Conhecimento de professores da educação básica sobre reaproveitamento dos resíduos sólidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6441.2020.001.0005

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Resíduos sólidos, Reaproveitamento

Resumo

Em muitos casos, a sociedade é indiferente e omissa sobre a questão da geração de resíduos, seja por não perceber os impactos ambientais negativos por ela gerados, por falta de conhecimento, ou por entender que se trata de um problema de gestão pública. Acredita-se que é necessário maior envolvimento da sociedade na busca de soluções e que a educação ambiental pode ser a solução para um maior engajamento. Este trabalho teve como objetivo avaliar o conhecimento de professores da Educação Básica sobre o reaproveitamento de resíduos sólidos. Inicialmente a pesquisa aborda quatro tipos de reaproveitamento de resíduos: resíduos que se transformam em arte, renda, moradia e que retornam ao ciclo produtivo. Como resultado da pesquisa de levantamento, conclui-se que o conhecimento dos professores sobre reaproveitamento de resíduos sólidos é satisfatório, no entanto, práticas mais sustentáveis podem ser realizadas, tais como: separação do lixo em casa e a entrega de resíduos no ponto de coleta.

Biografia do Autor

Débora Carline Baierle , Universidade La Salle

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004) , graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010) e Pós-graduada em Supervisão Escolar na Educação Básica, pelo Centro Universitário La Salle (2008). Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Impactos Ambientais, orientada pela Drª Professora Danielle Herbele Viegas. Leciona na Escola Municipal de Ensino Municipal Santa Marta de São Leopoldo. Tem experiência na área de Educação com Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Daniela da Cunha Silveira , Universidade La Salle

Discente do Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais pela Universidade La Salle (2019). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade La Salle - Canoas (2009/1). Atualmente sou professora de ciências e biologia da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RS com turmas do ensino fundamental e médio, e professora na ESCOLA LUTERANA DE ENSINO MÉDIO MARTINHO LUTERO onde atuo como professora de biologia para o ensino médio e organização de projeto de iniciação cientifica para os anos iniciais e fundamental I. Tem experiência na área de docência, com enfase Biologia Geral.

Flávia Monaco Vieira, Universidade La Salle

Mestranda do curso de Avaliação de Impactos Ambientais pela Universidade La Salle (previsão de conclusão no 2º semestre de 2020), especialista em Pericia Contábil pela Universidade Gama Filho (2010) e em Controladoria e Gestão pela Escola Aberta do Brasil (2013), Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Feevale (2007). Atualmente atua como Analista na Coordenadoria Geral de Contabilidade do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e Perita contábil judicial em processos trabalhista e cíveis. Possui conhecimentos técnicos na área contábil, fiscal, tributária e departamento de pessoal, com vivência em gestão de equipes e liderança.

Maria Geraldina Venancio , Universidade La Salle

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2004). Especialização em Gestão Social, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, e Especialização em Psicopedagogia Institucional. IESDE, pelo Instituto de Estudos Sociais e Desenvolvimento Educacional no Rio de Janeiro. Atualmente é Mestranda em Avaliação de Impactos Ambientais, pela na Universidade LaSalle (2019). Como Assistente Social e gestora de projetos na Associação Cultural e Beneficente Jardim de Infância Pinóquio. Tem experiência como docente no ensino superior, ministrando disciplinas do curso de Serviço Social da UNIASSELVI (2008-2019). As investigações realizadas são na área da gestão de organizações sociais e na elaboração de projetos sociais. 

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Publicado

2020-08-26