Produtos inovadores em microcervejarias situadas no alto Vale do Jequitinhonha/MG
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6425.2020.002.0001Palavras-chave:
Gestão Desenvolvimento de Produto, Inovação, Cervejas Especiais, MicrocervejariasResumo
O tema da inovação por parte das microcervejarias ganhou relevância nas últimas décadas alavancado por uma participação crescente da cerveja artesanal ou especial no mercado de bebidas alcoólicas do Brasil, onde a abertura de novos nichos de mercado por meio de novos produtos e serviços tem sido percebida. A necessidade de desenvolver estudos sobre produtos inovadores demonstram grande relevância neste contexto, pois são estes que determinam a sobrevivência e o sucesso de uma empresa no mercado, mais especificamente neste artigo abordaremos os casos das microcervejarias. O objetivo deste artigo é investigar, mapear práticas e processos que contribuam para os processos de inovação na produção das cervejas especiais feitas pelas cervejarias localizadas em uma cidade histórica do alto Vale do Jequitinhonha/MG. Como resultados são apresentados os processos e ações que foram utilizados para que a inovação se concretizasse nestas organizações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.