Knowledge of basic education teachers about the reuse of solid waste

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6441.2020.001.0005

Keywords:

Solid waste, Environmental education, Reuse

Abstract

In many cases, society is indifferent and silent on the issue of waste generation, either because it does not understand the negative environmental impacts it generates, due to lack of knowledge, or because it understands that it is a public management problem. It is believed that greater involvement of society is needed in the search for solutions and that environmental education may be the solution for greater engagement. This work aimed to evaluate the knowledge of Basic Education teachers about the reuse of solid waste. Initially, the research addresses four types of waste reuse: waste that is transformed into art, income, housing and that returns to the production cycle. As a result of the survey research, it is concluded that the knowledge of teachers about reusing solid waste is satisfactory, however, more sustainable practices can be performed, such as: separation of waste at home and the delivery of waste at the collection point.

Author Biographies

Débora Carline Baierle , Universidade La Salle

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004) , graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010) e Pós-graduada em Supervisão Escolar na Educação Básica, pelo Centro Universitário La Salle (2008). Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Impactos Ambientais, orientada pela Drª Professora Danielle Herbele Viegas. Leciona na Escola Municipal de Ensino Municipal Santa Marta de São Leopoldo. Tem experiência na área de Educação com Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Daniela da Cunha Silveira , Universidade La Salle

Discente do Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais pela Universidade La Salle (2019). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade La Salle - Canoas (2009/1). Atualmente sou professora de ciências e biologia da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RS com turmas do ensino fundamental e médio, e professora na ESCOLA LUTERANA DE ENSINO MÉDIO MARTINHO LUTERO onde atuo como professora de biologia para o ensino médio e organização de projeto de iniciação cientifica para os anos iniciais e fundamental I. Tem experiência na área de docência, com enfase Biologia Geral.

Flávia Monaco Vieira, Universidade La Salle

Mestranda do curso de Avaliação de Impactos Ambientais pela Universidade La Salle (previsão de conclusão no 2º semestre de 2020), especialista em Pericia Contábil pela Universidade Gama Filho (2010) e em Controladoria e Gestão pela Escola Aberta do Brasil (2013), Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Feevale (2007). Atualmente atua como Analista na Coordenadoria Geral de Contabilidade do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e Perita contábil judicial em processos trabalhista e cíveis. Possui conhecimentos técnicos na área contábil, fiscal, tributária e departamento de pessoal, com vivência em gestão de equipes e liderança.

Maria Geraldina Venancio , Universidade La Salle

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2004). Especialização em Gestão Social, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, e Especialização em Psicopedagogia Institucional. IESDE, pelo Instituto de Estudos Sociais e Desenvolvimento Educacional no Rio de Janeiro. Atualmente é Mestranda em Avaliação de Impactos Ambientais, pela na Universidade LaSalle (2019). Como Assistente Social e gestora de projetos na Associação Cultural e Beneficente Jardim de Infância Pinóquio. Tem experiência como docente no ensino superior, ministrando disciplinas do curso de Serviço Social da UNIASSELVI (2008-2019). As investigações realizadas são na área da gestão de organizações sociais e na elaboração de projetos sociais. 

Published

2020-08-26