Doentes renais crônicos: valores de internações em unidades de terapia intensivas no Estado de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6506.2023.002.0005%20Palavras-chave:
Insuficiência renal crônica, Diálise, Gastos em saúde, Sistema único de saúde, Unidade de terapia intensivaResumo
O Sistema Único de Saúde (SUS) desempenha um papel importante no atendimento de pacientes com doença renal crônica (DRC), e atualmente é o responsável pelo custeio de 90% dos tratamentos de pacientes que se encontram em terapia renal substitutiva (TRS), que inclui tanto a diálise (hemodiálise e diálise peritoneal) quanto o transplante renal. Descrever os valores de internação de pacientes com DCR em unidades de terapia intensiva (UTI) no ano de 2022 e no mês de janeiro a agosto de 2023 no estado de Mato Grosso. A presente pesquisa trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, transversal, através de dados secundários extraídos do programa TABWIN. Foram analisados os dados de internação de pacientes com DRC no ano de 2022 no estado do Mato Grosso, tendo no ano 947 internações, sendo observado na figura 1 que a maioria das internações ocorre em pacientes do sexo feminino em todos os grupos étnicos/cor/raça, com exceção da categoria “Pardo” com 280 internações no sexo masculino. No período do estudo nota-se que em relação aos custos hospitalares no manejo da patologia, houve oneração de R$ 1.778.779,67 no ano de 2023 aos cofres públicos, apresentando um amento de 19,36% em relação ao ano de 2022 no estado de Mato Grosso. Conclusão: A análise indicou uma tendência crescente a respeito do aumento dos gastos relacionados com a DRC. Conclui-se que a prevenção da doença renal crônica, a identificação precoce das comorbidades que a desenvolvem, o diagnóstico e o tratamento das complicações são medidos primordiais para reduzir a morbimortalidade desses pacientes. Aprimorar a atenção primária no âmbito do SUS, estabelecendo-a como uma prioridade em saúde pública, e garantir a adesão rigorosa às diretrizes para o tratamento da HA e do diabetes mellitus são medidas fundamentais para enfrentar a progressão da DRC tendo em vista que essas comorbidades propiciam as complicações renais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Health of Humans
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.