Avaliação agronômica de três melões híbridos Cucumis melo (Gold Honey, Rina f1 e Ovation) e transferência de conhecimento de um manual didático na fazenda Bella Vista, aldeia Tranquita na região de Ariari, Meta, Colômbia.

Autores

  • Jorge Luis Triana Riveros Universidade de Brasília https://orcid.org/0000-0002-2310-1256
  • Juan David Triana Riveros Universidad de los Llanos
  • Monica del Pilar Rodriguez Rodriguez Universidad de los Llanos
  • Cesar Enrique Vera Universidad de los Llanos

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6476.2021.001.0002

Palavras-chave:

Estágio fenológico Melão, Educação não formal, Meio rural

Resumo

Na região de Ariari existe uma variedade de expoentes e adaptáveis aos cultivos tópicos, que têm permitido ao longo do tempo uma estabilidade econômica para os agricultores, com a implantação e comercialização do plantio, tais como: maracujá (Passiflora edulis), banana (Musa acuminata), mandioca (Manihot esculenta), goiaba (Psidium guajava), milho (Zea mays), arroz (Oriza sativa), fruta transitória, entre outras, permitindo posicionar a região como uma das mais importantes frutíferas do país. Gera a necessidade urgente de avançar nos processos de modernização e desenvolvimento de novos processos de produção agrícola, o que torna pertinente este processo de investigação, que se orientou para o conhecimento de alternativas na produção do melão (Cucumis melo), que é uma cultura que gera benefícios representados em adaptabilidade, rendimento produtivo, fluxo de caixa, estágios fenológicos curtos, lucratividade, entre outros. Isso foi feito por meio da realização de avaliação agronômica de três melões híbridos (mel Gold, Rina F1, Ovation) e transferência de conhecimento a partir de um manual didático na fazenda Bella Vista, aldeia Tranquitas do Ariari, onde a pesquisa experimental é enquadrada com enfoque educacional e social, onde a produtividade da safra foi avaliada pelo monitoramento fenológico de melão híbrido (mel dourado, Rina F1 e Ovation) por meio de estatística descritiva (média, mediana e desvio padrão) para interpretação e dados concisos que nos permitem distinguir o melhor híbrido da região, como um meio de potencializar os exercícios; A execução do processo permitiu contribuir com a formação pedagógica de agricultores e trabalhadores, por meio do desenvolvimento de estratégias de ensino e elaboração de um manual que possibilite a divulgação e transferência de tecnologia, para aumentar o número de produtores na região de Ariari.

Biografia do Autor

Jorge Luis Triana Riveros, Universidade de Brasília

Doutorando em Política Social com habilitação em Política, Estado e Sociedade pela Universidade de Brasília, Mestre em Agronegócios com habilitação em Agricultura Familiar, Competitividade e Sustentabilidade no Agronegócio pela Universidade de Brasília e Engenheiro Agrônomo pela Universidad de los Llanos (Colômbia). Atualmente é Professor Universitário Voluntário vinculado ao Departamento de Administração da Universidade de Brasília (UnB). Atua na análise, compreensão e implementação de políticas públicas, estuda o fenômeno das migrações da juventude rural em América Latina, além de pesquisar as interações entre as políticas e a sociabilidade capitalista, emancipação política e humana, tendências e perspectivas de programas sociais. Possui experiência como pesquisador, professor, gestor e consultor internacional.

Juan David Triana Riveros, Universidad de los Llanos

Possui graduação em Licenciatura en Producción Agropecuaria pela Universidad de los Llanos(2015). Tem experiência na área de Agronomia.

Monica del Pilar Rodriguez Rodriguez, Universidad de los Llanos

Possui mestrado em Maestría en Educación pela Universidad de Caldas(2013). Atualmente é Docente de planta da Universidad de los Llanos. Tem experiência na área de Educação.

Downloads

Publicado

2022-03-29

Edição

Seção

Extensão e Desenvolvimento Rural