O processo de esportivização dos e-sports e a importância do profissional de educação física no condicionamento físico de cyber atletas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6654.2022.001.0002

Palavras-chave:

E-sport, Condicionamento físico, Jogos online

Resumo

A indústria dos jogos eletrônicos começou um processo de esportivização, dando início ao chamado esporte eletrônico, ou e-sport. E-Sports estão expostos a estresse e tensões fisiológicas durante as competições, por isso pesquisas estão sendo feitas com o intuito de promover uma melhor visão do esporte e assim apresentar participação do profissional de educação física no preparo do condicionamento físico desses atletas. Este artigo busca refletir sobre a importância do profissional de Educação Física no acompanhamento do atleta de jogos online para atuar nessa emergente realidade, bem como suas possibilidades de atuação.

Biografia do Autor

Murilo Cavalcante Morello, Faculdade de Tecnologia São Francisco

Murilo Cavalcante Morello, nascido em 18 de setembro de 1995, na cidade de Colatina, ES, Brasil. Iniciou seus estudos acadêmicos em 2013 no Centro Universitário do ES - UNESC no curso de Educação Fisica - Licenciatura/Bacharel. Em 2016 após concluir a faculdade, realizou uma especialização em Educação Fisica com Ênfase em Psicomotricidade pela Faculdade de Tecnologia São Francisco/ES. Durante minha trajetória de estudante e após formado trabalhei com crianças e adolescentes em um projeto social de futebol 7, pela Federação de Futebol 7 do ES, uma iniciação esportiva voltada para a formação de jovens talentos e futuros cidadãos, foi então onde me despertou a ideia de participar
como coator do livro “A influência do futsal e do futebol de campo para o desenvolvimento motor na iniciação esportiva”, pela editora Pé de Jambo.
Atualmente busco transformar vidas e influenciar pessoas a prática da atividade física regular através da educação física.

Marcelo Morello, Faculdade Vale do Cricaré

Marcelo Morello, nascido em 26 de abril de 1969, na cidade de Colatina, ES, Brasil. Iniciou seus estudos acadêmicos em 1989 na FAFIC-Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina, Licenciatura em Letras-Português-Português. Em 1993, Pós Graduação em Língua Portuguesa, FAFILE-Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola, MG. Em 2002, Licenciatura Matemática pela UFES-Universidade Federal do ES. Em 2002, Especialização em matemática pela FERLAGOS-Faculdade da Região dos Lagos, RJ. Em 2011, Especialização em Tecnologias em Educação, PUC-Rio e Concluiu Licenciatura em Pedagogia, pela UNIUBE-Universidade de Uberaba. Em 2015, Especialização em Coordenação Pedagógica, UFES-Universidade Federal do ES. Em 2019, Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação, pela FVC-Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus-ES.

Mikael Mansur Martinelli, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela ESFA - Escola de Ensino Superior do Educandário Seráfico São Francisco de Assis (2008) e Licenciatura em Letras Português-Inglês pela FAVENI - Faculdade Venda Nova do Imigrante. Especialização em Educação Ambiental INTERVALE (2021) e Literatura e Cultura pela INTERVALE (2021). Atualmente aluno de mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação no CEFET-RJ. Como professor atuou em escolas municipais e estaduais do Espírito Santo, onde atualmente é professor. Foi taxidermista e pesquisador do Museu de Biologia Prof. "Mello Leitão" e Instituto Jacarenema de Pesquisas Ambientais. Participou do projeto de pesquisa de Distribuição e Endemismo de Peixes de Riacho do Espírito Santo (Projeto BIOdiversES I e II). Tem experiência na área de Ecologia de peixes de água doce e mamíferos e alimentação de vertebrados em geral. Publicou o livro O pé de jambo e a fábrica de refrigerante (poesias), com tradução parcial para o inglês, The rose apple tree e os infantis Garças e Vamos rimar com os animais?. Participou de diversas antologias poéticas e revistas de literatura do Brasil e Portugal. 

Publicado

2023-01-24