O uso de drogas na adolescência
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6506.2021.002.0003Palavras-chave:
Drogas e adolescência, Equipe de enfermagem, Saúde públicaResumo
Descrever o uso de drogas na adolescência e os efeitos das drogas na vida do jovem, associar o uso de drogas com problemas neurológicos, relatar a atuação da equipe de enfermagem na prevenção para que não ocorra agravos de saúde, discutir o papel da família na vida desse jovem. Tratou-se de um estudo descritivo com revisão bibliográfica que teve como bases de dados SciELO, Biblioteca Virtual, Google Acadêmico, LILACS, PubMed e Ministério da Saúde utilizando artigos publicados entre 2000 e 2021, sendo os descritores: Drogas e adolescência; Equipe de enfermagem; Saúde pública. Foram analisados ao todo 30 artigos onde 21 foram selecionados por ter relação com o tema, sendo que os critérios de inclusão foram relação com o tema, publicações gratuitas, descritores utilizados, coerência com o tema. A adolescência é a fase de amadurecimento onde o jovem começa a conhecer a diversidade do mundo, sendo assim introduzido em uma sociedade onde começa a conhece os riscos e benefícios das próprias escolhas, de acordo com essa nova jornada ele acaba despertando uma curiosidade para as coisas desconhecidas sendo elas boas ou não, dessa forma começa o uso de substâncias licitas e ilícitas, sexo sem a devida proteção, crimes. Neste contexto cabe ao enfermeiro ter como papel principal atuar na promoção e proteção desses jovens relatando a realidade do consumo de drogas e participar na recuperação dos que já estão consumindo, buscando sempre orientar as famílias da comunidade para ficarem atentos sobre o que ocorre no seio familiar, realizar campanhas sobre o assunto, palestras nas escolas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Health of Humans
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.