Criação de protótipo para alerta de vacinas em dispositivos móveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6506.2024.001.0001

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde Comunitária, Imunização, Tecnologia em Saúde

Resumo

Este estudo descreve o desenvolvimento de um protótipo de aplicativo móvel destinado a melhorar a adesão à vacinação no município de Cáceres, através de recursos informativos e lembretes de datas de vacinação. O objetivo principal foi criar uma ferramenta que minimizasse os atrasos de vacinação causados pelo esquecimento das datas agendadas e aumentasse o conhecimento público sobre vacinas. Utilizamos uma metodologia de pesquisa aplicada, de natureza descritiva e abordagem qualitativa. Os resultados indicam que o protótipo conseguiu alcançar um alto nível de usabilidade, classificado como muito alto pelos usuários testes. Adicionalmente, o aplicativo demonstrou potencial para servir como uma ferramenta eficaz na melhoria da cobertura vacinal, facilitando o acesso a informações essenciais e melhorando a assistência à saúde da população. Este estudo confirma que a integração de tecnologias móveis na saúde pública pode ser uma estratégia valiosa para ampliar a adesão às campanhas de vacinação.

Biografia do Autor

Ana Carolina Gonçalves Raimundo, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso(2016).

Bianca Teshima de Alencar, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT (2013), Mestra em Ciências Ambientais- UNEMAT na linha de saúde, com ênfase em parasitologia humana (2018), Especialista em Nefrologia em Enfermagem pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2022). Docente na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), atuante na disciplina de assistência de enfermagem em saúde do Adulto, enquadramento professor auxiliar. Experiência profissional nos setores de: Hemodiálise, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, G.O, Ambulatório.

Mariana Lenina Menezes Aleixo, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Bacharel em Enfermagem (2005) e mestrado em Ciências Ambientais (2018) pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente é discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Doutorado), docente e pesquisadora da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando principalmente nos seguintes temas: Helicobacter pylori, atividade antibacteriana e antioxidante, efeito sinérgico e mecanismo de ação do mel e própolis, assistência de enfermagem na saúde do adulto e idoso.

Downloads

Publicado

2024-04-20

Edição

Seção

Biotecnologia, Biossegurança e Bioética