Letramento crítico e educação para a cidadania

Autores

  • Rodi Narciso Universidade do Estado de Mato Grosso https://orcid.org/0009-0003-7303-2150
  • Luiz da Silva Soares Universidade do Estado de Mato Grosso https://orcid.org/0000-0003-1227-9531
  • Edith Vieira Vanni Penhavel Marmos Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Sandra Maria dos Santos Vital Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Elker Neri da Silva Santana Faculdade Focus https://orcid.org/0009-0000-8560-9461
  • Kelly Karoline Nunes Sousa Universidade do Estado do Amazonas
  • Karine do Nascimento Araújo Universidade do Estado do Amazonas
  • Wilma Angélica da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6654.2024.001.0003%20

Palavras-chave:

Letramento Crítico, Educação para a Cidadania, Práticas Pedagógicas, Tecnologia na Educação, Pensamento Crítico

Resumo

Este estudo examinou o papel do letramento crítico na educação para a cidadania, com o objetivo de entender como essa competência pode preparar cidadãos informados, críticos e participativos. Utilizando-se da metodologia de revisão de literatura, foram analisadas publicações que abordam o letramento crítico, suas implicações para a educação e práticas pedagógicas eficazes para sua implementação. Os resultados evidenciaram desafios na integração do letramento crítico ao currículo, incluindo a necessidade de formação de professores e desenvolvimento de recursos didáticos específicos. No entanto, também destacaram oportunidades oferecidas pela tecnologia para promover o pensamento crítico. Estudos de caso e experiências de sucesso exemplificaram a aplicação prática do letramento crítico, demonstrando seu potencial para transformar a educação e promover uma cidadania ativa. As considerações finais ressaltam a importância de continuar explorando estratégias pedagógicas que integrem o letramento crítico, visando preparar os alunos para desafios contemporâneos e promover uma sociedade mais justa e democrática.

Biografia do Autor

Rodi Narciso, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, pela Miami University of Science and Technology (MUST);Mestranda no Programa De Pós-Graduação Stricto Sensu Em Educação Inclusiva pelo PROFEI - UNEMAT/SINOP;Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense CTESOP, Pós-Graduada em Educação Especial pela FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba; Pós-Graduada em Gestão Escolar pela UNICID Universidade Cidade De São Paulo; Pós-Graduada em Deficiência Visual pela FAVENI - Faculdade venda Nova do Imigrante. Graduada em Pedagogia pelo Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense CTESOP; Professora na Rede Municipal de ensino na Prefeitura Municipal de Sinop desde 2006; Professora na Associação dos Deficientes Visuais e Amigos de SINOP; Experiência na área de Educação, com ênfase na área de deficiência visual, atuando principalmente nos seguintes temas: atendimento aos alunos com deficiência visual, formação para docentes, tecnologia assistiva, sala de Atendimento Educacional Especializado, reforço escolar, entre outras.

Luiz da Silva Soares, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2010), graduado em segunda Licenciatura em Letras Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2022), pós - graduação Lato Sensu em Libras pela Faculdade de Ensino Superior do Piauí - FAESPI (2014), pós-graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera (2022), pós-graduação Lato Sensu em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera (2023). Atualmente é professor em efetivo exercício da docência de Professor Pedagogo 30h, lotado no Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller, atuando na Sala de Recursos do Atendimento Educacional Especializado AEE, com atendimento no Núcleo de Libras do Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva de Sinop (CMEEIS) da Rede Pública do Ensino Básico. Participa ativamente da Associação de Surdos de Sinop (ASSINOP) na organização e formação de cursos de Libras.Tem experiência como tutor de Pedagogia na Universidade de Cuiabá - UNIC Sinop e também na área de Educação e no Atendimento Educacional Especializado - AEE com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente no seguinte tema: inclusão escolar; planejamento colaborativo; aprendizado e alfabetização.

