Letramento em contextos multiculturais e multilíngues
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6654.2024.001.0004Palavras-chave:
Letramento, Multiculturalismo, Multilinguismo, Educação Inclusiva, Estratégias PedagógicasResumo
Esta revisão bibliográfica abordou o letramento em contextos multiculturais e multilíngues, focando nos desafios e oportunidades que esses contextos apresentam para as práticas de letramento, além de investigar a influência das culturas e línguas e discutir estratégias eficazes de promoção do letramento. O objetivo geral foi explorar como diferentes culturas e línguas influenciam as práticas de letramento e contribuem para a construção de identidades literárias, além de identificar metodologias de ensino que facilitam o letramento em ambientes diversificados. A metodologia consistiu na revisão de literatura, examinando estudos acadêmicos relevantes para entender as dinâmicas do letramento em tais contextos. Os resultados indicaram que, apesar dos desafios como barreiras linguísticas e culturais, há oportunidades significativas para o enriquecimento cultural e linguístico e o desenvolvimento de competências interculturais. As considerações finais enfatizaram a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas e adaptadas, bem como o uso de tecnologias educacionais para suportar o letramento diversificado, promovendo a inclusão e a equidade educacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Humanum Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução. Em exceção, os autores da seção especial “Registro de Obras Artísticas (fotografias, músicas, poesias, poemas, sonetos etc.)”, existente em periódicos da área “Artes/Música”, preservam os direitos autorais e materiais.