Candidíase na gestação
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6506.2022.002.0003Palavras-chave:
Infecção, Tratamento, Conscientização, SintomasResumo
A candidíase é uma infecção causada por fungos e a mais presente e frequente é a Candida Albicans, que acomete anualmente centenas de mulheres, a cândida pode ser encontrada em diversas partes do corpo e nas mulheres e é encontrada com mais facilidade na mucosa vaginal. Apesar de ser um fungo presente naturalmente no organismo sem causar nenhum tipo de infecção, pode haver um desequilíbrio que agrave a situação originando em sintomas e desconforto no local em que se prolifera. Apresentar como a candidíase vulvovaginal enquanto problema importante na saúde das mulheres, é a necessidade de compreender a patologia, bem como a segurança ou riscos de medicamentos usados para tratá-la no período gestacional. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, através da aplicação de um questionário via Google Forms, com autorização institucional, visando analisar a quantidade de mulheres que tiveram candidíase durante a gestação. A pesquisa foi realizada com 200 mulheres, permanecendo na pesquisa 180 mulheres, pois houve a exclusão de 20 respostas por não atender as necessidades do estudo, destaca-se que a faixa etária das mulheres era de 15 a 40 anos. Foi possível identificar que dentre as mulheres que apresentam sintomas de candidíase uma média 68% procura uma unidade básica de saúde para atendimento. A candidíase é uma doença infecciosa que atinge homens e mulheres, porém, as mulheres são as que mais desenvolvem a infeção, constatou-se que apesar das mulheres terem uma noção básica do que é candidíase é necessária uma conscientização ainda maior desse público para seus efeitos a longo prazo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Health of Humans
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.