O ensino de línguas à distância: o papel da inteligência artificial na educação moderna
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6654.2024.001.0009Palavras-chave:
Inteligência artificial, Ensino à distância, Aprendizagem de línguas, Tecnologia educacional, Inovação pedagógicaResumo
Este artigo explorou a integração da Inteligência Artificial (IA) no ensino de línguas à distância, enfatizando como essa tecnologia pode otimizar os processos de ensino e aprendizagem. O objetivo foi analisar as potencialidades e desafios da implementação da IA em cursos de idiomas online, identificando as implicações para uma aprendizagem significativa. Através de uma metodologia de pesquisa bibliográfica, conforme descrito por Lakatos e Marconi (2003), foi realizada uma análise qualitativa dos dados coletados de fontes secundárias, incluindo artigos científicos e periódicos. Os principais autores consultados, como Barpi et al. (2023), Picão et al. (2023), Casa, Ribeiro e Silva (2010), Semensato, Francelino e Malta (2015), e Kavitha e Lohani (2019), forneceram uma base teórica sólida para entender a aplicação e os efeitos da IA no contexto educacional. A pesquisa destacou o papel transformador da IA na personalização do ensino, na melhoria da eficiência pedagógica e na facilitação de uma experiência de aprendizado mais engajadora e interativa para os estudantes de línguas. Concluiu-se que, embora existam desafios a serem superados, como questões de infraestrutura e adaptação às novas metodologias pedagógicas, a IA apresenta um potencial significativo para revolucionar o ensino de línguas à distância. Encoraja-se a realização de mais pesquisas para explorar plenamente as capacidades da IA na educação, visando aprimorar continuamente as práticas de ensino e aprendizagem.
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