Unidade de pronto atendimento e o papel do profissional de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6506.2023.002.0002%20Palavras-chave:
Enfermagem, Saúde, Unidades de Pronto AtendimentoResumo
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) destacam-se como ambientes singulares no sistema de saúde, divergindo consideravelmente de outras unidades hospitalares. Esta distinção decorre da complexidade e constante modernidade que caracterizaram as UPAs, gerando preocupação tanto em pacientes e seus familiares quanto aos profissionais que nelas atuam. O estudo objetivou-se descrever a percepção do profissional de enfermagem nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). É uma revisão de literatura de abordagem qualitativa, onde foram pesquisados artigos científicos nas bases de dados PubMed, Scopus, Web of Science, Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Biblioteca Eletrônica Científica Oliveira (SciELO). Os resultados mostram profissionais que entendem a finalidade dessas unidades, mas deturpam o serviço utilizado pela população; o facto de, além da falta de materiais, existir também a uniformização de procedimentos, recursos humanos e formação, complica o processo de trabalho. Foi sugerido que a educação continuada pode ser utilizada como forma de articulação grupal na procura de um trabalho de qualidade. No entanto, a equipe de enfermagem enfrenta desafios significativos, como o desgaste físico, superlotação de pacientes, ambientes desorganizados e falta de profissionais. Portanto, o estudo busca explorar como os enfermeiros podem conciliar essas demandas, melhorando a qualidade do atendimento nas UPAs diante de um cenário desafiador.
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