Expansão da mancha urbana de Santarém: Análise de 1984 a 2020.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6441.2021.001.0001

Palavras-chave:

Expansão urbana; Santarém; Urbanização; Mancha urbana.

Resumo

Santarém é uma cidade localizada no oeste do estado do Pará, situada em um ponto estratégico segundo a óptica logística, ou seja, uma posição geográfica privilegiada e em virtude de sua localização se tornou um forte entreposto comercial amazônico, servindo como capital regional. Fatores que a deram papel de fundamental importância na ocupação amazônica, tornando-se um importante centro urbano, tendo visibilidade para investimentos de empreendimentos internacionais, além de estruturação governamental, como hospitais, universidades e estradas. Todos esses aspectos fizeram a cidade passar por uma expansão urbana, acompanhando o rio e o eixo rodoviário, e em decorrência disso este estudo objetivou-se em analisar a evolução da mancha urbana de Santarém de 1984 a 2020, para o alcance da proposta do artigo foi necessário o levantamento de informações e criação de banco de dados para a elaboração de mapas utilizando o software Google Earth Pro, e após isso realizou-se a análise sobre o crescimento urbano de Santarém.  Resultando na compreensão da influência gerada pelos igarapés que funcionaram como barreiras naturais impedindo o crescimento urbano durante certo período que posteriormente foram ultrapassadas pela cidade, é notável que Santarém por ser uma cidade ribeirinha sofreu ação do rio Tapajós no seu início como centro urbano, porém atualmente a sua expansão se dá em paralelo as três vias rodoviárias, além de estar em processo de periferização sem planejamento e suporte, criando locais de habitações sem infraestrutura adequada para habitação.

Biografia do Autor

Luan da Silva Freitas, Universidade da Amazônia

Graduado em Engenharia Ambiental e Sanitária - Universidade da Amazônia (UNAMA); Mestrando Bolsista CAPES no Programa de Pós-Graduação Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente - Universidade da Amazônia (UNAMA); Participante do LAURB/UNAMA: Laboratório de Modelagem Urbana que dedica-se a atividades de pesquisa, extensão e serviços no contexto Amazônico; Pós-Graduando Gestão sustentável e meio ambiente - Pontifícia Católica do Paraná (PUC/PR).

Hugo Venicius Barbosa Travassos , Universidade da Amazônia

Possui graduação em Direito pela Universidade da Amazônia (2021). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional e Civil (famílias e sucessões). Experiência por estágios em grandes órgãos do País como Detran e Imetro.

Marco Valério de Albuquerque Vinagre, Universidade da Amazônia

Graduado em Engenharia de Infra Estrutura Aeronáutica (Equivalente a Engenharia Civil segundo CONFEA) pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1982). Estagiou no Instituto de Pesquisas Espaciais na área de Hidrometeorologia e Sensoriamento remoto. Especialista em Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Regional. Mestre em Engenharia Civil (Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental). Doutor em Engenharia de Recursos Naturais. Professor da Universidade da Amazônia no Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano. Ex-Engenheiro do Ministério Público do Estado do Pará. Membro Titular da Academia Paraense de Ciências. Ex-Conselheiro e Ex-Diretor do CREA-PA. Ex-Diretor Regional do Departamento Nacional de Obras de Saneamento, Ex-Presidente da Companhia de Saneamento do Pará, Ex-Membro dos Conselhos Estaduais de Saúde, Saneamento e Meio Ambiente, da Companhia de Habitação do Estado do Pará, da Centrais Elétricas do Pará. Ex-professor das Faculdades de Engenharia Sanitária e Civil da Universidade Federal do Pará. Áreas de interesse: Saneamento Ambiental, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Energias Renováveis, Tecnologia.

Marcio José Moutinho da Ponte, Universidade da Amazônia

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Pará (2006), Mestre em Ciência da Computação pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal do Pará (2009), Doutor em Ciências com ênfase em Gestão do Conhecimento e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável pelo Programa de Pós-graduação Doutorado Interdisciplinar em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2017), Doutor por cotutela em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Universidade Nova de Lisboa (2017). Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano - UNAMA (bolsista - edital Amazônia Legal/CAPES). Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal do Oeste do Pará - Programa de Computação e do Programa de Pós-Graduação a nível de mestrado profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Visão Computacional, Inovação e Gestão do Conhecimento.

Peri Guilherme Monteiro da Silva, Universidade da Amazônia

Graduado em engenharia de produção pela Universidade do Estado do Pará, Campus VIII-Marabá, no ano de 2017. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho - Universidade Cândido Mendes. Doutorando e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (PPDMU-UNAMA). Pesquisador cientifico Bolsista CAPES. Realizo pesquisas nas temáticas de Resíduos Sólidos (Gestão integrada, gestão, localização de aterros e medidas econômicas), Gestão pública, Gestão de Qualidade (qualidade em serviços, pcp, QFD e SERVQUAL), Estudos de produtividade e de tempos, assim como de previsões de demanda. Revisor dos periódicos: Revista eletrônica Produção & Engenharia, Gestão Pública: Práticas e Desafios e Revista FORSCIENCE. Endereço de e-mail: peri-guilherme@hotmail.com. Número para contato: (91) 983504837 e (91) 21218328.

Helena Lúcia Zagury Tourinho, Universidade da Amazônia

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (1983), graduação em Licenciatura Plena em Disciplinas Especializadas pela Universidade Federal do Pará (1982), mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1986) e doutorado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2011), tendo sua tese recebido Menção Honrosa no Prêmio CAPES de 2012, Menção Honrosa no Prêmio ANPUR de 2013 e o primeiro lugar no Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, de 2014. Atuou como técnica do Instituto do Desenvolvimento Econômico-Social do Estado do Pará - IDESP, onde coordenou diversas pesquisas e na Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Pará. Na Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém - CODEM, ocupou o cargo de Diretora de Desenvolvimento Urbano de janeiro de 2013 a março de 2015. De abril de 2015 a dezembro de 2018 foi Diretora de Desenvolvimento Metropolitano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Pará (SEDOP). Atualmente, é pesquisadora e professora do Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano e do curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade da Amazônia. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em estudos sobre cidades amazônicas, especialmente aqueles referentes: aos impactos urbanos de grandes projetos econômicos e de políticas de desenvolvimento regional; às configurações da rede urbana e de estruturas interurbanas e intraurbanas; e, à construção de indicadores de qualidade de vida urbana e metropolitana. 

Downloads

Publicado

2022-03-29

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente