Biomassa e Estimativa do Carbono Estocado no ecossistema florestal da Fazenda Nova Canaã (Porciúncula/RJ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6441.2020.001.0001

Palavras-chave:

Serviço Ambiental, Mata Atlântica, Inventário Florestal, Dendrometria, APA Ribeirão da Perdição

Resumo

O aquecimento global tornou-se preocupação internacional, culminando com a ratificação do Protocolo de Quioto, onde constam as definições e os objetivos dos mecanismos de desenvolvimento sustentável e possui procedimentos flexibilizadores, facilitando aos países industrializados compensar em conjunto suas emissões poluentes de gases do efeito estufa. Porciúncula é um município conhecido pelo desenvolvimento agropecuário e pela descaracterização dos ecossistemas associados ao bioma Mata Atlântica. Frente a este cenário caótico está à Fazenda Nova Canaã, localizada na área de Preservação Ambiental (APA) Ribeirão da Perdição, seu ecossistema florestal é prestador de uma série de serviços ambientais como o estoque de carbono e o sequestro de CO2. A equipe de pesquisadores da OM Consultoria Ambiental, realizou a quantificação da biomassa (Bmadeira) do fuste, que resultou em estimativas de 398,4753 t.ha-1, o que correspondeu a 199,2377 tC.ha-1. As estimativas obtidas para o ecossistema florestal da fazenda podem ser usadas como referência para o estabelecimento de projetos de restauração florestal, no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, estabelecido no Protocolo de Quioto.

Biografia do Autor

Vilma da Conceição Lima dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Veiga de Almeida (1987). Possui Graduação em Direito pela Universidade Cândido Mendes. Possui MBE em Graduação Executiva em Meio Ambiente pela COPPE-UFRJ. Atualmente é diretora - OM Consultoria Ambiental. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Direito Ambiental, Perícia Ambiental e Auditoria Ambiental.

Cleber Vinicius Vitorio da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais, Bacharelado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Tecnólogo em Patologia e Bioquímica (UEGS). É diretor executivo e presidente do conselho superior da Helium Corp. É revisor da Revista Internacional de Ciências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), avaliando artigos científicos relacionados aos temas: história natural, saúde pública, hidráulica, ecologia, zoologia, botânica, espeleologia e toxicologia ambiental. Possui experiência no uso de macroinvertebrados bentônicos como ferramentas de avaliação ecossistêmica e da qualidade da água. Realiza trabalhos no uso da entomofauna, para avaliação da qualidade da restauração florestal, também possui conhecimentos de taxonomia para os grupos recentes de Arthropoda com ênfase em Coleoptera e artrópodes de caverna. Tem experiência em toxicologia ambiental, atuando em temas como, biomagnificação, águas subterrâneas e bioindicadores da qualidade ambiental. Também atua em estudos ecológicos da relação inseto e planta. Tem experiência em fitossociologia e inventário florestal da Mata Atlântica e seu uso no estudo de impactos ambientais. Possui experiência em licenciamento ambiental, saúde pública e avaliação de impactos ambientais. Possui experiência na Coordenação de projetos de manejo de ictiofauna (ênfase em rivulídeos e ictiofauna de hidrelétricas), herpetofauna, mastofauna e ornitofauna para licenciamento ambiental.

