Promoção da cultura na cidade marginal: desenvolvimento humano na comunidade Sol Nascente (DF)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6425.2021.001.0001Palavras-chave:
Desenvolvimento humano, Projeto de arquitetura, Comunidade Sol Nascente, Anteprojeto arquitetônicoResumo
As necessidades básicas da população relacionadas ao desenvolvimento intelectual em espaços periféricos necessitam uma atenção maior em relação a sua apropriação por parte da comunidade, proporcionando maior eficiência das Políticas Públicas. A presente pesquisa tem por objetivo desenvolver um anteprojeto arquitetônico que promova cultura, educação, lazer e desporto orientado por expressões artísticas locais na comunidade de Sol Nascente (DF). Na metodologia da pesquisa foram utilizados, estudo bibliográfico, aspectos socioeconômicos, dados históricos, dados populacionais, fragilidades regionais, climatologia e geografia além dos estudos de caso investigados em propostas semelhantes localizas em grandes centros. O estudo bibliográfico demonstrou o quanto a implantação de equipamentos públicos, sobretudo os educacionais, em regiões periféricas aprimora o desenvolvimento humano em diversos aspectos, além de levar a periferia mais oportunidades para a população e reduzir as taxas de criminalidade. Por consequência disso, melhorar os índices locais como, educação, renda, saúde e saneamento básico, reduzindo ou eliminando os da pobreza e extrema pobreza, promovendo o exercício da cidadania com garantia do direito à cidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Technology Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.