Interesses de lazer por universitários ingressantes em um curso de graduação em educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6654.2023.001.0001

Palavras-chave:

Lazer, Educação Física, Interesses, Universitários

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar os interesses de lazer de jovens universitários ingressantes no curso de graduação em Educação Física. O estudo é caracterizado como descritivo e exploratório. Participaram do estudo 71 universitários do primeiro semestre do curso de Educação Física, sendo 36 do sexo masculino e 35 do sexo feminino, ingressantes nos dois semestres letivos do ano de 2019. O instrumento para o diagnóstico das práticas de lazer dos jovens foi o Relatório de Atividades Diárias e Ocupações. Em relação aos interesses de lazer dos participantes foi possível destacar que o interesse pelo lazer virtual apresentou 90,1% entre os jovens, seguido das atividades de lazer físico (83,1%), social (74,6%) e intelectual (73,2%) e as atividades com menor frequência foram o lazer artístico (40,8%), turístico (36,6%) e manual (32,4%). Com esses dados pode-se observar as relações do lazer contemporâneo e auxiliar os profissionais de lazer a organizar, planejar e executar ações na educação para o lazer, para formar sujeitos com entendimentos sobre como usar o seu tempo disponível de forma mais ativa e positiva, visto que as motivações para os interesses do lazer são construídas a partir das relações sociais dos atores sociais envolvidos pois a partir das nossas experiencias e interesses vividos ao longo da nossa história de vida se é possível perceber o quanto o lazer está conectado.

Biografia do Autor

José de Caldas Simões Neto, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Doutorando em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Mestre em Educação pela Universidade Regional do Cariri - URCA em 2019. Especialista em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos pela FacuMinas (2023), Especialista em Nutrição Esportiva e Treinamento Desportivo pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio em 2015, Especialista em Gestão Escolar com ênfase em Psicologia da Aprendizagem pela Faculdade Evangélica do Piauí em 2014 e Especialista em Prática Docente do Ensino Superior pela Faculdade Integradas de Patos em 2013, Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio em 2012.Técnico em Auxiliar de Fiscalização Ambiental pelo Instituto Tecnológico Brasileiro em 2017. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Lazer e Sociedade do Departamento de Educação Física da UNILEÃO desde 2016. Atualmente é Coordenador e Docente dos Cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) na UNILEÃO e Gerente de Formação de Professores na SEDUC de Juazeiro do Norte-CE. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, Lazer e Sociedade; Formação de Professores; Gestão de Lazer e Meio Ambiente e Corpo, Sexo e Gênero na Educação Física.

Maria Leciana da Silva, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Especialista em Educação Física, Saúde e Lazer com ênfase em Gestão do Lazer pelo Instituto Federal do Ceará-IFCE em 2021. Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdade Integrada de Patos - FIP em 2018. Graduada em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO em 2016. Membro do grupo de pesquisa em Educação Física, Lazer e Sociedade do Departamento de Educação Física da UNILEÃO. Atua nas seguintes temáticas: Educação Física e Lazer, Educação emocional, Estresse e Educação. Atualmente, é professora da rede estadual de ensino e da rede municipal de Caririaçu-CE.

Marcos Antonio Araujo Bezerra, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente - UECE. Especialista em Fisiologia do Exercício e Grupos Especiais (UNILEÃO), Especialista em Nutrição Esportiva e Treinamento Desportivo (UNILEÃO), Especialista em Saúde Coletiva (FAVENI). Líder do Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (GPAFS). Graduado em Educação Física (UNILEÃO).Graduando em Fisioterapia (UNICESUMAR). Docente dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Docente efetivo da rede pública municipal de Educação (Várzea Alegre, Ceará). O enfoque de sua pesquisa é: Determinantes de saúde da criança e do adolescente; Alterações do padrão ciclo sono-vigília; Atividade Física e Ritmos Biológicos.

Gabriel de Melo Rocha, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio(2020).

Publicado

2023-09-05

Edição

Seção

Práticas Esportivas e de Lazer