O baile do saber: brincadeira e conhecimento na educação infantil

Autores

  • Aline Esprendor Miami University of Science and Technology
  • Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento Miami University of Science and Technology https://orcid.org/0009-0006-6654-8409
  • Anselmo Martins Araújo Faculdade Alfa América
  • Vera Aparecida Teixeira da Cruz Miami University of Science and Technology
  • Simone Barbosa Fernandes Faculdade Única de Ipatinga
  • Guelly Urzêda de Mello Rezende Universidad de la Integración de las Américas
  • Simária Monteiro Tavares Faculdade Interamericana de Porto Velho
  • Francisca de Fátima Lemos Braz Faculdade do Vale do Jaguaribe

Palavras-chave:

Ludicidade, Educação Infantil, Desenvolvimento Integral, Práticas Pedagógicas, Aprendizagem Lúdica

Resumo

Este artigo explorou a importância do lúdico na educação infantil, com o objetivo de analisar como as práticas lúdicas contribuem para o desenvolvimento integral das crianças nos aspectos cognitivo, social, emocional e físico. A pesquisa adotou uma metodologia bibliográfica, conforme Cervo e Bervian (2002), analisando estudos e teorias relevantes ao tema. Autores como Mineiro e D’ávila (2019), Barbosa e Shitsuka (2019), Pereira et al. (2018), Rojo (2009) e Ribeiro (2012) foram fundamentais para estabelecer o quadro teórico, proporcionando uma visão ampla e multidisciplinar sobre a aplicabilidade e os efeitos do lúdico na aprendizagem e desenvolvimento infantil. O estudo detalhou como as atividades lúdicas, integradas ao currículo educacional, podem criar um ambiente de aprendizado estimulante e propício ao desenvolvimento de habilidades essenciais. A análise evidenciou que, embora existam desafios na implementação do lúdico na prática pedagógica, como a resistência institucional e a necessidade de formação docente, esses obstáculos podem ser superados através de estratégias focadas na capacitação e na revisão curricular. O artigo concluiu que o lúdico tem um impacto significativo no processo de aprendizagem, promovendo uma educação mais integrada e respondendo às necessidades integrais dos alunos. As perspectivas futuras apontam para a necessidade de continuar a pesquisa e a inovação nas práticas lúdicas, com o enfoque de aprimorar a qualidade e a efetividade da educação infantil num contexto em constante transformação.

Biografia do Autor

Aline Esprendor, Miami University of Science and Technology

Mestranda no curso de Tecnologias emergentes em educação pela Must Universidade da Florida. Bacharel em Sistemas de Informação (2003) pela Universidade Paranaense, Licenciada em Pedagogia (2019) e Educação Física (2021) pelo Programa Especial de Formação Pedagógica para não licenciados do Claretiano Centro Universitário, Especialista em Educação à distância: Planejamento, gestão e implantação (2016) pelo Claretiano Centro Universitário; Pós graduada Lato Sensu em Educação Especial (2021) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, Pós graduada em Libras (2021) pela Faculdade Batista de Minas Gerais; Possui experiência com Gestão em Educação Superior a distância, atuando como Supervisora Educacional em Instituição de Ensino Privado. Foi servidora pública federal, atuando como Técnica em Contabilidade na Universidade Federal de Mato Grosso e atualmente é servidora pública municipal, desempenhando a função de professora da Educação infantil, na sala de recursos do Atendimento Educacional Especializado no município de Sinop.

Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento, Miami University of Science and Technology

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2005). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Sinop (2011). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (Educação Especial e Inclusiva) pela Centro Universitário Cesumar (2017). Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University (2024). Atualmente é pedagoga na Secretaria Municipal de Educação de Sinop. 

Anselmo Martins Araújo, Faculdade Alfa América

Especialista em Educação Física escolar, pela faculdade Alfa América (2020). Especialista em Educação Ambiental, pelas faculdades integradas de Jacarepaguá - FIJ (2012). É licenciado em Educação Física pelo CEULP/ULBRA (2019), profissional de carreira da rede municipal de educação de Lajeado Tocantins atuando como professor regente de Educação Física do ensino fundamental. Atuou como gestor escolar no ano de 2016; e secretário municipal de juventude e esportes em 2019. Atualmente estou presidente do Sindicato dos profissionais em Educação Física no Tocantins (SINPEF/TO) e Professor regente do componente curricular Educação Física na Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva.

Vera Aparecida Teixeira da Cruz, Miami University of Science and Technology

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2005) e mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (2023). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia educacional, engajamento do aluno, gamificação, ensino fundamental e desenvolvimento socioemocional. 

Guelly Urzêda de Mello Rezende, Universidad de la Integración de las Américas

Possui especialização em Psicomotricidade pela Faculdade Metropolitana de Franca(2024), especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental Aplicada pela Faculdade Metropolitana de Franca(2024), especialização em Gestão, Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Metropolitana de Franca(2024) e mestrado em Administração de Empresas pela Universidad Americana del Paraguay(2013). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Simária Monteiro Tavares, Faculdade Interamericana de Porto Velho

Possui graduação em PEDAGOGIA Área: pela Faculdade Interamericana de Porto Velho(2011). Atualmente é PROFESSORA da Prefeitura Municipal de Porto Velho. Tem experiência na área de Educação.

Francisca de Fátima Lemos Braz, Faculdade do Vale do Jaguaribe

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2004). Atualmente é professora bolsista da Universidade Estadual Vale do Acaraú e professora da PREFEITURA MUNICIPAL DE TIANGUÁ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino.

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Publicado

2024-04-18

Edição

Seção

Pedagogia (Educação de Criança e Adolescente)