Aspectos genéticos do SARS-COV-2
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6506.2021.001.0004Palavras-chave:
COVID-19, Fisiopatologia, GenéticaResumo
A SARS-Cov2 se desenvolve mediante células epiteliais das vias aéreas humanas, utilizando células de enzima conversora angiotensina 2 (ACE2) como receptora, se instalando no organismo humano de forma muito rápida, devido a presença da proteína Spike que entra nas células hospedeiras dessa forma a infeção se instala no momento que se possui a infecção do trato respiratório inferior. A protease transmembranar é a enzima codificada pelo gene TMPRSS2 em seres humanos que auxilia na homeostase um agente hospedeiro vital na contaminação da COVID-19. O SARS-CoV-2 entra nas células através de difusão pela membrana retardando a regulação da ACE2, após o retardo da ACE2 e ao entrar se inicia o processo de replicação e depois pela etapa multiplicativa. O objetivo desse artigo é demonstrar as características genéticas do Sars-Cov-2. Diante disso, foi realizado uma pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa e o levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados: sciELO, Pubmed, Associações Internacionais, com os descritores coronavírus, genética, fisiopatologia. O coronavírus em conjunto com a COVID-19 possui75 - 80% de semelhança com o coronavírus da SARS-CoV (síndrome respiratória aguda grave) e através do processo de infecção proteases são liberadas, criando espécies reativas de oxigênio (ROS) nas células hospedeiras que são toxicas para o sistema celular, fazendo com que o sistema imunológico ativo os mecanismos de defesa
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Health of Humans

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.