Sustentabilidade e educação ambiental na formação de professores

Autores

  • Átila de Souza Universidade da Integração das Américas https://orcid.org/0009-0005-2685-341X
  • Hermócrates Gomes Melo Júnior Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Rogelma Coelho do Nascimento Universidad Del Sol
  • Ricardo Gomes da Silva Miami University of Science and Technology
  • Christiane Diniz Guimarães Miami University of Science and Technology https://orcid.org/0009-0001-9753-9613
  • Katia Silene Macedo de Medeiros Rodrigues Miami University of Science and Technology
  • Hiarlen Carnellósi Carolino Cella Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6654.2024.001.0006%20

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Educação Ambiental, Formação de Professores, Desafios, Oportunidades

Resumo

Este estudo abordou a integração dos conceitos de sustentabilidade e educação ambiental na formação de professores, com o objetivo de examinar como esses conceitos estão sendo incorporados nos currículos, identificando desafios e oportunidades. A metodologia adotada foi a revisão de literatura, envolvendo a coleta e análise de dados de publicações relevantes para destacar práticas eficazes, obstáculos enfrentados e possíveis melhorias. Os resultados indicaram que, apesar do crescente reconhecimento da importância da sustentabilidade e educação ambiental, existem barreiras significativas na sua efetiva integração na formação docente, incluindo limitações curriculares e institucionais, além da falta de recursos e suporte adequado para professores. No entanto, foram identificadas oportunidades por meio de iniciativas globais e nacionais, uso de tecnologias educacionais e parcerias entre diferentes instituições. As considerações finais enfatizaram a necessidade de políticas públicas de apoio, revisão curricular nas instituições de ensino superior e o desenvolvimento de parcerias estratégicas para superar os desafios existentes. A promoção de uma educação voltada para a sustentabilidade na formação de professores é fundamental para preparar educadores capazes de transmitir esses valores às futuras gerações.

Biografia do Autor

Átila de Souza, Universidade da Integração das Américas

Possui graduação em Ciências Biológica pela Universidade Luterana do Brasil (2007), mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia (2012), e Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais (2015) pela Universidade do Estado do Amazonas. Possui experiência em Genética e Biologia Molecular no desenvolvendo projetos com Marcadores Moleculares, estudando a diversidade Genética de Microrganismos. Cursando Doutorado em Ciências da Educação na Universidad de la Integración de las Américas (UNIDA). Atua como professor 60hs efetivo na Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (SEDUC-AM). 

Hermócrates Gomes Melo Júnior, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS); Mestre em Administração pela Must University (MUST); Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Visconde de Cairu (FAVIC); Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Servidor Público Federal concursado exercendo o cargo de Contador da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Rogelma Coelho do Nascimento, Universidad Del Sol

Graduada em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas (2005). Licenciada em Ciências Biológicas , UNIASSELVI, Licenciada em Pedagogia- FAR , Pós-graduada "Lato Sensu" em Psicopedagogia Instrumental - FASE, Atualmente é pedagoga -na Secretaria de Estado de Educação e Desporto . , atuando principalmente nos seguintes temas: escola , família, comunidade, educação ambiental, alunos, educação e prática docente.

Ricardo Gomes da Silva, Miami University of Science and Technology

Possui Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Pará/UFPA (2005). Atualmente é professor AD -4 - Secretaria Executiva de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA).

Christiane Diniz Guimarães, Miami University of Science and Technology

Licenciada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (ESEFFEGO). Especialista em Educação Inclusiva com Ênfase no Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (FABEC). Pós-Graduanda em Educação Física, Ludicidade, Recreação e Lazer pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST). Professora PIV de Educação Física no Colégio Estadual da Polícia Militar do Estado de Goiás - Unidade Setor Palmito (CEPMG - GO).

Katia Silene Macedo de Medeiros Rodrigues, Miami University of Science and Technology

Possui graduação em Letras - Inglês pelo Centro Universitário Fundação Santo André(2005). 

Hiarlen Carnellósi Carolino Cella, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação pela FICS (Facultad Interamericana de Ciencias Sociales); Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (2023); Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdades Uniesp (2009); Licenciado em matemática na modalidade R2 pela Universidade Cruzeiro do Sul (2019); Especializações realizadas na área de Exatas e Humanas, pela Unicamp, IFMA (Instituto Federal do Maranhão) e Faculdades Anhanguera. Possuo 6 anos de experiência docente na área de TI, participando de orientação de TCC, bancas, e cursos para atividades complementares, com vasta experiência técnica ao que diz respeito a Redes de Computadores e Tecnologia VOIP.

Downloads

Publicado

2024-04-18

Edição

Seção

Pedagogia (Educação de Criança e Adolescente)