Gerenciamento de projetos aplicado ao produto de inovação
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6425.2023.001.0002Palavras-chave:
Pesquisa e Desenvolvimento, Metodologia Ágil, Scrum, PMIResumo
Como o P&D está sempre atrelado a uma variável de incerteza em relação aos seus resultados, uma maneira de diminuir o impacto das dificuldades que possam surgir durante a execução do escopo dos projetos, seria a adoção da metodologia ágil. Já que ela consiste em um conjunto de práticas que visam atuar de acordo com as demandas dos projetos, atuando e realizando tudo com a maior eficiência possível. Esse artigo tem como objetivo demonstrar como a gestão ágil de projetos pode atender a necessidade de empresas que atuam no setor de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Já que os escopos desses projetos possuem um alto nível de complexidade e oscilação. Para desenvolver o presente artigo, foi apresentado um estudo bibliográfico sobre gerenciamento de projetos, suas definições e um breve resumo sobre as metodologias mais utilizadas, posteriormente aplicado um questionário ao setor de P&D de uma empresa que atua diretamente no setor energético brasileiro. Tendo ciência que a implantação de uma metodologia ágil requer uma mudança não só em nível de ferramentas e organização da equipe, mas também em uma mudança real na mentalidade de cada participante do processo, foi decidido adotar o framework Scrum visando melhor adaptação a realidade da empresa em questão. O resultado da pesquisa se mostrou bastante positivo em relação a adoção do modelo de gerenciamento ágil e possibilitou concluir que o uso de métodos ágeis aplicados nas áreas de P&D acaba por gerar um forte valor para toda cadeia de Stakeholders envolvidos, permitindo aos times de projetos uma visão mais ampla sobre a condução e entrega dos seus resultados na empresa estudada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Technology Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.