Cuidados na relação de clientela entre o contador externo e o MEI na região de ultrapassagem do limite de receita bruta
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6417.2022.002.0003Palavras-chave:
Empreendedor, Faturamento, Desenquadramento, ContadorResumo
Pretendeu-se, com este estudo, analisar os cuidados na relação de clientela entre o contador externo e o microempreendedor individual (MEI) na região de ultrapassagem do limite de recita bruta sujeito ao desenquadramento, a fim de se obter resposta sobre a importância em ter um profissional de contabilidade como gestor para o exercício empresarial simplificado, demonstrando os problemas que um empreendedor poderá sofrer sem as instruções adequadas. A partir das referências bibliográficas buscou identificar e analisar esse modelo de empresa, bem como sua abertura, restrições e como está inserido no ambiente econômico brasileiro. O Microempreendedor individual está cada vez aumentando consideravelmente e é uma boa opção para quem quer abrir seu próprio negócio formal sem muita burocracia. Nesse sentido, além de uma boa gestão, existem diversos cuidados que o empresário precisa ter para que esteja dentro das normas preestabelecidas, evitando assim, prejuízos decorrentes do não cumprimento das regras e deveres. A Abordagem desse trabalho foi qualitativa, tendo como procedimento básico a análise de conteúdo e o instrumento de coletas de dados sobre duas empresas distintas com tabelas apresentando seus faturamentos mensais e anuais. Os resultados revelam a densa relação com os principais desafios enfrentado pelo MEI em relação a ultrapassem anual do limite teto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Management Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.