https://sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/issue/feedHumanum Sciences2024-04-11T14:51:13+00:00Prof. Carlos Eduardo Silvacarlos.eduardo@cbpciencia.com.brOpen Journal Systems<p><strong>Humanum Sciences</strong> (ISSN 2674-6654) é uma publicação científica internacional em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, que tem por objetivo promover discussões, disseminar ideias e divulgar resultados de pesquisas (com enfoques locais, nacionais e internacionais) no campo das ciências sociais e da educação. <strong>QUALIS (2017-2020) Referência B4</strong>. </p>https://sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/255Abordagens efetivas no ensino de matemática para alunos do ensino fundamental: estratégias que funcionam2024-04-11T14:06:41+00:00Renato Fernandes dos Santosprof.renato.fernandes.santos@gmail.comFrancisco José dos Santosfrancisco.jose-santos@unesp.brWilliam Figueredo Cruzwilliam.figueredo-cruz@unesp.brSimone do Socorro Azevedo Limalimasimone1973@gmail.comAnderson Amaro Vieiraanderson.avieira@escola.seduc.pa.gov.brLuiz Carlos Melo Gomesluiz.melo@ifce.edu.brIraides Pereira Neto Guimarãesiraidespng@gmail.comJosé Rogério Linhareslinharesjroger@gmail.com<p>Esta revisão bibliográfica abordou a influência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na formação de professores, enfocando a integração curricular e a interdisciplinaridade. O problema central investigado foi como a formação docente estava se adaptando às exigências da BNCC, particularmente em relação à integração curricular e à interdisciplinaridade. O objetivo geral era analisar as tendências e abordagens na formação de professores sob a perspectiva da BNCC, identificando desafios e estratégias eficazes. Foi utilizada a metodologia de revisão de literatura, envolvendo a coleta e análise crítica de fontes bibliográficas relevantes. Os resultados indicaram que a formação de professores enfrentava desafios significativos na adaptação às diretrizes da BNCC, embora metodologias ativas e tecnologias educacionais emergentes fossem identificadas como estratégias promissoras. A análise destacou a importância da interdisciplinaridade e integração curricular na educação contemporânea, e a necessidade de transformação das práticas pedagógicas e da formação docente. Concluiu-se que a implementação da BNCC exigia uma mudança nas práticas educativas, com investimentos contínuos na capacitação de educadores e no desenvolvimento de novas metodologias de ensino.</p>2024-04-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Humanum Scienceshttps://sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/260A integração da inteligência artificial na educação básica: desafios e estratégias para a formação continuada de professores2024-04-11T14:43:20+00:00Itamar Ernandesitamarernandes@gmail.comDaiane de Lourdes Alvesdaiane.alves@unemat.brSandra Maria dos Santos Vitalsandra.vital@unemat.brJocely Gomes da Silvajocely.gomes@unemat.brJéssica da Cruz Chagaschagas.jdc@hotmail.comErinaldo Santana Sousaerinaldosan10@hotmail.comArlete Baudson Rodrigues Fernandesbaudson2009@hotmail.comFábio Feitosa Rodriguesffeitosarodrigues@gmail.com<p>Este artigo investigou a integração da Inteligência Artificial (IA) na educação básica, focando na formação contínua dos professores e na eficácia da IA para promover aprendizagem significativa. O objetivo central foi analisar como a IA pode ser incorporada no Ensino Fundamental e Médio e quais são as implicações para a formação docente. A pesquisa se propôs a responder como a IA pode otimizar o processo educacional e quais desafios precisam ser superados para sua implementação efetiva. Utilizando uma metodologia de pesquisa bibliográfica, conforme descrito por Cervo e Bervian (2002), o estudo examinou literaturas relevantes, incluindo trabalhos de autores como Semensato, Francelino e Malta (2015), Giraffa (1998), e Vicari (2021). Estas fontes proporcionaram uma base teórica para explorar as potencialidades e limitações da IA na educação, bem como para entender a importância da formação continuada de professores. A análise