Importância do enfermeiro no tratamento da oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) e no suporte pulmonar e circulatório

Autores

  • Danubia Cristina Sousa Santos Faculdade Juscelino Kubitschek
  • Fabiane Rosa da Costa Faculdade Juscelino Kubitschek
  • Ronaldo Nunes Lima Faculdade Juscelino Kubitschek

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6506.2022.002.0002

Palavras-chave:

Oxigenação por membrana extracorpórea, Cuidados de enfermagem, Covid19, ECMO

Resumo

Este artigo buscou identificar a importância do enfermeiro no tratamento da insuficiência cardíaca e respiratória por parte da auxiliação dos mecanismos de oxigenação extracorpórea por membrana. Tendo em vista que a ECMO é um suporte benéfico, que atua diretamente no tratamento da insuficiência respiratória grave, insuficiência cardíaca grave e em parada cardiorrespiratória ao permitir trocas gasosas extracorpóreas e juntamente providencia a circulação sistêmica. Por meio da literatura e artigos, identificar manejos para pacientes que utilizam ECMO, pacientes com hipoxemia refrataria e no tratamento da COVID-19, conhecer indicações e contraindicações do tratamento e abordar a importância da profissão. Diante disso iniciamos revisões sistêmicas a respeito do assunto em protocolos, manuais de evidências com qualidade para indicar a segurança do tratamento. Os bancos de dados utilizados foram; Scielo (Scientific Eletronic Library Online), BVS (Biblioteca virtual em saúde) e OMS (Organização Mundial de Saúde). Periódicos em banco de dados nacionais e internacionais, publicados entre 2017 e 2022, utilizando como auxiliares na pesquisa os operadores booleanos: AND, OR, NOT. Foram excluídos os periódicos publicados anteriores a 2017, e que fogem ao tema e objetivo proposto. Os sinônimos e descritores: ECMO, hipoxemia refrataria, suporte pulmonar artificial, enfermeiro e COVID19. Além do mais, os parâmetros obtidos em relação ao tratamento com auxílio da ECMO se mostraram acima da média com 64% de relevância, porém, 11% determinam o estudo com necessidade de mais comprovações de eficácia para o manejo. A ECMO é um método que tem sido mais incluso nos tratamentos devido aos seus resultados, trazendo benefícios aos pacientes acometidos pelas doenças cardiopulmonares mecânicas em situações de insuficiência respiratória grave, insuficiência cardíaca ou em ambas.

Biografia do Autor

Danubia Cristina Sousa Santos, Faculdade Juscelino Kubitschek

Possui ensino-medio-segundo-graupelo centro educacional bandeirantes(2017). 

Fabiane Rosa da Costa , Faculdade Juscelino Kubitschek

Possui ensino-medio-segundo-graupelo colegio logus(2010). 

Ronaldo Nunes Lima, Faculdade Juscelino Kubitschek

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade LS , docente nas Faculdades LS ; Faculdade ESAS e Faculdade JK - Brasília-DF ;Instrutor do Instituto Brasileiro de Atendimento Pre Hospitalar- IBRAPH-SBV(Suporte básico de vida) e primeiros socorros ; Tutor no programa de residência oncológica em enfermagem no Hospital de base de Brasília. Atuou como Oficial das forças armadas Brasileira atuando na área de atendimento de emergência intra hospitalar. Atuou como gerente de diagnostico e terapia, e gerente de enfermagem do hospital Regional de Taguatinga -SES-DF. Trabalhou como assessor especial do secretario Estadual de Saúde do Distrito Federal(2015 à 2018); Enfermeiro no Hospital de Base de Brasília. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem; Mestrado em ciências e tecnologia em saúde; Especialista em Urgência e Emergência/Resgate aeromedico ;Especialista em Unidade de Terapia intensiva adulto; Especialista em Unidade de Terapia intensiva Pediátrica ;Especialista em Unidade de Terapia intensiva Neonatal; Especialista em geriatria e gerontologia. 

Publicado

2022-10-14