Aspectos genéticos do SARS-COV-2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6506.2021.001.0004

Palavras-chave:

COVID-19, Fisiopatologia, Genética

Resumo

A SARS-Cov2 se desenvolve mediante células epiteliais das vias aéreas humanas, utilizando células de enzima conversora angiotensina 2 (ACE2) como receptora, se instalando no organismo humano de forma muito rápida, devido a presença da proteína Spike que entra nas células hospedeiras dessa forma a infeção se instala no momento que se possui a infecção do trato respiratório inferior. A protease transmembranar é a enzima codificada pelo gene TMPRSS2 em seres humanos que auxilia na homeostase um agente hospedeiro vital na contaminação da COVID-19. O SARS-CoV-2 entra nas células através de difusão pela membrana retardando a regulação da ACE2, após o retardo da ACE2 e ao entrar se inicia o processo de replicação e depois pela etapa multiplicativa. O objetivo desse artigo é demonstrar as características genéticas do Sars-Cov-2. Diante disso, foi realizado uma pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa e o levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados: sciELO, Pubmed, Associações Internacionais, com os descritores coronavírus, genética, fisiopatologia. O coronavírus em conjunto com a COVID-19 possui75 - 80% de semelhança com o coronavírus da SARS-CoV (síndrome respiratória aguda grave) e através do processo de infecção proteases são liberadas, criando espécies reativas de oxigênio (ROS) nas células hospedeiras que são toxicas para o sistema celular, fazendo com que o sistema imunológico ativo os mecanismos de defesa

Biografia do Autor

Bruna Pereira Nagamine, Faculdade Guaraí

Discente do curso de Fisioterapia do Instituto Educacional Santa Catarina/Faculdade Guaraí. Pós Graduanda em Fisioterapia Aplicada á Saúde da Mulher e Fisioterapia Neurofuncional.

Helen Patrícia de Oliveira Duarte Souza, Faculdade Guaraí

Possui graduação em Ciências-Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração, onde também cursou especialização em Análises Clínicas. Mestranda em Bioengenharia na Universidade Brasil. Atuou em laboratório de análises clínicas nas áreas de bioquímica e hematologia no laboratório escola da Universidade do Sagrado Coração. Atualmente leciona disciplinas nas areas de Anatomia Humana e Neuroanatomia no Instituto Educacional Santa Catarina (Faculdade Guaraí). 

Camila Teixeira de Oliveira Penna Chaves, Faculdade Guaraí

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade Jaguariúna (2006). Atualmente é fisioterapeuta - Penna Chaves Fisioterapia e Professora/Supervisora de Estagio do Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade de Guarai. 

Downloads

Publicado

2021-11-26