revelou que, embora a IA ofereça oportunidades significativas para personalizar a aprendizagem e melhorar os resultados educacionais, há desafios consideráveis em termos de preparação e adaptação dos educadores às novas tecnologias. O estudo de caso do Colégio Darwin exemplificou a aplicação prática da IA, demonstrando como a tecnologia foi utilizada para superar resistências e melhorar a formação dos professores. Em conclusão, o artigo destacou a necessidade de mais pesquisas sobre a integração da IA na educação básica, enfatizando que a formação continuada de professores é essencial para aproveitar plenamente as vantagens que a IA pode oferecer ao setor educacional. O estudo sublinhou a importância de desenvolver estratégias eficazes para incorporar a IA na prática pedagógica, garantindo uma transição suave para um ambiente de aprendizagem enriquecido tecnologicamente.</p>2024-04-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Humanum Scienceshttps://sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/258Letramento crítico e educação para a cidadania2024-04-11T14:35:02+00:00Rodi Narcisorodi.narciso@unemat.brLuiz da Silva Soaresluiz.soares2@unemat.brEdith Vieira Vanni Penhavel Marmosedith.marmos@unemat.brSandra Maria dos Santos Vital sandra.vital@unemat.brElker Neri da Silva Santanaelkernss@gmail.comKelly Karoline Nunes Sousakellysousa2011@gmail.comKarine do Nascimento Araújoprofessora.karine.araujo@gmail.comWilma Angélica da Silvawilma.angelica@unemat.br<p>Este estudo examinou o papel do letramento crítico na educação para a cidadania, com o objetivo de entender como essa competência pode preparar cidadãos informados, críticos e participativos. Utilizando-se da metodologia de revisão de literatura, foram analisadas publicações que abordam o letramento crítico, suas implicações para a educação e práticas pedagógicas eficazes para sua implementação. Os resultados evidenciaram desafios na integração do letramento crítico ao currículo, incluindo a necessidade de formação de professores e desenvolvimento de recursos didáticos específicos. No entanto, também destacaram oportunidades oferecidas pela tecnologia para promover o pensamento crítico. Estudos de caso e experiências de sucesso exemplificaram a aplicação prática do letramento crítico, demonstrando seu potencial para transformar a educação e promover uma cidadania ativa. As considerações finais ressaltam a importância de continuar explorando estratégias pedagógicas que integrem o letramento crítico, visando preparar os alunos para desafios contemporâneos e promover uma sociedade mais justa e democrática.</p>2024-04-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Humanum Scienceshttps://sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/263Letramento em contextos multiculturais e multilíngues2024-04-11T14:49:11+00:00Rodi Narcisorodi.narciso@unemat.brDaiane de Lourdes Alvesdaiane.alves@unemat.brDaniela Paula de Lima Nunes Maltamalta_daniela@yahoo.com.brAna Maria de Oliveira Souzasouza.ana2@unemat.brMaria Valdeli Matias Batistaval_projovem@hotmail.comJorge José Klauchjorgeklauch@gmail.comPedro Paulo Valadão Coelhopedropaulopsi@hotmail.comKatia Silene Macedo de Medeiros Rodrigueskatia.macedom@gmail.com<p>Esta revisão bibliográfica abordou o letramento em contextos multiculturais e multilíngues, focando nos desafios e oportunidades que esses contextos apresentam para as práticas de letramento, além de investigar a influência das culturas e línguas e discutir estratégias eficazes de promoção do letramento. O objetivo geral foi explorar como diferentes culturas e línguas influenciam as práticas de letramento e contribuem para a construção de identidades literárias, além de identificar metodologias de ensino que facilitam o letramento em ambientes diversificados. A metodologia consistiu na revisão de literatura, examinando estudos acadêmicos relevantes para entender as dinâmicas do letramento em tais contextos. Os resultados indicaram que, apesar dos desafios como barreiras linguísticas e culturais, há oportunidades significativas para o enriquecimento cultural e linguístico e o desenvolvimento de competências interculturais. As considerações finais enfatizaram a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas e adaptadas, bem como o uso de tecnologias educacionais para suportar o letramento diversificado, promovendo a inclusão e a equidade educacional.