Interesses de lazer por universitários ingressantes em um curso de graduação em educação física
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6654.2023.001.0001Palavras-chave:
Lazer, Educação Física, Interesses, UniversitáriosResumo
O presente estudo tem como objetivo apresentar os interesses de lazer de jovens universitários ingressantes no curso de graduação em Educação Física. O estudo é caracterizado como descritivo e exploratório. Participaram do estudo 71 universitários do primeiro semestre do curso de Educação Física, sendo 36 do sexo masculino e 35 do sexo feminino, ingressantes nos dois semestres letivos do ano de 2019. O instrumento para o diagnóstico das práticas de lazer dos jovens foi o Relatório de Atividades Diárias e Ocupações. Em relação aos interesses de lazer dos participantes foi possível destacar que o interesse pelo lazer virtual apresentou 90,1% entre os jovens, seguido das atividades de lazer físico (83,1%), social (74,6%) e intelectual (73,2%) e as atividades com menor frequência foram o lazer artístico (40,8%), turístico (36,6%) e manual (32,4%). Com esses dados pode-se observar as relações do lazer contemporâneo e auxiliar os profissionais de lazer a organizar, planejar e executar ações na educação para o lazer, para formar sujeitos com entendimentos sobre como usar o seu tempo disponível de forma mais ativa e positiva, visto que as motivações para os interesses do lazer são construídas a partir das relações sociais dos atores sociais envolvidos pois a partir das nossas experiencias e interesses vividos ao longo da nossa história de vida se é possível perceber o quanto o lazer está conectado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Humanum Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução. Em exceção, os autores da seção especial “Registro de Obras Artísticas (fotografias, músicas, poesias, poemas, sonetos etc.)”, existente em periódicos da área “Artes/Música”, preservam os direitos autorais e materiais.