Inteligência artificial no novo ensino médio: transformando itinerários formativos e potencializando a educação a distância

Autores

  • Allysson Barbosa Fernandes Miami University of Science and Technology https://orcid.org/0009-0004-6863-6520
  • Hermócrates Gomes Melo Júnior Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Karine do Nascimento Araújo Universidade do Estado do Amazonas
  • Ludmila Martins Pereira Faculdade Unida de Vitória
  • Renato Fernandes dos Santos Universidade do Estado do Amazonas https://orcid.org/0009-0008-0443-5075
  • Vivienn Marques da Silva Bezerra Faculdade de Minas
  • Ercilia César De Freitas Boaventura Universidade Federal do Amazonas
  • Olavo Falcão Martins Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6654.2024.001.0005

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Novo Ensino Médio, Itinerários Formativos, Educação a Distância, Aprendizagem Significativa

Resumo

Este artigo investigou a inserção da Inteligência Artificial (IA) no Novo Ensino Médio, focando nos Itinerários Formativos e na Educação a Distância (EaD). O objetivo foi analisar como a IA pode melhorar a aprendizagem significativa, considerando as transformações curriculares e tecnológicas na educação brasileira. A pesquisa, embasada em uma revisão bibliográfica, seguiu as orientações metodológicas de Gil (2009) e Eco (2010), utilizando bases de dados como BDTD e Scielo para coleta e análise de dados. Os principais autores consultados foram Krawczyk (2017), Ramos (2017), Brasil (2018), Freitas et al. (2019), Moura et al. (2020), Ferreira et al. (2023), e Barpi et al. (2023), cujos trabalhos forneceram resultados sobre a reforma do Ensino Médio, a aplicação da IA na educação e os desafios e potencialidades da sua integração no contexto educacional. A análise revelou que a IA tem potencial para personalizar e otimizar o processo de aprendizagem, embora também tenha apresentado desafios como a necessidade de infraestrutura adequada e capacitação docente. As conclusões apontaram para a importância de estratégias inclusivas e equitativas na implementação da IA no Novo Ensino Médio, ressaltando a necessidade de pesquisas futuras para avaliar os impactos práticos dessa integração.

Biografia do Autor

Allysson Barbosa Fernandes, Miami University of Science and Technology

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST). Pós-graduando em Tecnologias Educacionais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Pós-graduando em Contabilidade Pública pela Faculdade Iguaçu. Pós-graduando em Administração Estratégica pelo Centro Universitário Cidade Verde. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Focus (2023). Especialista em Comunicação Empresarial pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2022). Graduado em Administração (2023) e Gestão de Recursos Humanos (2021) pelo Centro Universitário Ateneu. Graduando em Letras - Português e Inglês pelo Centro Universitário Cidade Verde. Atualmente estou como Tutor de Ensino a Distância no cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Marketing e Pedagogia na Faculdade Ari de Sá (FAS).

Hermócrates Gomes Melo Júnior, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS); Mestre em Administração pela Must University (MUST); Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Visconde de Cairu (FAVIC); Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Servidor Público Federal concursado exercendo o cargo de Contador da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Karine do Nascimento Araújo, Universidade do Estado do Amazonas

É formada em Letras Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (2011) e Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade do Estado do Amazonas (2015). Atua como professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual de Tempo Integral Irmã Gabrielle Cogels e na Escola Estadual Gilberto Mestrinho. 

Ludmila Martins Pereira, Faculdade Unida de Vitória

Atualmente é Instrutora no Curso de Confeitaria Profissional no Instituto Gourmet Vila Velha. Graduada em Fisioterapia (2003) e Gastronomia (2021) com Pós Graduação na área de Confeitaria e Panificação, incluindo cursos com certificações internacionais. Atua também ministrando aulas como instrutora no grupo Barry Callebaut, de forma presencial e on line. Além de professora técnica na empresa Bricoflex/SP. Vice Campea no reality de Confeitaria mais Doce Verão exibido pela TV Vitória/Record ES

Renato Fernandes dos Santos, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas (2009). Atualmente é professor - Secretaria de Estado de Educação do Amazonas com mais de 10 anos de experiência em sala de aula.Atualmente (2024) finalista [em processo de finalização da dissertação] do mestrado Profissional em Rede Nacional - PROFMAT no campus UEA (Universidade do Estado do Amazonas).

Vivienn Marques da Silva Bezerra, Faculdade de Minas

Possui graduação com láurea em licenciatura Plena em Química pela Universidade Católica de Pernambuco (2022). Foi professora voluntária do Pré-Universitário da Universidade Católica de Pernambuco( 2020 e 2021). Participou como bolsista no programa Residência Pedagógica (2020 a 2022). 

Ercilia César De Freitas Boaventura , Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas(2008), especialização em METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS pela Universidade do Estado do Amazonas(2015) e curso-tecnico-profissionalizante em ELETROTÉCNICA pela ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO AMAZONAS(1994). Atualmente é professora da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas e professora da SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Tem experiência na área de Letras. 

Olavo Falcão Martins, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (1995). Atualmente é diretor escolar da rede estadual de ensino na EEFM José Leopoldino da Silva Filho. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes/RJ , Especialista em Metodologias do Ensino pela Universidade Estadual do Ceará,Mestrando em Ciências da Educação na Faculdade Interamericana de Ciências Sociais-FICS e Acadêmico de Direito na Universidade Maurício de Nassau-UNINASSAU.

Downloads

Publicado

2024-04-18

Edição

Seção

Pedagogia (Educação de Criança e Adolescente)