Degradação de fármacos por processo oxidativo avançado baseado em fotólise de H2O2 (H2O2/UV)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6425.2022.001.0001Palavras-chave:
Processos oxidativos avançados, H2O2/UV, FármacosResumo
Atualmente, uma grande quantidade de diferentes tipos de fármacos é consumida em todo o mundo. Como resultado, esses compostos não são totalmente removidos pelas etapas de tratamento quando chegam às estações de tratamento de água e esgoto. Então, a busca por métodos de degradação de fármacos tem se tornado cada vez maior, e nesse cenário destacam-se os processos oxidativos avançados. Neste artigo de revisão, as discussões serão direcionadas aos processos de degradação de fármacos via UV/H2O2 de trabalhos publicados nos anos de 2017 a 202. Esse processo apresenta vantagens relativas à disponibilidade do reagente, estabilidade e solubilidade. Para isso, foi feito uma busca bibliográfica nas bases de dados Scopus, Scifinder, Web of Science e Periódicos Capes, e os aspectos discutidos se relacionam aos tipos de fármacos estudados, as condições operacionais, aos métodos de análise de degradação, a eficiência da remoção dos fármacos e a associação de técnicas de análises. Observou-se que a intenção primária das pesquisas resulta em uma grande variabilidade de condições operacionais como dosagens de peróxido de hidrogênio e tempo de reação, sendo que pesquisas visando a mineralização sempre requerem maiores dosagens e tempos de irradiação. Destaca-se também a ocorrência de aumento de toxicidade no processo de degradação em alguns casos, fato esse que reforça a necessidade da avaliação da toxicidade para a viabilidade dos processos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Technology Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.