Iniciação esportiva no futebol: combate à obesidade infantil

Autores

  • Adiel Alves Menezes Centro Universitário do Espírito Santo
  • Murilo Cavalcante Morello Centro Universitário do Espírito Santo
  • Marcelo Morello Centro Universitário Vale do Cricaré
  • Mikael Mansur Martinelli Instituto Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-3342-0039

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6506.2022.002.0001

Palavras-chave:

Obesidade, Atividade Física, Futebol, Melhoria, Benefícios

Resumo

O trabalho a seguir trata sobre uma abordagem com o tema da importância da iniciação esportiva com a prática do futebol em prol do combate à obesidade infantil. Trata-se de uma revisão de literatura onde foi possível reunir vários artigos que discutem sobre o tema e apresentam experiências exitosas. O estudo tem como intuito apresentar a diferença causada na vida dessas crianças, com relação a peso e saúde, ao estarem engajados em uma modalidade esportiva, fugindo das comodidades que o novo mundo tecnológico os traz, apresentando melhoras no índice de combate a obesidade infantil. A pesquisa se trata de uma revisão de literatura onde se buscaram vários artigos sobre o tema. O período de publicação desses materiais foi entre 2010 a 2020 onde houve um recorte dos últimos dez anos sobre a discussão do problema. A pesquisa justifica-se por demonstrar que com os avanços que acontecem no mundo, as crianças estão parando de se interessar pelo mundo da iniciação e estão se sujeitando a apresentar falhas no seu desenvolvimento, por não estarem levando uma vida “ativa” fisicamente. Os resultados alcançados sugerem que a prática do futebol traz benefícios para a criança que vão desde a perda de peso, melhora no IMC até o condicionamento físico e cardiorrespiratório.

Biografia do Autor

Adiel Alves Menezes, Centro Universitário do Espírito Santo

Adiel Alves Menezes, nascido em 14/05/1999 no estado do Espírito Santo na cidade de Colatina. Graduado pela Faculdade Unesc em Educação física (bacharelado) no ano de 2020/2. Atualmente atuante como professor do instituto formando campeões criado pela federação brasileira de futebol 7 e também professor da academia de musculação Alpha. Começou sua carreira como atuante na área de educação física no ano de 2021 através de um grupo criado por quatro professores chamado de MMTreinamento Personalizado.

Murilo Cavalcante Morello, Centro Universitário do Espírito Santo

Murilo Cavalcante Morello, nascido em 18 de setembro de 1995, na cidade de Colatina, ES, Brasil. Iniciou seus estudos acadêmicos em 2013 no Centro Universitário do ES - UNESC no curso de Educação Fisica - Licenciatura/Bacharel. Em 2016 após concluir a faculdade, realizou uma especialização em Educação Fisica com Ênfase em Psicomotricidade pela Faculdade de Tecnologia São Francisco/ES. Durante minha trajetória de estudante e após formado trabalhei com crianças e adolescentes em um projeto social de futebol 7, pela Federação de Futebol 7 do ES, uma iniciação esportiva voltada para a formação de jovens talentos e futuros cidadãos, foi então onde me despertou a ideia de participar
como coator do livro “A influência do futsal e do futebol de campo para o desenvolvimento motor na iniciação esportiva”, pela editora Pé de Jambo. Atualmente busco transformar vidas e influenciar pessoas a prática da atividade física regular através da educação física.

Marcelo Morello, Centro Universitário Vale do Cricaré

Marcelo Morello, nascido em 26 de abril de 1969, na cidade de Colatina, ES, Brasil. Iniciou seus estudos acadêmicos em 1989 na FAFIC-Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina, Licenciatura em Letras-Português-Português. Em 1993, Pós Graduação em Língua Portuguesa, FAFILE-Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola, MG. Em 2002, Licenciatura Matemática pela UFES-Universidade Federal do ES. Em 2002, Especialização em matemática pela FERLAGOS-Faculdade da Região dos Lagos, RJ. Em 2011, Especialização em Tecnologias em Educação, PUC-Rio e Concluiu Licenciatura em Pedagogia, pela UNIUBE-Universidade de Uberaba. Em 2015, Especialização em Coordenação Pedagógica, UFES-Universidade Federal do ES. Em 2019, Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação, pela FVC-Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus-ES.

Mikael Mansur Martinelli, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela ESFA - Escola de Ensino Superior do Educandário Seráfico São Francisco de Assis (2008) e Licenciatura em Letras Português-Inglês pela FAVENI - Faculdade Venda Nova do Imigrante. Especialização em Educação Ambiental INTERVALE (2021) e Literatura e Cultura pela INTERVALE (2021). Atualmente aluno de mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação no CEFET-RJ. Como professor atuou em escolas municipais e estaduais do Espírito Santo, onde atualmente é professor. Foi taxidermista e pesquisador do Museu de Biologia Prof. "Mello Leitão" e Instituto Jacarenema de Pesquisas Ambientais. Participou do projeto de pesquisa de Distribuição e Endemismo de Peixes de Riacho do Espírito Santo (Projeto BIOdiversES I e II). Tem experiência na área de Ecologia de peixes de água doce e mamíferos e alimentação de vertebrados em geral. Publicou o livro O pé de jambo e a fábrica de refrigerante (poesias), com tradução parcial para o inglês, The rose apple tree e os infantis Garças e Vamos rimar com os animais?. Participou de diversas antologias poéticas e revistas de literatura do Brasil e Portugal. 

Publicado

2022-11-15