Innovative products in microbreweries located in the upper Jequitinhonha Valley/MG

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6425.2020.002.0001

Keywords:

Product Development Management, Innovation, Special Beers, Microbreweries

Abstract

The theme of innovation on the part of microbreweries has gained relevance in the last decades, leveraged by an increasing participation of craft or special beer in the Brazilian liquor market, where the opening of new niche markets through new products and services has been perceived. The need to develop studies on innovative products shows great relevance in this context, as these are what determine the survival and success of a company in the market, more specifically in this article we will address the cases of microbreweries. The purpose of this article is to investigate, map practices and processes that contribute to innovation processes in the production of special beers made by breweries located in a historic city in the upper Vale do Jequitinhonha/MG. The results show the processes and actions that were used to make innovation happen in these organizations.

Author Biographies

Ulisses Barros de Abreu Maia , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Administração de Sistemas de Informação pelo Centro Universitário UNA (2001). Mestrado em Administração pela Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo (2005). Doutorado em Andamento em Inovação Tecnológica na UFMG (Desde 2016). Foi coordenador do curso de Sistemas de Informação. Atualmente é professor assistente II(3) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Diamantina, onde leciona disciplinas na área de Engenharia, Administração e Humanas no Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UFVJM . Líder do Núcleo de Inteligência Tecnológica do ICT. Ocupa também o cargo administrativo financeiro na Diretoria de Educação à Distância.

João Francisco Sarno Carvalho, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Professor efetivo EBTT do IFNMG campus Araçuaí (MG). Doutorando em Inovação Tecnológica pelo DQI/ICEx/UFMG (2016), área de concentração em Gestão da Inovação, Propriedade Intelectual e Empreendedorismo. Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela UNIFEI (2016) na linha de pesquisa em Desenvolvimento e Sociedade. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo SENAC-SP (2017) e Especialista em Docência na Educação Profissional pela FAVENI (2019). Bacharel em Administração pela UFLA (2013). É consultor científico ad hoc de periódicos nas áreas de ciências sociais, ciências sociais aplicadas e interdisciplinar. Pertence ao Grupo de Pesquisa em Gestão e Formação Profissional (GEFORP) do IFMG e ao Grupo de Estudo e Pesquisas em Inovação do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais (VALE INOVAR)

Sheldon William Silva, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo. Especialista em Docência na Educação Profissional, Metodologias Ativas e Gestão Empresarial. Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Professor Efetivo da área de Administração no Instituto Federal de Minas Gerais. Docente desde 2007 em cursos de graduação e pós-graduação na área de gestão. Avaliador de cursos de graduação pelo INEP/MEC.

Published

2020-05-27