Guiana Francesa, entre o pós-colonialismo e a afirmação nacional
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6441.2021.001.0003Palavras-chave:
Etnias, Territórios, Diferenças, Guiana FrancesaResumo
A Guiana Francesa é uma região administrativa da França na Pan-Amazônia, caracterizada pelo encontro e desencontro de etnias as quais são uma expressão dessa sociedade conflitante e, como tal, revela as contradições inscritas nas representações e nos territórios, bem como nas estratégias de poder elaboradas pelo choque de interesses. A França, adepta do universalismo, busca no distanciamento de qualquer memória estranha (experiência empírica) a consolidação de seus traços culturais. Assim, o modelo estatal francês de integração não tolera as diferenças seja aquelas trazidas pelos imigrantes ou originarias dos povos colonizados. Nas antigas possessões francesas esse processo de descolonização, de integridade moral constitui um verdadeiro “eufemismo” da velha política de dominação colonial, criando divisões sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Naturae
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.