Uso de manitol e soluções salinas hipertônicas de NaCl no tratamento da hipertensão intracraniana traumática: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6506.2023.001.0001Palavras-chave:
Soluções hiperosmóticas, Lesão cerebral, Hipertensão intracranianaResumo
Os traumas cranioencefálicos moderados e graves são as principais causas de morte nos países industrializados, podendo trazer resultados neurológicos desfavoráveis aos indivíduos pela elevação da pressão intracraniana (PIC). Dentre as medidas terapêuticas para a hipertensão intracraniana (HIC) decorrente desses traumas, a osmoterapia através de manitol ou solução salina hipertônica é tratamento de primeira linha para essa síndrome. Analisar as produções científicas sobre o uso de manitol e soluções salinas hipertônicas de NaCl nas concentrações de 3% e de 10% em pacientes que apresentam hipertensão intracraniana traumática. Revisão integrativa, a busca dos artigos foi realizada nas bases de dados Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); National Library of Medicine, dos Estados unidos (MEDLINE); Scientific Eletronic Library Online (SciELO); PubMed e ScienceDirect, com a associação dos descritores traumatic brain injury; saline solution, hypertonic e mannitol, utilizando o operador booleano AND entre eles. Foram selecionados e analisados 10 estudos dos quais 70% eram artigos originais e 30% ensaios clínicos, entre o período de 2016 e maio de 2023. Além disso, todos os artigos selecionados apresentam um caráter quantitativo sobre o uso de manitol e soluções salinas hipertônicas de NaCl a 3% e a 10% no tratamento de hipertensão intracraniana traumática. A osmoterapia é eficaz no manejo da hipertensão intracraniana traumática. Não houve diferença estatisticamente relevante na eficácia e desfechos clínicos entre as soluções hipersalinas a 3% e a 10% e o manitol. Faz-se necessária maior investigação para a consolidação de protocolos padronizados de administração dos agentes hiperosmolares em questão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Health of Humans
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.