Estudo comparativo da estabilidade global em diferentes tipos de lajes

Autores/as

  • Murylo Rodrigues Cândido de Oliveira Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos
  • Marcos Vinicius Dias da Silva Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos
  • Mateus Borba Teixeira Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos
  • Douglas Freitas Augusto dos Santos Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6425.2020.001.0005

Palabras clave:

Coeficiente Gama-Z, Deslocamentos, Rigidez Lateral

Resumen

A verificação da estabilidade global em edifícios de concreto armado é um parâmetro bastante complexo no que tange a resistência e durabilidade da estrutura. Neste trabalho, analisou-se um modelo estrutural para três tipos de lajes, modeladas pelo software AltoQi Eberick v10. O primeiro modelo considera o pórtico com laje maciça. O segundo considera o edifício com laje nervurada e o terceiro, com laje treliçada. Os resultados a serem considerados são o coeficiente Gama-Z e rigidez lateral. Essas análises foram comparadas, e observou-se uma diferença na distribuição das cargas para as vigas, os deslocamentos e, consequentemente, a estabilidade do Edifício, percebeu-se também que os valores de Gama-Z não alteraram de forma significativa, mostrando que as formações de pórtico têm a maior contribuição. Desse modo, os resultados obtidos comprovaram a importância de um estudo comparativo entre as lajes antes da elaboração de projetos estruturais, ressaltado também, é claro, o custo-benefício.

Biografía del autor/a

Murylo Rodrigues Cândido de Oliveira, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Cursando Engenharia Civil , 6º Período no momento. Membro efetivo da LAE - Liga acadêmica de Estruturas. 

Marcos Vinicius Dias da Silva, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Cursa o 8º Período de Engenharia Civil no ITPAC-PORTO. Membro da Liga Acadêmica de Estruturas (LAE).

Mateus Borba Teixeira, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Acadêmico do 10° período do curso de engenharia civil do Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos. Vice presidente da liga acadêmica de estruturas LAE. Conhecimento na área estrutural com ênfase em estruturas de concreto armado. Técnico Laboratório de engenharia civil do Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos.

Douglas Freitas Augusto dos Santos, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2013) e mestrado em Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2016). Atualmente é Coordenador de curso e Professor da Faculdade Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto Nacional (FAPAC-ITPAC/PORTO). Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Modelagem Estrutural Aplicada (NUMEA) e da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE). Tem experiência na área de Estruturas com ênfase em Concreto Armado, Reforço de Estruturas, Modelagem Computacional Aplicada e Metodologia BIM aplicado a Engenharia Civil.

Publicado

2020-01-07