Currículo e prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Alberto da Silva Franqueira Must University
  • Dayana Passos Ramos Facultad Interamericana de Ciências Sociales
  • Silvanete Cristo Viana Universidade Cândido Mendes

Palavras-chave:

Currículo, Ensino Fundamental, Prática Docente

Resumo

As instituições de ensino vivem uma realidade de constantes mudanças diante dos avanços tecnológicos, o que exige maior qualificação das práticas dos professores, dos novos meios de implantar um currículo inovador nas escolas. O objetivo geral deste artigo é apresentar a revisão da literatura sobre currículo e prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental, com análise e discussão dos estudos selecionados em obras como artigos científicos, dissertações de mestrado e tese de doutorado pesquisado nos repositórios das instituições de ensino superior brasileira e demais plataformas científicas sobre a relevância e contribuição do tema tratado. O objetivo específico é analisar como estão as produções acadêmicas sobre o objeto que está incluído dentro da especialização em linguagens, tecnologia e o mundo do trabalho. Foram selecionados 14 trabalhos a partir da abordagem do tema no qual foram revisados. Dessa forma, foi possível identificar a partir dos trabalhos consultados que nas pesquisas desenvolvidas pelos pesquisados/autores percebe-se a necessidade de aprimoramento da prática docente e da inovação no currículo nas escolas.

Publicado

2024-11-22

Edição

Seção

Pedagogia (Educação de Criança e Adolescente)