Gestão por competências no setor público: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6417.2022.002.0002Palavras-chave:
Gestão por competência, Setor público, Necessidades de treinamentoResumo
Este artigo teve como objetivo analisar as publicações sobre Gestão por Competências no setor público. Por meio de uma metodologia qualitativa, foi realizada uma revisão bibliográfica de 13 estudos na Scopus. Como resultados foi identificado maior enfoque dos pesquisadores em cargos de gestão, no sentido de identificar competências existentes e lacunas de aprendizagem. O Brasil se destacou com maior número de estudos, além de ter o primeiro indexado na base. Observou-se também uma tendência de pesquisas na área da saúde, demonstrando ser uma área com maior tendência ao amadurecimento das práticas de GC. A abordagem qualitativa foi mais utilizada pelos autores como forma de avaliar mais profundamente quais competências são necessárias ao desempenho profissional. As lacunas percebidas demonstram a necessidade de estudos futuros que contemplem diferentes contextos e organizações. Como barreiras na implementação da GC, os autores pontuaram a burocracia excessiva, cultura organizacional e falta de infraestrutura física e tecnológicas necessárias. Conclui-se que GC tem ganhado espaço no setor público, no entanto ainda é um tema que necessita de maior expansão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Management Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.