</p>2024-04-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Humanum Scienceshttps://sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/261Inteligência artificial no novo ensino médio: transformando itinerários formativos e potencializando a educação a distância2024-04-11T14:45:06+00:00Allysson Barbosa Fernandesallyssonfernandes611@gmail.comHermócrates Gomes Melo Júniorhgjunior@ufba.brKarine do Nascimento Araújoprofessora.karine.araujo@gmail.comLudmila Martins Pereiraconfeitariamimoscomacucar@gmail.comRenato Fernandes dos Santosprof.renato.fernandes.santos@gmail.comVivienn Marques da Silva Bezerraviviennmarques1@gmail.comErcilia César De Freitas Boaventura boaventuraercilia@hotmail.comOlavo Falcão Martinsprof.olavomartins@hotmail.com<p>Este artigo investigou a inserção da Inteligência Artificial (IA) no Novo Ensino Médio, focando nos Itinerários Formativos e na Educação a Distância (EaD). O objetivo foi analisar como a IA pode melhorar a aprendizagem significativa, considerando as transformações curriculares e tecnológicas na educação brasileira. A pesquisa, embasada em uma revisão bibliográfica, seguiu as orientações metodológicas de Gil (2009) e Eco (2010), utilizando bases de dados como BDTD e Scielo para coleta e análise de dados. Os principais autores consultados foram Krawczyk (2017), Ramos (2017), Brasil (2018), Freitas et al. (2019), Moura et al. (2020), Ferreira et al. (2023), e Barpi et al. (2023), cujos trabalhos forneceram resultados sobre a reforma do Ensino Médio, a aplicação da IA na educação e os desafios e potencialidades da sua integração no contexto educacional. A análise revelou que a IA tem potencial para personalizar e otimizar o processo de aprendizagem, embora também tenha apresentado desafios como a necessidade de infraestrutura adequada e capacitação docente. As conclusões apontaram para a importância de estratégias inclusivas e equitativas na implementação da IA no Novo Ensino Médio, ressaltando a necessidade de pesquisas futuras para avaliar os impactos práticos dessa integração.</p>2024-04-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Humanum Scienceshttps://sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/259Sustentabilidade e educação ambiental na formação de professores2024-04-11T14:37:56+00:00Átila de Souzaatilabio@hotmail.comHermócrates Gomes Melo Júniorhgjunior@ufba.brRogelma Coelho do Nascimentogelmacoelho81@gmail.comRicardo Gomes da Silvarickardo.gs.mapas@gmail.comChristiane Diniz Guimarãeschristianedguimaraes@hotmail.comKatia Silene Macedo de Medeiros Rodrigueskatia.macedom@gmail.comHiarlen Carnellósi Carolino Celladr.hiarlen@outlook.com<p>Este estudo abordou a integração dos conceitos de sustentabilidade e educação ambiental na formação de professores, com o objetivo de examinar como esses conceitos estão sendo incorporados nos currículos, identificando desafios e oportunidades. A metodologia adotada foi a revisão de literatura, envolvendo a coleta e análise de dados de publicações relevantes para destacar práticas eficazes, obstáculos enfrentados e possíveis melhorias. Os resultados indicaram que, apesar do crescente reconhecimento da importância da sustentabilidade e educação ambiental, existem barreiras significativas na sua efetiva integração na formação docente, incluindo limitações curriculares e institucionais, além da falta de recursos e suporte adequado para professores. No entanto, foram identificadas oportunidades por meio de iniciativas globais e nacionais, uso de tecnologias educacionais e parcerias entre diferentes instituições. As considerações finais enfatizaram a necessidade de políticas públicas de apoio, revisão curricular nas instituições de ensino superior e o desenvolvimento de parcerias estratégicas para superar os desafios existentes. A promoção de uma educação voltada para a sustentabilidade na formação de professores é fundamental para preparar educadores capazes de transmitir esses valores às futuras gerações.