografia do Autor

Simone Cesario Soares, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Desenvolvimento Rural Sustentável, pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduada em Filosofia - habilitação (bacharelado e licenciatura) pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Licenciada em Arte, pelo Centro Universitário Claretiano. Pedagoga pelo Centro Universitário FACVEST. Especialista em Língua Espanhola, pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel, UNIPAN. Especialista em Gestão Escolar, pela Universidade da Cidade de São Paulo. Especialista em Arte Educação, pela UNIVALE - Faculdades Integradas do Vale do Ívai. Especialização em- A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno da PUC/RS. Trabalha com as disciplinas de Filosofia e Arte Ensino Fundamental e Médio na rede Estadual de Educação do Paraná, com vínculo efetivo.

Altevir Signor, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Engenheiro de Pesca pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2000 - 2004). Mestre em Aquicultura pelo Programa de Pós-Graduação em Aquicultura de Organismos Aquáticos de Águas Continentais do Centro de Aquicultura da Unesp - CAUNESP - Campus de Jaboticabal/SP (2005 – 2007). Doutor em Zootecnia pelo Programa de Pós-graduação em Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP – Campus de Botucatu, área de concentração Nutrição e Produção Animal (2007 – 2009). Pós-Doutorado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca pelo Programa de Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste Financiado pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD CAPES (2009 - 2010). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Orientador e Docente dos Programas de Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - PREP e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável - PPGDRS da Unioeste e Pesquisador do Instituto Água Viva e do Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura - GEMAq. Área de experiência: Aquicultura, Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, Tecnologia do Pescado e Inovações Socio-Tecnológicas e Ação Extensionista. Atuando nas seguintes áreas: Tecnologia e Industrialização do Pescado, Nutrição Fisiologia e Saúde, Reprodução e Desenvolvimento de organismos aquáticos, Avaliação de alimentos para organismos aquáticos, Qualidade de Água, Manejo Alimentar, Aquicultura Sustentável e Difusão de Tecnologias. 

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Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais