Cuidados na relação de clientela entre o contador externo e o MEI na região de ultrapassagem do limite de receita bruta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6417.2022.002.0003

Palavras-chave:

Empreendedor, Faturamento, Desenquadramento, Contador

Resumo

Pretendeu-se, com este estudo, analisar os cuidados na relação de clientela entre o contador externo e o microempreendedor individual (MEI) na região de ultrapassagem do limite de recita bruta sujeito ao desenquadramento, a fim de se obter resposta sobre a importância em ter um profissional de contabilidade como gestor para o exercício empresarial simplificado, demonstrando os problemas que um empreendedor poderá sofrer sem as instruções adequadas. A partir das referências bibliográficas buscou identificar e analisar esse modelo de empresa, bem como sua abertura, restrições e como está inserido no ambiente econômico brasileiro. O Microempreendedor individual está cada vez aumentando consideravelmente e é uma boa opção para quem quer abrir seu próprio negócio formal sem muita burocracia. Nesse sentido, além de uma boa gestão, existem diversos cuidados que o empresário precisa ter para que esteja dentro das normas preestabelecidas, evitando assim, prejuízos decorrentes do não cumprimento das regras e deveres. A Abordagem desse trabalho foi qualitativa, tendo como procedimento básico a análise de conteúdo e o instrumento de coletas de dados sobre duas empresas distintas com tabelas apresentando seus faturamentos mensais e anuais. Os resultados revelam a densa relação com os principais desafios enfrentado pelo MEI em relação a ultrapassem anual do limite teto. 

Biografia do Autor

Mikaela Ferreira Prado, Universidade Federal de Rondonópolis

Formada em técnico secretariado pelo instituto federal de mato grosso campus Rondonópolis. E Com a Graduação em andamento em ciências contábeis na UFR.

Misayane da Silva Barros, Universidade Federal de Rondonópolis

Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Benjamim Cristobal Mardine Acuña, Universidade Federal de Rondonópolis

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA da Universidade de São Paulo - USP e certificado em contabilidade internacional - IFRS pelo ICAEW - Institute of Chartered Accountants in England and Wales. É professor da Universidade Federal de Rondonópolis. Foi membro da Comissão de Elaboração do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade - CFC. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995) e mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Rondonópolis; atuou como coordenador de orçamento, instrutor para certificação em IFRS, professor convidado em cursos de pós-graduação no Centro Oeste e Sudeste, coordenador de graduação em Ciências Contábeis e de Pós-Graduação, consultor contratado de órgãos governamentais de apoio ao desenvolvimento empresarial, coordenador administrativo e financeiro de concessionária de distribuição de energia elétrica, proprietário de escritório contábil e como consultor externo de diversas empresas das áreas de horti-fruti, transporte rodoviário de carga, confecções, comércio e serviços. Tem experiência nas áreas de Administração e de Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: informação, controle interno, sistemas, contabilidade, convergência contábil, apuração de tributos e planejamento sucessório. 

Publicado

2022-10-14

Edição

Seção

Contabilidade Fiscal e Tributária