</p>2024-04-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Humanum Scienceshttps://sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/264O baile do saber: brincadeira e conhecimento na educação infantil2024-04-11T14:51:13+00:00Aline Esprendoraesprendor1@gmail.comCássia Danielle Lonardoni do Nascimentoclonardoni@yahoo.com.brAnselmo Martins Araújoprof.anselmosinpefto@gmail.comVera Aparecida Teixeira da Cruzverateixeirasnp2@outlook.comSimone Barbosa Fernandessimony_fer@hotmail.comGuelly Urzêda de Mello Rezendedra.guelly@yahoo.comSimária Monteiro Tavaressimaria_32@hotmail.comFrancisca de Fátima Lemos Brazproffatinhalemos@gmail.com<p>Este artigo explorou a importância do lúdico na educação infantil, com o objetivo de analisar como as práticas lúdicas contribuem para o desenvolvimento integral das crianças nos aspectos cognitivo, social, emocional e físico. A pesquisa adotou uma metodologia bibliográfica, conforme Cervo e Bervian (2002), analisando estudos e teorias relevantes ao tema. Autores como Mineiro e D’ávila (2019), Barbosa e Shitsuka (2019), Pereira et al. (2018), Rojo (2009) e Ribeiro (2012) foram fundamentais para estabelecer o quadro teórico, proporcionando uma visão ampla e multidisciplinar sobre a aplicabilidade e os efeitos do lúdico na aprendizagem e desenvolvimento infantil. O estudo detalhou como as atividades lúdicas, integradas ao currículo educacional, podem criar um ambiente de aprendizado estimulante e propício ao desenvolvimento de habilidades essenciais. A análise evidenciou que, embora existam desafios na implementação do lúdico na prática pedagógica, como a resistência institucional e a necessidade de formação docente, esses obstáculos podem ser superados através de estratégias focadas na capacitação e na revisão curricular. O artigo concluiu que o lúdico tem um impacto significativo no processo de aprendizagem, promovendo uma educação mais integrada e respondendo às necessidades integrais dos alunos. As perspectivas futuras apontam para a necessidade de continuar a pesquisa e a inovação nas práticas lúdicas, com o enfoque de aprimorar a qualidade e a efetividade da educação infantil num contexto em constante transformação.</p>2024-04-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Humanum Scienceshttps://sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/262Fomentando o pensamento lógico e a criatividade no ensino da matemática para crianças2024-04-11T14:47:13+00:00Daiane de Lourdes Alvesdaiane.alves@unemat.brAnderson Amaro Vieiraanderson.avieira@escola.seduc.pa.gov.brRenato Fernandes dos Santosprof.renato.fernandes.santos@gmail.comLeidiane Gonçalves de Souzaleidgs@gmail.comJosé Rogério Linhareslinharesjroger@gmail.comÉverton Marques da Silvaevertonmarques.mms@gmail.comLilian Christianine Batista de Carvalholilian.christianine2@gmail.comMarlini Maira Valentemarlini.maira@unemat.br<p>Esta revisão bibliográfica explorou a aplicação de jogos e metodologias ativas no contexto do ensino de matemática, concentrando-se em estratégias destinadas a intensificar o envolvimento e a aprendizagem dos alunos. O propósito primordial foi investigar o impacto dessas abordagens na educação matemática e na compreensão do conteúdo. A metodologia empregada consistiu na análise de literatura acadêmica, incorporando estudos, teorias e práticas educativas relevantes. Os resultados obtidos destacaram que a implementação de jogos e metodologias ativas, como a gamificação e a integração de tecnologias digitais, tem o poder de elevar a motivação e o engajamento dos estudantes no aprendizado matemático. Além disso, identificou-se que a inclusão de elementos culturais e a promoção da argumentação matemática emergem como práticas fundamentais para tornar o aprendizado mais inclusivo e eficaz. As considerações finais ressaltaram a importância crucial de integrar essas abordagens inovadoras no currículo de matemática, com o objetivo de proporcionar um ensino mais dinâmico e adaptado às necessidades dos alunos do século XXI. Essa abordagem visa não apenas ampliar o entendimento matemático, mas também criar um ambiente de aprendizado mais participativo e significativo.