Políticas públicas no Brasil: desafios, potencialidades e oportunidades no contexto da biotecnologia ambiental
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6476.2022.001.0002Palavras-chave:
Decretos, Legislação brasileira, SustentabilidadeResumo
O uso da Biotecnologia teve início com os processos fermentativos. A produção de bebidas alcoólicas por meio da fermentação, utilizando grãos de cereais era conhecida pelos sumérios e babilônios. Outro registro que se pode destacar sobre a utilização da biotecnologia são os egípcios, que já utilizavam o fermento para fabricar cerveja e passaram a empregá-lo também na fabricação de pão. A palavra biotecnologia e significado só vieram a ser reconhecida no século XX. Assim, tendo início ao processo de regulamentação, com a criação e uso de Leis no contexto biotecnológico. Por meio desse artigo bibliográfico, será discorrido de forma suscinta o contexto histórico da biotecnologia e as políticas públicas que norteiam as ações que envolvem o campo biotecnológico no Brasil. O objetivo é apresentar os benefícios que o país tem a partir da biotecnologia e a importância desse segmento no cotidiano, otimizando a qualidade de vida das pessoas e protegendo ambiente. O artigo foi organizado em: A biotecnologia e seu contexto histórico; as fases da biotecnologia; as cores utilizadas na representação de cada área da biotecnologia; Políticas Públicas e as Legislações sobre Biotecnologia no Brasil; Conclusões e considerações finais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Agrariae Liber
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.