Avaliação da aplicação do tema transversal ‘sexualidade e gravidez na adolescência’ em escolas de ensino médio do interior do Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6654.2020.001.0005

Palavras-chave:

Adolescentes, Métodos contraceptivos, Biologia

Resumo

Atualmente o modelo educacional brasileiro está fortemente embasada no ensino por competências e habilidades, com uma abordagem enfática nos ‘Temas Transversais’. Cada um destes temas deve ser trabalhado buscando fundamentação na vida cotidiana do aluno, conferindo aos conteúdos trabalhados em sala de aula um significado real. Por tanto, o problema que permeia a presente pesquisa é a evidenciar o trabalho enfático do tema transversal ‘Sexualidade’ em colégios localizados uma cidade no interior do Estado do Tocantins. Com tudo, o objetivo do presente trabalho é expressar os resultados de um levantamento realizado nas escolas de 1ª série do Ensino Médio encontradas no Município de Guaraí, Estados do Tocantins a respeito do que os alunos sabem sobre sexualidade, métodos contraceptivos e gravidez na adolescência. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio da aplicação de questionários de múltipla escolha. Os resultados obtidos demonstram que as escolas cumprem seu papel quanto a educação sexual de seus alunos e que os professores da disciplina de Biologia são os que mais contribuem para esta formação. Provavelmente a não abordagem deste tema em outras disciplinas esteja atrelado a ausência de capacitação que conscientizem os professores de todas disciplinas do currículo a importância dos Temas Transversais.

Biografia do Autor

Leonardo Guerra dos Santos , Instituto Educacional Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí(2018) e aperfeicoamento em EDUCAÇÃO INFANTIL pela W.R. EDUCACIONAL/ABED-ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA(2017). Atualmente é VISTORIA VEICULAR da Aliança Vistoria. Tem experiência na área de Biologia Geral.

Sidiney Ferreira dos Santos , Instituto Educacional Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto Educacional Santa Catarina/Faculdade Guaraí(2018). Tem experiência na área de Biologia Geral.

Ana Paula Martins Guimarães, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Universidade Federal do Tocantins, modalidade licenciatura (2012) e bacharel (2017); Mestre em Ecologia de Ecótonos pela Fundação Universidade Federal do Tocantins, com linha de pesquisa em Microbiologia Ambiental e Ecologia de leveduras, modalidade Stricto sensu (2016). Experiência na Educação Superior como Professora Adjunto do Instituto Educacional Santa Catarina/Faculdade Guaraí, nas áreas de Ecologia, com ênfase em Microbiologia Geral e dos Alimentos, Biologia Celular e Molecular, ministrando as seguintes disciplinas: Microbiologia Geral, Microbiologia dos Alimentos, Biologia Geral e Celular, Biologia Molecular, Ecologia, Evolução e Didática de Ensino.Atualmente, Professora Regente de Biologia no Ensino Médio e Coordenadora da área de Ciências da Natureza na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Major Juvenal Pereira de Sousa. 

Downloads

Publicado

2020-06-01