</p>2024-04-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Humanum Scienceshttps://sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/256O ensino de línguas à distância: o papel da inteligência artificial na educação moderna2024-04-11T14:11:01+00:00Allysson Barbosa Fernandesallyssonfernandes611@gmail.comPaula Welliana Araujo Martinspaulamartinsw1@gmail.comMarcos Vinícius Malheiros da Silvamarcosmalheiros@hotmail.comVander Aparecido de Castrocastruvander@gmail.comLucas Victalino Nascimentolucasvictalino.lv@gmail.comCeline Maria de Sousa Azevedoceline.msa@gmail.comMariela Viviana Montecinos Vergaramariela23208@gmail.comEster Aparecida de Mei Mello Vilalvaester.vilalva@edu.mt.gov.br<p>Este artigo explorou a integração da Inteligência Artificial (IA) no ensino de línguas à distância, enfatizando como essa tecnologia pode otimizar os processos de ensino e aprendizagem. O objetivo foi analisar as potencialidades e desafios da implementação da IA em cursos de idiomas online, identificando as implicações para uma aprendizagem significativa. Através de uma metodologia de pesquisa bibliográfica, conforme descrito por Lakatos e Marconi (2003), foi realizada uma análise qualitativa dos dados coletados de fontes secundárias, incluindo artigos científicos e periódicos. Os principais autores consultados, como Barpi et al. (2023), Picão et al. (2023), Casa, Ribeiro e Silva (2010), Semensato, Francelino e Malta (2015), e Kavitha e Lohani (2019), forneceram uma base teórica sólida para entender a aplicação e os efeitos da IA no contexto educacional. A pesquisa destacou o papel transformador da IA na personalização do ensino, na melhoria da eficiência pedagógica e na facilitação de uma experiência de aprendizado mais engajadora e interativa para os estudantes de línguas. Concluiu-se que, embora existam desafios a serem superados, como questões de infraestrutura e adaptação às novas metodologias pedagógicas, a IA apresenta um potencial significativo para revolucionar o ensino de línguas à distância. Encoraja-se a realização de mais pesquisas para explorar plenamente as capacidades da IA na educação, visando aprimorar continuamente as práticas de ensino e aprendizagem.</p>2024-04-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Humanum Scienceshttps://sapientiae.com.br/index.php/humanumsciences/article/view/257Currículos culturais e a educação para a cidadania global2024-04-11T14:21:10+00:00Mackson Azevedo Maframackson.azevedo@hotmail.comDaiane de Lourdes Alvesdaiane.alves@unemat.brMatias Rebouças Cunhamatiascunha17@gmail.comJoão Carlos Machadojcmachado06@hotmail.comJorge José Klauchjorgeklauch@gmail.comJaqueline Leandro de Sájaquelineleandrodesa@hotmail.comOlivéria Ronilda Rodriguesoliveria.ronilda@unemat.br<p>Este estudo abordou a integração de currículos culturais e a educação para a cidadania global, enfatizando a necessidade de desenvolver currículos que reflitam a diversidade cultural e promovam o entendimento e o respeito mútuo entre diferentes culturas. O objetivo geral foi explorar como os currículos podem ser desenvolvidos para incluir perspectivas culturais diversas, contribuindo para a formação de cidadãos globais. A metodologia adotada consistiu em uma revisão bibliográfica de literatura relevante sobre o tema, incluindo análises de estudos de caso e exemplos práticos de práticas educativas interculturais bem-sucedidas. Os resultados indicaram que, apesar dos desafios significativos na implementação de currículos culturais, existem oportunidades consideráveis para enriquecer a experiência educacional e promover uma maior compreensão e respeito entre culturas. As considerações finais destacaram a importância de uma abordagem educacional que valorize a diversidade cultural e prepare os estudantes para atuar de maneira responsável e ética no cenário global.</p>2024-04-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Humanum Sciences