Letramento em contextos multiculturais e multilíngues

Autores

  • Rodi Narciso Universidade do Estado de Mato Grosso https://orcid.org/0009-0003-7303-2150
  • Daiane de Lourdes Alves Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Daniela Paula de Lima Nunes Malta Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0001-5860-1624
  • Ana Maria de Oliveira Souza Universidade Estadual do Mato Grosso
  • Maria Valdeli Matias Batista Universidade do Estado do Pará
  • Jorge José Klauch Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Pedro Paulo Valadão Coelho Universidade Federal do Tocantins
  • Katia Silene Macedo de Medeiros Rodrigues Miami University of Science and Technology

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6654.2024.001.0004

Palavras-chave:

Letramento, Multiculturalismo, Multilinguismo, Educação Inclusiva, Estratégias Pedagógicas

Resumo

Esta revisão bibliográfica abordou o letramento em contextos multiculturais e multilíngues, focando nos desafios e oportunidades que esses contextos apresentam para as práticas de letramento, além de investigar a influência das culturas e línguas e discutir estratégias eficazes de promoção do letramento. O objetivo geral foi explorar como diferentes culturas e línguas influenciam as práticas de letramento e contribuem para a construção de identidades literárias, além de identificar metodologias de ensino que facilitam o letramento em ambientes diversificados. A metodologia consistiu na revisão de literatura, examinando estudos acadêmicos relevantes para entender as dinâmicas do letramento em tais contextos. Os resultados indicaram que, apesar dos desafios como barreiras linguísticas e culturais, há oportunidades significativas para o enriquecimento cultural e linguístico e o desenvolvimento de competências interculturais. As considerações finais enfatizaram a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas e adaptadas, bem como o uso de tecnologias educacionais para suportar o letramento diversificado, promovendo a inclusão e a equidade educacional.

Biografia do Autor

Rodi Narciso, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, pela Miami University of Science and Technology (MUST);Mestranda no Programa De Pós-Graduação Stricto Sensu Em Educação Inclusiva pelo PROFEI - UNEMAT/SINOP;Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense CTESOP, Pós-Graduada em Educação Especial pela FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba; Pós-Graduada em Gestão Escolar pela UNICID Universidade Cidade De São Paulo; Pós-Graduada em Deficiência Visual pela FAVENI - Faculdade venda Nova do Imigrante. Graduada em Pedagogia pelo Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense CTESOP; Professora na Rede Municipal de ensino na Prefeitura Municipal de Sinop desde 2006; Professora na Associação dos Deficientes Visuais e Amigos de SINOP; Experiência na área de Educação, com ênfase na área de deficiência visual, atuando principalmente nos seguintes temas: atendimento aos alunos com deficiência visual, formação para docentes, tecnologia assistiva, sala de Atendimento Educacional Especializado, reforço escolar, entre outras.

Daiane de Lourdes Alves, Universidade do Estado de Mato Grosso

Sou graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela renomada Universidade Federal de Rondônia - UNIR e, possuo também segundas licenciaturas em artes, educação física, matemática, ao longo da minha trajetória, tenho aprimorado minha formação por meio de especializações em diversas áreas da Educação.Atualmente, exerço a função de professora na rede municipal da cidade de Sorriso, localizada no inspirador estado de Mato Grosso. Esta jornada tem sido enriquecedora e desafiadora, permitindo-me aplicar os conhecimentos adquiridos em minha formação acadêmica em prol da educação de crianças e jovens da nossa comunidade.Ao longo deste currículo, você encontrará detalhes sobre minha formação, experiência profissional, áreas de interesse e contribuições para a área da Educação. Espero que esta apresentação inicial desperte o interesse em conhecer mais sobre meu perfil acadêmico e minhas contribuições para o campo educacional.Estou à disposição para fornecer informações adicionais e detalhadas sobre meu currículo, bem como para discutir oportunidades de colaboração e desenvolvimento conjunto na área da Educação. 

Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda e Mestra em Letras (2019) pelo Pós-graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, com ênfase em Linguística. Graduada em Letras - Português e Inglês (2002) e Pedagogia (2020) pela Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada; possui Especialização em Programação do Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco - UPE/FFPP (2004). Atualmente é docente de Português da Rede Pública de Serra Talhada - PE, como também atua como Educadora de Apoio da Rede Estadual de Pernambuco. Além de idealizadora e mediadora do clube de leitura "LEIA MULHERES SERTÃO" em Serra Talhada - PE. Tem experiência profissional na área de Letras e Linguística, principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa e suas interfaces, Gerativismo e Sociolinguística Variacionista. Sócio Efetivo do GELNE (Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste). Sócio efetivo da ALFAL (Associação de Linguística e Filologia da América Latina).

Ana Maria de Oliveira Souza, Universidade Estadual do Mato Grosso

Possui graduações em Pedagogia (Uninter, 2011) e Letras (Uninter, 2016). Pós-graduações em Gestão do Trabalho Pedagógico (Uninter, 2013), Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa (Uninter, 2019) e Educação Especial e Inclusiva (Fitec, 2022). Possui formações complementares em cursos curtos, sendo os mais recentes voltados às dificuldades de aprendizagem, metodologias, inclusão, educação especial e atendimento educacional especializado. Servidora efetiva do Estado e do município. Atualmente é professora na Sala de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) da Escola Estadual de Ensino Médio Waldemar Lindermayr e professora de Língua Portuguesa na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tancredo Neves, município de Novo Progresso, Pará.

Maria Valdeli Matias Batista, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação). Possui Graduação em Letras (Licenciado Pleno em Letras Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Pará e Graduação em Letras (Licenciada em Letras Língua Inglesa) pela Universidade Federal do Pará. Pós graduada em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade de Educação Montenegro. Especialista em Educação Social para Juventude - PROJOVEM URBANO pela Universidade do Estado do Pará. Pós graduada em Educação Especial pela Faculdade Montenegro. Professora titulada AD-1/G, pela Prefeitura Municipal de Abaetetuba e Professora titulada AD-4 Classe I Educação Especial pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), no município de Belém. Experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e em Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Jorge José Klauch, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduado em Pedagogia pela Unemat - Universidade do Estado de Mato Grosso. Especialista em Educação Especial e Políticas de Inclusão.

Pedro Paulo Valadão Coelho, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008). Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) . Especialista em Psicoterapia de Base Psicanalítica pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010) . Especialista em Psicologia Jurídica, Forense pela AVM Faculdade Integrada. Atualmente é Analista em Gestão Especializado - Área Psicologia na Defensoria Pública do Estado do Tocantins e psicanalista.

Katia Silene Macedo de Medeiros Rodrigues, Miami University of Science and Technology

Possui graduação em Letras - Inglês pelo Centro Universitário Fundação Santo André(2005).

Downloads

Publicado

2024-04-18

Edição

Seção

Pedagogia (Educação de Criança e Adolescente)