Edith Vieira Vanni Penhavel Marmos, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora efetiva da rede municipal de ensino de Diamantino MT, na Escola Municipal de Tempo Integral "Brás Maimoni" (ingresso em 1987). Pedagoga ( Turma 1995 FID- Faculdades Integradas de Diamantino), Especialização em Novas perspectivas do fazer pedagógico (Turma 2001 FID- Faculdades Integradas de Diamantino), Especialização MBA Informática aplicada a educação (2006 FID- Faculdades Integradas de Diamantino) e em Coordenação Pedagógica (Turma 2014/2015 UFMT). Ao longo desses 34 anos de experiência no magistério, já desempenhei a função de Coordenadora Pedagógica, Diretora Escolar, Assessora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação, Coordenadora responsável pelos laboratórios de informática das escolas da rede municipal de ensino, Professora de Articulação e esteve como Secretária Municipal de Educação e Cultura do Município de Diamantino (2017/2020). Atualmente trabalho com o 5 ano do ensino fundamental na escola acima citada.

Sandra Maria dos Santos Vital , Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2013) e Graduação em Licenciatura em Computação - Claretiano Centro Universitário (2013). Segunda Licenciatura em Letras Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2023), Especialista em Educação Especial com Ênfase em Libras (2014) - Faculdades Integradas de Várzea Grande -FIVE. Especialista em Atendimento Educacional Especializado AEE (2016) Faculdade Afirmativo. Especialista em Tradução, Interpretação e Docência da Língua Brasileira de Sinais LIBRAS ( 2019) Universidade Tuiuti do Paraná. Interprete de Libras (2019) CASIES, Especialização em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial (2021), Especialização em Educação de Jovens e Adultos - EJA (2022). Professora da Sala de Recursos Multifuncional (SEDUC) experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial.

Elker Neri da Silva Santana, Faculdade Focus

Especialista em Psicopedagogia e Supervisão Escolar - Faculdade Focus, Especialista em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial - Faculdade Focus, Especialista em Educação Integral e Integrada - Faculdade Focus, Especialista em Educação de Jovens e Adultos - Faculdade Focus, Especialista em Informática na Educação - Faculdade Focus, Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica - Faculdade Focus, Graduação em Matemática (Licenciatura) -UNIP (2023), Graduação em Pedagogia (Licenciatura) -UNIASSELVI (2023), Graduando em Física (Licenciatura) - UNIASSELVI.

Kelly Karoline Nunes Sousa, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Letras - Português pelo Centro Universitário do Norte (2012). Especializada em Metodologia do ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Amazonas - UEA. Atualmente é professora - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS - SEDUC.

Karine do Nascimento Araújo, Universidade do Estado do Amazonas

É formada em Letras Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (2011) e Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade do Estado do Amazonas (2015). Atua como professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual de Tempo Integral Irmã Gabrielle Cogels e na Escola Estadual Gilberto Mestrinho.

Wilma Angélica da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Atualmente 16/02/2024 foi aprovada no Mestrado Profissional Educação Inclusiva. PROFEI/UNEMAT. Na Linha de Pesquisa Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. Projeto: O Uso de Metodologias Ativas na perspectiva da Educação Inclusiva. Possui graduação em Pedagogia pela FUMESUM Fundação Municipal do Ensino Superior de Nova Mutum (2001). Atualmente é Professora Efetiva da Escola Municipal 04 de Julho. Leciona no município de Nova Mutum a 25 anos, no Ensino Fundamental e Educação Infantil. Tem especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva pela faculdade Prominas e Especialização em Metodologias e Didática com Ênfase em Interdisciplinaridade, pela Faculdade Integradas Cândido Rondon MT. Tem experiência em coordenação escolar e educação infantil. Em 2024 está trabalhando na sala de recursos multifuncionais AEE e cursando pós graduação em Neuropsicologia e pós graduação e Psicopedagogia Clinica e Institucional. Pela faculdade Unica.

Downloads

Publicado

2024-04-18

Edição

Seção

Pedagogia (Educação de Criança e Adolescente)