Muito além da economia: o outro lado da avicultura de Santa Maria de Jetibá (ES)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6476.2023.001.0001

Palavras-chave:

Educação, Sustentabilidade, Relatos

Resumo

A presente pesquisa foi desenvolvida através da disciplina de projeto de pesquisa e teve o objetivo de analisar a cadeia produtiva da avicultura no município de Santa Maria de Jetíbá. A pesquisa foi desenvolvida por meio de questionário e visitas realizadas pelos estudantes as granjas e a famílias que trabalham na avicultura do município. Considerando que existem poucos relatos na literatura sobre a condição de trabalho, dos animais e até mesmo da cadeia produtiva a partir dos relatos, essa pesquisa torna-se um importante documento trazendo à tona a importância do conhecimento da Legislação Brasileira referentes as Leis trabalhistas, cuidados com animais, produção em escala comercial e sustentabilidade. A criticidade dos discentes, demonstra que a pesquisa trouxe reflexões de extrema relevância referentes a problemática local. Com as análises textuais realizada pelo professor e equipe pedagógica escolar foram identificados no corpo do texto conteúdos que fogem das normas legais no que se refere aos processos e cuidados na produção avícola, sendo ela mecanizada ou familiar.

Biografia do Autor

Douglas Vicente do Carmo Lima, Universidade Federal do Espírito Santo

Docente/Pesquisador - Mestre em Agricultura Tropical pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES-2021); Especialista em Práticas Inovadoras em Educação (UNICESUMAR-2020); Graduado em Ciências Biológicas pela Faculdade Santa Marcelina (FASM-2017). Atualmente é professor de Biologia e Ciências pela Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU). Experiência em práticas laboratoriais nas áreas Biológicas e Agrárias com produção científica nacional e internacional.

Jailson Mauricio Pinto, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrado em AGRICULTURA TROPICAL PPGAT (CEUNES - UFES); Especialização "Lato Sensu" em Educação Integral e Integrada; Especialização "Lato Sensu" em Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas; Especialização "Lato Sensu" em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação da Serra; Especialização "Lato Sensu" em Gestão Educacional com habilitação em administração, supervisão, orientação e inspeção escolar pela Faculdade de Educação da Serra; Especialização "Lato Sensu" em Gestão e Educação Ambiental pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci; Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2010); Professor efetivo da Rede Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo. Diretor Escolar de 2015 a 2020 na Instituição: EEEFM "José Teixeira Fialho". Atualmente exerce a função de Superintendente Regional de Educação São Mateus, DECRETO N 0222-S,13.02.2020, publicado no Diário Oficial de 14/02/2020. 

Downloads

Publicado

2024-02-08

Edição

Seção

Extensão e Desenvolvimento Rural