Candidíase na gestação

Autores/as

  • Brunna Lorany da Silva Ribeiro Faculdade Integrada Carajás
  • Camila Bispo Candido Faculdade Integrada Carajás
  • Dayene Mendes da Silva Faculdade Integrada Carajás
  • Maria Darcileide Lopes da Silva Faculdade Integrada Carajás
  • Maria Eduarda Alves da Silva Faculdade Integrada Carajás
  • Maria Eduarda Ribeiro dos Santos Faculdade Integrada Carajás
  • Sabriny Gabriele Sousa Leite Faculdade Integrada Carajás
  • Stefanny Lopes Barbosa Faculdade Integrada Carajás
  • Camila Silva e Souza Faculdade Integrada Carajás

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6506.2022.002.0003

Palabras clave:

Infecção, Tratamento, Conscientização, Sintomas

Resumen

A candidíase é uma infecção causada por fungos e a mais presente e frequente é a Candida Albicans, que acomete anualmente centenas de mulheres, a cândida pode ser encontrada em diversas partes do corpo e nas mulheres e é encontrada com mais facilidade na mucosa vaginal. Apesar de ser um fungo presente naturalmente no organismo sem causar nenhum tipo de infecção, pode haver um desequilíbrio que agrave a situação originando em sintomas e desconforto no local em que se prolifera. Apresentar como a candidíase vulvovaginal enquanto problema importante na saúde das mulheres, é a necessidade de compreender a patologia, bem como a segurança ou riscos de medicamentos usados para tratá-la no período gestacional. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, através da aplicação de um questionário via Google Forms, com autorização institucional, visando analisar a quantidade de mulheres que tiveram candidíase durante a gestação. A pesquisa foi realizada com 200 mulheres, permanecendo na pesquisa 180 mulheres, pois houve a exclusão de 20 respostas por não atender as necessidades do estudo, destaca-se que a faixa etária das mulheres era de 15 a 40 anos. Foi possível identificar que dentre as mulheres que apresentam sintomas de candidíase uma média 68% procura uma unidade básica de saúde para atendimento. A candidíase é uma doença infecciosa que atinge homens e mulheres, porém, as mulheres são as que mais desenvolvem a infeção, constatou-se que apesar das mulheres terem uma noção básica do que é candidíase é necessária uma conscientização ainda maior desse público para seus efeitos a longo prazo.

Biografía del autor/a

Brunna Lorany da Silva Ribeiro, Faculdade Integrada Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupela ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PROFESSORA DEUZUITA PEREIRA DE QUEIROZ(2017). 

Camila Bispo Candido, Faculdade Integrada Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupela ESCOLA ESTAUDAL DE ENSINO MEDIO MARIA BENTA(2018).

Dayene Mendes da Silva, Faculdade Integrada Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupela ESCOLA ESTADUAL PALMA MUNIZ(2014). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Biologia e Fisiologia dos Microorganismos.

Maria Darcileide Lopes da Silva, Faculdade Integrada Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupela ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO SENADOR CATETE PINHEIRO(1996).

Maria Eduarda Alves da Silva, Faculdade Integrada Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupela ACY DE JESUS NEVES DE BARROS PEREIRA(2018).

Maria Eduarda Ribeiro dos Santos, Faculdade Integrada Carajás

Brasileira, Paraense, residente na cidade de Redenção- Pará, 20 anos. Concluinte curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Assistente Administrativo. Graduanda em 7° período Enfermagem - Faculdade Integrada Carajás.

Sabriny Gabriele Sousa Leite, Faculdade Integrada Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Ph7(2018). 

Stefanny Lopes Barbosa, Faculdade Integrada Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupela ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO PALMA MUNIZ(2010). 

Camila Silva e Souza, Faculdade Integrada Carajás

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário de Anápolis- Unievangelica (2009). Especialização em Enfermagem Ginecológica e Obstetrícia, pela Faculdades Integradas de Cruzeiro - Faculdade FIC (2015) Mestre em Ciências e Meio Ambiente- UFPA (2018) . Atualmente é Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Integrada Carajás nas Disciplinas: Saúde Coletiva, Seminários, Educação em Saúde, Necessidades e Demandas em Saúde Publicas do Pará, Políticas Públicas de Saúde, Saúde da Mulher e ao Neonatal.Orientadora de TCC. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e Medicina da Faculdade AFYA- FESAR. Professora do Curso de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia do Instituto Antônio Carlos - INCAR.

Publicado

2022-10-14