O ensino de línguas à distância: o papel da inteligência artificial na educação moderna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6654.2024.001.0009

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Ensino à distância, Aprendizagem de línguas, Tecnologia educacional, Inovação pedagógica

Resumo

Este artigo explorou a integração da Inteligência Artificial (IA) no ensino de línguas à distância, enfatizando como essa tecnologia pode otimizar os processos de ensino e aprendizagem. O objetivo foi analisar as potencialidades e desafios da implementação da IA em cursos de idiomas online, identificando as implicações para uma aprendizagem significativa. Através de uma metodologia de pesquisa bibliográfica, conforme descrito por Lakatos e Marconi (2003), foi realizada uma análise qualitativa dos dados coletados de fontes secundárias, incluindo artigos científicos e periódicos. Os principais autores consultados, como Barpi et al. (2023), Picão et al. (2023), Casa, Ribeiro e Silva (2010), Semensato, Francelino e Malta (2015), e Kavitha e Lohani (2019), forneceram uma base teórica sólida para entender a aplicação e os efeitos da IA no contexto educacional. A pesquisa destacou o papel transformador da IA na personalização do ensino, na melhoria da eficiência pedagógica e na facilitação de uma experiência de aprendizado mais engajadora e interativa para os estudantes de línguas. Concluiu-se que, embora existam desafios a serem superados, como questões de infraestrutura e adaptação às novas metodologias pedagógicas, a IA apresenta um potencial significativo para revolucionar o ensino de línguas à distância. Encoraja-se a realização de mais pesquisas para explorar plenamente as capacidades da IA na educação, visando aprimorar continuamente as práticas de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Allysson Barbosa Fernandes, Miami University of Science and Technology

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST). Pós-graduando em Tecnologias Educacionais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Pós-graduando em Contabilidade Pública pela Faculdade Iguaçu. Pós-graduando em Administração Estratégica pelo Centro Universitário Cidade Verde. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Focus (2023). Especialista em Comunicação Empresarial pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2022). Graduado em Administração (2023) e Gestão de Recursos Humanos (2021) pelo Centro Universitário Ateneu. Graduando em Letras - Português e Inglês pelo Centro Universitário Cidade Verde. Atualmente estou como Tutor de Ensino a Distância no cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Marketing e Pedagogia na Faculdade Ari de Sá (FAS).

Paula Welliana Araujo Martins, Universidade de Fortaleza

Mestranda em Odontologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Pós-graduanda em Saúde Coletiva pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera (UNOPAR). Pós-graduanda em Farmacologia Clínica pela Faculdade Líbano (LÍBANO). Especialização em Enfermagem Estética pelo Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba (2022). Graduada em Odontologia (2023) e Enfermagem (2005) pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). 

Marcos Vinícius Malheiros da Silva, Miami University of Science and Technology

Possui graduação em Letras pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal(2002) e especialização em Tendências Contemporâneas do Ensino da Língua Inglesa pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal(2005). Tem experiência na área de Letras.

Vander Aparecido de Castro, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação na MUST University (Flórida - USA); Licenciado em Pedagogia com outras licenciaturas na área de Linguagens (Letras/Português, Letras/inglês e Educação Física); Técnico em Multimeios Didáticos pelo instituto Federal de Educação; Atua como Professor da Educação Básica pertencente aos Quadros do Magistério Efetivo nos Município de Piau-MG e Juiz de Fora - MG; pós-graduado em Psicopedagogia e especialista em Gestão Escolar; Bacharel em Biblioteconomia; possui experiência na área da educação com foco em tecnologias e técnicas de ensino, processos avaliativos, língua estrangeira, gestão escolar e psicologia educacional. Eterno aprendiz em um universo que estamos e estaremos sempre aprendendo.

Lucas Victalino Nascimento, Universidade Federal de Catalão

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão (PPGEL/ UFCat). Graduado em Licenciatura em Letras (Português e Inglês) em que fez quatro Iniciações Científicas; foi premiado dois anos consecutivos com menção honrosa pelas ICs desenvolvidas; foi monitor de disciplinas (Fonética e Língua Estrangeira); participou de um Programa de Bolsas de Iniciação à Docências (PIBID) em duas escolas públicas. Atingiu a pontuação de 98/100 no Exame de Suficiência em Língua Inglesa (ESUF) do Centro de Línguas. Trabalhou em empresas privadas com o ensino de línguas (Inglês para crianças e adultos e Português como Língua Materna ou Estrangeira). Atualmente, é tutor do Projeto Baquara para os/as universitários/as indígenas e quilombolas; é educador voluntário do Cursinho Popular Paulo Freire; e é Professor da Secretária de Educação do Estado de Goiás.

Celine Maria de Sousa Azevedo, Miami University of Science and Technology

Possui Licenciatura em LETRAS - Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas, pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, Licenciada em Informática pelo Instituto Federal do Maranhão -IFMA e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Maranheense - FAM. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology(MUST). Nomeada/efetiva - Secretaria de Estado da Educação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e em Tecnologias na Educação. Atualmente exerce a função de Supervisora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Itapecuru-mirim-MA e de Professora de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Além disso, foi Formadora do Programa Escola Digna - Curso de Formação de Gestores Escolares - SEDUC-MA e orientadora na elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas Municipais de Itapecuru-Mirim. Tem experiência docente com o Ensino Fundamental Séries Finais, Ensino Médio e Superior. 

Mariela Viviana Montecinos Vergara, Miami University of Science and Technology

Possui graduação em LICENCIATURA LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL pela Universidade Paulista(2015), graduação em LICENCIATURA LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS pela Universidade Paulista(2017), graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA pela FACULDADE ANHANGUERA DE LIMEIRA(2012), graduação em QUÍMICA Y FARMACIA pela Universidad de Chile(1990), especialização em NEUROPSICOPEDAGOGIA pela FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE(2022), especialização em PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL pela FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS(2013), especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL pela Universidade Católica Dom Bosco(2019) e especialização em LÍNGUA INGLESA E LITERATURA pela Universidade Paulista(2022). Atualmente é PROFESSOR ENSINO MÉDIO E TÉCNICO da Etec Adolpho Berezin. Tem experiência na área de Letras.

Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva, Miami University of Science and Technology

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Faculdade Católica Rainha da Paz de Araputanga - FCARP, (2005). Especialista em Literatura e Alfabetização - FCARP (2007) e Informática na Educação - UFMT (2011). Atua como professora efetiva na Escola Estadual Professora Zeni Vieira - Sinop / MT, Ensino Fundamental II, a disciplina de Língua Portuguesa - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso - SEDUC. Cursou a disciplina de Literatura Infantil e Juvenil; e Teoria do Texto Narrativo pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras / Unemat, como aluna especial.

Downloads

Publicado

2024-04-18