Importância do enfermeiro no tratamento da oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) e no suporte pulmonar e circulatório
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6506.2022.002.0002Palavras-chave:
Oxigenação por membrana extracorpórea, Cuidados de enfermagem, Covid19, ECMOResumo
Este artigo buscou identificar a importância do enfermeiro no tratamento da insuficiência cardíaca e respiratória por parte da auxiliação dos mecanismos de oxigenação extracorpórea por membrana. Tendo em vista que a ECMO é um suporte benéfico, que atua diretamente no tratamento da insuficiência respiratória grave, insuficiência cardíaca grave e em parada cardiorrespiratória ao permitir trocas gasosas extracorpóreas e juntamente providencia a circulação sistêmica. Por meio da literatura e artigos, identificar manejos para pacientes que utilizam ECMO, pacientes com hipoxemia refrataria e no tratamento da COVID-19, conhecer indicações e contraindicações do tratamento e abordar a importância da profissão. Diante disso iniciamos revisões sistêmicas a respeito do assunto em protocolos, manuais de evidências com qualidade para indicar a segurança do tratamento. Os bancos de dados utilizados foram; Scielo (Scientific Eletronic Library Online), BVS (Biblioteca virtual em saúde) e OMS (Organização Mundial de Saúde). Periódicos em banco de dados nacionais e internacionais, publicados entre 2017 e 2022, utilizando como auxiliares na pesquisa os operadores booleanos: AND, OR, NOT. Foram excluídos os periódicos publicados anteriores a 2017, e que fogem ao tema e objetivo proposto. Os sinônimos e descritores: ECMO, hipoxemia refrataria, suporte pulmonar artificial, enfermeiro e COVID19. Além do mais, os parâmetros obtidos em relação ao tratamento com auxílio da ECMO se mostraram acima da média com 64% de relevância, porém, 11% determinam o estudo com necessidade de mais comprovações de eficácia para o manejo. A ECMO é um método que tem sido mais incluso nos tratamentos devido aos seus resultados, trazendo benefícios aos pacientes acometidos pelas doenças cardiopulmonares mecânicas em situações de insuficiência respiratória grave, insuficiência cardíaca ou em ambas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Health of Humans
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.