Auditoria interna como ferramenta de gestão para as empresas
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6417.2021.002.0003Palavras-chave:
Auditoria interna, Empresas , GestãoResumo
Com todas as mudanças que ocorrem no mundo corporativo devido a globalização e a competitividade que está cada vez maior, é de suma importância que os administradores busquem ferramentas que sejam capazes de auxiliar no controle das organizações. Por conta disso, a atividade de auditoria interna passou a fazer parte das empresas modernas. Dessa forma, o objetivo geral do trabalho foi compreender as contribuições da auditoria interna como ferramenta de apoio para à gestão empresarial. A metodologia utilizada no presente trabalho compreendeu em uma Revisão Bibliográfica sobre o tema proposto, no qual essa foi dividida em três capítulos: primeiro se explicou a evolução, definição e tipos da auditoria contábil, em seguida se descreveu os procedimentos da auditoria interna nas empresas, por fim se caracterizou as contribuições da auditoria interna para à gestão empresarial. Nos tempos modernos a auditoria passou a ser uma ferramenta de suma importância que deve ser usada pela governança empresarial como um instrumento de controle. Sendo assim, a implantação de uma auditoria interna contribui para que a organização possa identificar erros ou fraudes reduzindo o risco financeiro e operacional. Por meio dos relatórios que são elaborados pela auditoria é que os administradores passam a ter informações tempestivas, integras e que sejam mais confiáveis para o processo decisório.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Management Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.