Unidade de pronto atendimento e o papel do profissional de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6506.2023.002.0002%20

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde, Unidades de Pronto Atendimento

Resumo

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) destacam-se como ambientes singulares no sistema de saúde, divergindo consideravelmente de outras unidades hospitalares. Esta distinção decorre da complexidade e constante modernidade que caracterizaram as UPAs, gerando preocupação tanto em pacientes e seus familiares quanto aos profissionais que nelas atuam. O estudo objetivou-se descrever a percepção do profissional de enfermagem nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). É uma revisão de literatura de abordagem qualitativa, onde foram pesquisados artigos científicos nas bases de dados PubMed, Scopus, Web of Science, Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Biblioteca Eletrônica Científica Oliveira (SciELO). Os resultados mostram profissionais que entendem a finalidade dessas unidades, mas deturpam o serviço utilizado pela população; o facto de, além da falta de materiais, existir também a uniformização de procedimentos, recursos humanos e formação, complica o processo de trabalho. Foi sugerido que a educação continuada pode ser utilizada como forma de articulação grupal na procura de um trabalho de qualidade. No entanto, a equipe de enfermagem enfrenta desafios significativos, como o desgaste físico, superlotação de pacientes, ambientes desorganizados e falta de profissionais. Portanto, o estudo busca explorar como os enfermeiros podem conciliar essas demandas, melhorando a qualidade do atendimento nas UPAs diante de um cenário desafiador.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Alves Azevedo, Faculdade Integrada Carajás

Possui ensino médio segundo grau pela Prefeitura Municipal Redenção - PA(2012). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Marcos Vinicios Ferreira dos Santos, Faculdade Integrada Carajás

Mestre em Ciências e Meio Ambiente. Especialista em Urgência, Emergência e Terapia Intensiva Adulto. Aperfeiçoamento em Saúde do Adulto. Bacharel em Enfermagem. Atualmente é Docente da Faculdade Integrada Carajás - FIC, Professor Auxiliar da Graduação em Medicina da FESAR/Afya e Professor convidado do Instituto de Pós-graduação Antônio Carlos (INCAR). Proprietário da Precisa cursos livres e capacitações na área da saúde. 

Downloads

Publicado

2024-02-09