Inconsistências na petrobras e sua relação com os testes de auditoria
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6417.2023.001.0003Palavras-chave:
Auditoria, Inconsistências, Procedimentos de auditoria, AnálisesResumo
As demonstrações contábeis devem evidenciar a situação econômico-financeira da empresa, para tanto, devem estar em conformidade normas contábeis estabelecidas. Para auxiliar na asseguração a essa conformidade, as empresas usam os serviços de auditoria independente. O auditor denominado dessa maneira não pode possuir vínculo com a empresa, e após auditar determinada organização, precisa emitir sua opinião através de um relatório de auditoria. Esse relatório é amparado por uma gama de conhecimentos, documentos, relatórios analíticos, entre outros, que tem por função se constituir em evidências e, como tal, devem ser coletadas durante o processo mediante a aplicação de procedimentos como os testes de observância e substantivos. Muitas organizações, apesar de utilizarem esse serviço, vêm apresentando ao longo dos tempos, diversos processos de desconfiança sobre as suas demonstrações contábeis, algumas assumidas como fragilidades contábeis, outras apontadas como fraudes. Nesse contexto, apesar de não ser objetivo da auditoria a detectação de fraudes, este estudo tem como objetivo identificar que testes poderiam tê-las percebido. Para tal fim, realizou-se um estudo descritivo, com base em uma revisão bibliográfica sobre as demonstrações publicadas por uma empresa de grande porte, sobre elas uma análise de natureza qualitativa, considerando as possíveis inconsistências apresentadas por notícias e outros estudos já publicados em confronto com o que a literatura aplicada indica como possíveis testes padronizados de auditoria nas áreas em que as possíveis inconsistências tenham ocorrido. A análise compreende a empresa Petrobrás. Os meios utilizados para coleta de dados, consistiam-se em relatórios de auditoria e demais documentos emitidos pelas empresas. Os resultados desta pesquisa, mostraram que a empresa auditada, utiliza-se dos serviços de auditoria para que suas demonstrações estejam sempre dentro das normas contábeis estabelecidas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Management Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.