Iniciação esportiva no futebol: combate à obesidade infantil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6506.2022.002.0001Palavras-chave:
Obesidade, Atividade Física, Futebol, Melhoria, BenefíciosResumo
O trabalho a seguir trata sobre uma abordagem com o tema da importância da iniciação esportiva com a prática do futebol em prol do combate à obesidade infantil. Trata-se de uma revisão de literatura onde foi possível reunir vários artigos que discutem sobre o tema e apresentam experiências exitosas. O estudo tem como intuito apresentar a diferença causada na vida dessas crianças, com relação a peso e saúde, ao estarem engajados em uma modalidade esportiva, fugindo das comodidades que o novo mundo tecnológico os traz, apresentando melhoras no índice de combate a obesidade infantil. A pesquisa se trata de uma revisão de literatura onde se buscaram vários artigos sobre o tema. O período de publicação desses materiais foi entre 2010 a 2020 onde houve um recorte dos últimos dez anos sobre a discussão do problema. A pesquisa justifica-se por demonstrar que com os avanços que acontecem no mundo, as crianças estão parando de se interessar pelo mundo da iniciação e estão se sujeitando a apresentar falhas no seu desenvolvimento, por não estarem levando uma vida “ativa” fisicamente. Os resultados alcançados sugerem que a prática do futebol traz benefícios para a criança que vão desde a perda de peso, melhora no IMC até o condicionamento físico e cardiorrespiratório.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Health of Humans
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.