O agronegócio e a internet das coisas: desafios e oportunidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6425.2021.001.0002

Palavras-chave:

Internet das Coisas, Computação Ubíqua, Agronegócio

Resumo

Durante décadas, o agronegócio tem sido uma das principais fontes de sustento econômico e social no Brasil. As condições de clima, solo e extensão territorial; o grande número de produtores com potencial produtivo e os esforços conjuntos de instituições públicas e privadas voltadas para o desenvolvimento científico e tecnológico do setor diferenciam o Brasil de seus concorrentes e o tornam um dos maiores produtores e exportadores agrícolas do mundo. A inovação tecnológica chamada Internet das Coisas (IoT) está ganhando cada vez mais espaço. A Internet das Coisas desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e inovação do agronegócio, que há décadas tem sido uma das principais fontes de apoio econômico e social no Brasil, exigindo uma discussão sobre como este fenômeno ocorre e suas conseqüências. O objetivo deste artigo é apresentar algumas definições sobre a Internet das Coisas, computação ubíqua (entendida como a onipresença da tecnologia da informação) e seus impactos sobre o agronegócio. Conclui-se que há evidências de que a Internet das Coisas é um fator determinante para a potencialização, e conseqüentemente para a expansão do agronegócio no Brasil.

Biografia do Autor

Raul Afonso Pommer Barbosa, Fundação Getulio Vargas

É Doutorando em Administração de Empresas na Fundação Getulio Vargas FGV-EAESP, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES. Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pós-Graduado em MBA Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Administração de Empresas com especialização em Marketing e Empreendedorismo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Rondônia (FARO). Pós-Graduando em MBA Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). É aluno de iniciação científica da Fundação Oswaldo Cruz em Rondônia (FIOCRUZ-RO) no Laboratório da Plataforma Técnica RPT11G de Bioensaios de Malária e Leishmaniose (PBML). Tem experiência em Estatística Aplicada, Mensuração e Desenvolvimentos de Escalas, e Modelagem de Equações Estruturais nos softwares Smart-PLS 3 e AMOS-SPSS. É Tesoureiro eleito para 2020-2022 da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - ANEGEPE. É membro associado da divisão ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo da ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Atua como pesquisador nos grupos de pesquisa Marketing and Consumption Lab (MCL/UNIR), Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia (GEITEC/UNIR), Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade da Amazônia (GEPISA/IFRO), Núcleo de Epidemiologia Clínica (NEC/FSL), Administração, Análise e Tecnologia de Informação (AATI/FGV) e líder do Clube de Astronomia de Rondônia (CAR/UNIR). Participou como membro do comitê científico do ICTM 2019 - 7th International Conference on ICT Management for Global Competitiveness and Economic Growth in Emerging Economies ICTM 2019 Wroclaw, Poland, October 21-23, da Universidade de Wroclaw na Polônia.

Artur Virgílio Simpson Martins, Instituto Federal de Rondônia

Doutorando em Administração pela UFPR-Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa de Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor. Mestre em Administração pela - UNIR (Universidade Federal de Rondônia). Possui graduação em Administração - ULBRA (Universidade Luterana do Brasil), Especialização em Metodologia do Ensino Superior - FCR (Faculdade Católica de Rondônia), além do MBA em Gestão Pública - Universidade Anhanguera de São Paulo. Atualmente é Professor de Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte, onde leciona na modalidade de Pós-Graduação de Gestão Estratégica na Gestão Pública, MBA em Gestão de Planejamento Estratégico no Público, MBA em Gestão de Instituições Públicas, Tecnólogo em Gestão Pública e Tecnólogo em Gestão Comercial. As disciplinas ministradas são: Gestão Estratégica de Organizações Públicas, Planejamento e Gestão Estratégica, Marketing, Marketing Público, Teoria das Organizações e Administração Financeira e Orçamentária. É também Integrante dos grupos de pesquisa em Marketing and Consumption Lab (MCL-UNIR), Gestão da Inovação e Tecnologia - GEITEC, e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade - GEPISA.

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Publicado

2021-12-16