Josimar Ribeiro de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

[A] FORMAÇÃO PROFISSIONAL: * Pós-Doutorado Tecnologia Ambiental ( USP .2002) * Pós-Doutorado Engenharia Ambiental ( UFRJ . 1998) * Pós-Doutorado Saúde Ambiental ( FIOCRUZ .1985) * Doutorado Ciências Biológicas ( UFPr .1983) * Mestrado Ciências Biológicas ( UFRJ .1979) * Aperfeiçoamento Química Bioorgânica ( NPPN .1977) * Licenciatura Ciências Biológicas ( UFRJ-FE . 1976) * Bacharelado Genética (UFRJ-IB .1975) * Licenciatura Ciências Físicas e Químicas ( UFRJ-FE .1974) [B] ATUAÇÃO PROFISSIONAL: *Professor-Orientador Programa de Pós-Graduação Engenharia Sanitária e Ambiental (UERJ/2019 até presente) *Professor-Orientador Programa de Pós-Graduação Engenharia Ambiental (UFRJ/2010 até presente) *Professor Associado do Programa de Pós-Graduação Tecnologia Nuclear(USP-IPEN /2010-2013) *Membro(Perito) do Comite Científico do Observatório Urbano(ONU-UERJ / 2012-2015) *Membro (Consultor)Cátedra de Desenvolvimento Durável(UNESCO-UFRJ / 1998-2008) [C] PRÊMIOS e TÍTULOS: *ABIFARMA, *BVQi, *CRQ-RJ, *FAPERJ, *IBAPE-RO, *IBAPE-MG, *PNUMA, [D]PRODUÇÃO CIENTÍFICA & TECNOLÓGICA: *185 Artigos Científicos publicados em Revistas Indexadas[registros WEB of SCIENCE 87 /SCOPUS 134 / SCIELO 328 ] *26 Livros e 8 Capítulos (UFRJ,BLUCHER,Thex,Bertrand,Moderna,Milennium,E-Papers,MCT,UNIKASSEL), *73 Artigos Científicos (completos) em Anais de Congressos, *32 Técnicas Analíticas,Instrumentais ou Processuais (MCT/UFRJ); *291 Publicações Técnicas de Assessorias ou Consultorias, *3 Softwares com registro (Petrobras/UFRJ); *2 Produtos Tecnológicos patenteados (INPI), *405 Participações em Bancas Acadêmicas (D.Sc.,M.Sc.,B.Sc.,PG) *285 Orientações Acadêmicas(D.Sc.,M.Sc.,PG,B.Sc.,IC) *30 Comissões Julgadoras. *251 Trabalhos Técnicos.

Juan Carlos Resende de Moraes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2014). Tem experiência na área de Ecologia e Botânica, com ênfase em taxonomia e ecologia de comunidade vegetais. 

Acacio Geraldo de Carvalho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1978), possui graduação em Licenciado Em Ciências Agricolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Proteção Florestal pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Proteção Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1992). Atualmente é professor Titular E da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Instituto de Florestas. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Deterioração de Produtos Florestais, atuando principalmente nos seguintes temas: Biotecnologia, biologia de insetos em florestas e arborização, deterioração da madeira, insetos em sementes de espécies florestais e educação ambiental.

Carlos Domingos da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) - Manejo e Conservação do Solo e Culturas pela Universidade Federal de Viçosa (2000) ; Mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1989). Especialista em Administração de Programas de Desenvolvimento Agrícola - Escola Interamericana de Adminsitração Pública/FGV- RJ (1985). Especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental - ENSP-CRUZ RJ (2010). Graduação em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1981). Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Estudos de Impactos Ambientais). Com atuação na área de Desenvolvimento Sustentável (Agroecologia) atuação com os temas: Sustentabilidade e Inclusão Social; Manejo de Resíduos e contaminação de solos; Conservação de Solo e Água; Conservação ambiental; Formação de Multiplicadores de Educação Ambiental.

Vanessa da Silva Brandão, Universidade Federal Fluminense

Bacharel em Geologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015), cursando mestrado em geociências com ênfase em geoquímica ambiental pela Universidade Federal Fluminense e especialização em geoprocessamento na Pontíficia Universidade Católica. Desenvolve projeto de pesquisa em radiatividade natural aplicada ao meio ambiente. Trabalhos de iniciação científica realizados na área de petrologia ígnea e metamórfica, e trabalho de conclusão de curso (TCC) sobre inclusão fluida, espectroscopia Raman e caracterização geológica em veio de quartzo aurífero de depósito mineral. Experiência profissional na área de avaliação de impactos ambientais, licenciamentos, geoespeleologia, geoprocessamento e laudos técnicos ambientais. Interesse de pesquisa na área de impacto e degradação ambiental.

Fábio José Esper, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia Quimica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1982), mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999), mestrado em Engenharia Eletrica - Telecomunicações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005) e doutorado em engenharia metalurgica e de materiais pela Escola Politecnica da USP (2010). Atualmente é professor pós graduação - Faculdades Oswaldo Cruz, diretor industrial da Industria de Artef de Borracha ESPER Ltda, colaborador da Escola Politecnica da USP e professor titular iii do Centro Universitário Estácio de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Engenharia de Materiais e Metalúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: adesivo, automotivo, reciclagem, argila e aplicações.

Rodrigo Cavalcante Passos da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(2019).

Downloads

Publicado

2020-07-23

Edição

Seção

Uso Sustentável da Biodiversidade