Avaliação agronômica de três melões híbridos Cucumis melo (Gold Honey, Rina f1 e Ovation) e transferência de conhecimento de um manual didático na fazenda Bella Vista, aldeia Tranquita na região de Ariari, Meta, Colômbia.
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6476.2021.001.0002Palavras-chave:
Estágio fenológico Melão, Educação não formal, Meio ruralResumo
Na região de Ariari existe uma variedade de expoentes e adaptáveis aos cultivos tópicos, que têm permitido ao longo do tempo uma estabilidade econômica para os agricultores, com a implantação e comercialização do plantio, tais como: maracujá (Passiflora edulis), banana (Musa acuminata), mandioca (Manihot esculenta), goiaba (Psidium guajava), milho (Zea mays), arroz (Oriza sativa), fruta transitória, entre outras, permitindo posicionar a região como uma das mais importantes frutíferas do país. Gera a necessidade urgente de avançar nos processos de modernização e desenvolvimento de novos processos de produção agrícola, o que torna pertinente este processo de investigação, que se orientou para o conhecimento de alternativas na produção do melão (Cucumis melo), que é uma cultura que gera benefícios representados em adaptabilidade, rendimento produtivo, fluxo de caixa, estágios fenológicos curtos, lucratividade, entre outros. Isso foi feito por meio da realização de avaliação agronômica de três melões híbridos (mel Gold, Rina F1, Ovation) e transferência de conhecimento a partir de um manual didático na fazenda Bella Vista, aldeia Tranquitas do Ariari, onde a pesquisa experimental é enquadrada com enfoque educacional e social, onde a produtividade da safra foi avaliada pelo monitoramento fenológico de melão híbrido (mel dourado, Rina F1 e Ovation) por meio de estatística descritiva (média, mediana e desvio padrão) para interpretação e dados concisos que nos permitem distinguir o melhor híbrido da região, como um meio de potencializar os exercícios; A execução do processo permitiu contribuir com a formação pedagógica de agricultores e trabalhadores, por meio do desenvolvimento de estratégias de ensino e elaboração de um manual que possibilite a divulgação e transferência de tecnologia, para aumentar o número de produtores na região de Ariari.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Agrariae Liber
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.