Currículos culturais e a educação para a cidadania global

Autores

  • Mackson Azevedo Mafra Universidad de la Integración de las Américas https://orcid.org/0000-0003-0879-3212
  • Daiane de Lourdes Alves Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Matias Rebouças Cunha Universidade Luterana do Brasil
  • João Carlos Machado Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Jorge José Klauch Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Jaqueline Leandro de Sá Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Olivéria Ronilda Rodrigues Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6654.2024.001.0010

Palavras-chave:

Currículos Culturais, Educação, Cidadania Global, Diversidade Cultural, Práticas Educativas Interculturais, Cidadãos Globais

Resumo

Este estudo abordou a integração de currículos culturais e a educação para a cidadania global, enfatizando a necessidade de desenvolver currículos que reflitam a diversidade cultural e promovam o entendimento e o respeito mútuo entre diferentes culturas. O objetivo geral foi explorar como os currículos podem ser desenvolvidos para incluir perspectivas culturais diversas, contribuindo para a formação de cidadãos globais. A metodologia adotada consistiu em uma revisão bibliográfica de literatura relevante sobre o tema, incluindo análises de estudos de caso e exemplos práticos de práticas educativas interculturais bem-sucedidas. Os resultados indicaram que, apesar dos desafios significativos na implementação de currículos culturais, existem oportunidades consideráveis para enriquecer a experiência educacional e promover uma maior compreensão e respeito entre culturas. As considerações finais destacaram a importância de uma abordagem educacional que valorize a diversidade cultural e prepare os estudantes para atuar de maneira responsável e ética no cenário global.

Biografia do Autor

Mackson Azevedo Mafra, Universidad de la Integración de las Américas

DOUTOR em Ciência da Educação no Programa de doutorado em Ciência da Educação da Universidade de La Integracion de Las Americas - UNIDA sendo cursada na Cidade Del Este Paraguay iniciado em janeiro do ano de 2022 e finalizado em janeiro de 2024; MESTRE em Ciência da Educação - curso realizado no Programa de Mestrado em Ciência da Educação da Universidade de La Integracion de Las Americas - UNIDA sendo cursada na Cidade Del Este Paraguay concluída em julho no ano de 2021; ESPECIALISTA em Conservação dos Recursos Naturais curso realizado na Universidade do Estado do Amazonas no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga-AM concluído no ano de 2015; GRADUADO em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga-AM concluído no ano de 2012. Atuou como professor/instrutor no programa PRONATEC e MULHERES MIL no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM Campus Tabatinga-AM no segundo semestre do ano de 2013 e no segundo semestre do ano de 2014; atuou como Assistente Técnico Administrativo no Departamento de Ensino Pesquisa e Extensão no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM Campus Tabatinga-AM no período de maio de 2011 a abril 2014 e Atuou com professor voluntario no curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade do Estado do Amazonas no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga-AM; Anterior Secretario do Curso de Bacharelado em Pedagogia na Universidade do Estado do Amazonas no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga-AM; Atuou como professor Universitário no programa PARFOR na qual ministrou a disciplina Iniciação à Pesquisa Geográfica para a turma do curso de Licenciatura em Geografia em janeiro do ano de 2016; Atualmente é professor na Escola Estadual Professor Sebastião Augusto Loureiro Filho-SEDUC-AM com vinculo Estatutário efetivo dede de fevereiro do ano de 2016; é Pesquisador vinculado a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM, com projetos aprovados no âmbito do Programa Ciência na Escola- PCE- nos anos de 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021. 

Daiane de Lourdes Alves, Universidade do Estado de Mato Grosso

Sou graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela renomada Universidade Federal de Rondônia - UNIR e, possuo também segundas licenciaturas em artes, educação física, matemática, ao longo da minha trajetória, tenho aprimorado minha formação por meio de especializações em diversas áreas da Educação.Atualmente, exerço a função de professora na rede municipal da cidade de Sorriso, localizada no inspirador estado de Mato Grosso. Esta jornada tem sido enriquecedora e desafiadora, permitindo-me aplicar os conhecimentos adquiridos em minha formação acadêmica em prol da educação de crianças e jovens da nossa comunidade.Ao longo deste currículo, você encontrará detalhes sobre minha formação, experiência profissional, áreas de interesse e contribuições para a área da Educação. Espero que esta apresentação inicial desperte o interesse em conhecer mais sobre meu perfil acadêmico e minhas contribuições para o campo educacional.Estou à disposição para fornecer informações adicionais e detalhadas sobre meu currículo, bem como para discutir oportunidades de colaboração e desenvolvimento conjunto na área da Educação.

Matias Rebouças Cunha, Universidade Luterana do Brasil

Doutorando em Educação pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA; Mestrado Profissional em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitoria (2020),Especialista em Ensino de Matemática, Universidade Estadual do Ceará - UECE (2001), Especialista em Administração Escolar Universidade estadual vale do Acaraú (2008), Gestão da Escola Pública Universidade Federal de juiz de Fora (2012), Ciência da Religião Centro Universitário Campos de Andrade (2014) e História e Cultura Afro-brasileira Faculdade Futura (2018). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (1999), Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Ceara - UFC, (2017), Bacharel em Teologia pela Faculdade Kurios (2010), Licenciatura em História pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (2013), Licenciatura em Ciência da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (2020). Atualmente é tutor a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE e da Universidade Estadual do Ceará - UECE, bolsista pela CAPES.

João Carlos Machado, Universidade do Estado de Mato Grosso

Acadêmico de Pedagogia na Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT - Campus Universitário de Sinop.

Jorge José Klauch, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduado em Pedagogia pela Unemat - Universidade do Estado de Mato Grosso. Especialista em Educação Especial e Políticas de Inclusão

Jaqueline Leandro de Sá, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa(2013). Tem experiência na área de Letras. 

Olivéria Ronilda Rodrigues, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista(1996). Atualmente é Professor da Escola Municipal Prof Ana Cristina de Sena. Tem experiência na área de Educação.

Downloads

Publicado

2024-04-18

Edição

Seção

Políticas e Normas do Ensino Fundamental e Médio