Produtos inovadores em microcervejarias situadas no alto Vale do Jequitinhonha/MG
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6425.2020.002.0001Palabras clave:
Gestão Desenvolvimento de Produto, Inovação, Cervejas Especiais, MicrocervejariasResumen
O tema da inovação por parte das microcervejarias ganhou relevância nas últimas décadas alavancado por uma participação crescente da cerveja artesanal ou especial no mercado de bebidas alcoólicas do Brasil, onde a abertura de novos nichos de mercado por meio de novos produtos e serviços tem sido percebida. A necessidade de desenvolver estudos sobre produtos inovadores demonstram grande relevância neste contexto, pois são estes que determinam a sobrevivência e o sucesso de uma empresa no mercado, mais especificamente neste artigo abordaremos os casos das microcervejarias. O objetivo deste artigo é investigar, mapear práticas e processos que contribuam para os processos de inovação na produção das cervejas especiais feitas pelas cervejarias localizadas em uma cidade histórica do alto Vale do Jequitinhonha/MG. Como resultados são apresentados os processos e ações que foram utilizados para que a inovação se concretizasse nestas organizações.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.